domingo, outubro 30, 2005

O Mundo (des)Encantado da Pirataria

Não se trata de um simples devaneio, trata-se sim de uma observação de um espaço real e de uma situação vivida.
Algures numa feira bem perto de onde habito é possível encontrar uma "resma" de DVDs, que nem em 5 video-clubes seriam capazes de encontrar. Possivelmente não será novidade para muitos, mas para mim naquelas quantidades e naquela variadade foi uma novidade assustadora, ainda mais quando agentes da PSP se passeia livremente a dois e três passos das bancas de venda.
Após alguns minutos em volta dos corredores a ouvir os pregões de feirantes desesperados por dinheiro, facilmente encontrariamos mais de 100 títulos de DVD, que variam desde o mais comercial até ao independente, português e alguns "clássicos". Ora vejamos, claro que não poderiam faltar os filmes do Van Damme, Steven Seagle e Jackie Chan, como acontecia a uns anos atrás, mas nunca pensei encontrar pelo meio deste lixo cinematográfico títulos como "A History of Violence" de David Cronenberg, ou "Last Days" de Gus Van Sant, que concerteza estariam reduzidos a lixo, nem que seja pela péssima resolução de imagem, quando todo o vendedor apregoar "qualidade DVD" (sim os filmes estão gravados num DVD) e som dolby digital 5.1!?!?!?!
Mas se nomes como Cronenberg ou Gus Van Sant, até se percebem, outros títulos são completamente impensaveis, ou pelos menos seriam... vejam por exemplo "AALTRA" ou "AMOR DE VERÃO", títulos 100% indie disponiveis numa banca de uma feira numa cópia pirata.
Terá muito que se lhe diga, ou a pirataria aumentou (e é verdade que sim) e também que quem vende cada vez mais se preocupa em chegar a um maior numero de pessoas aumentando a oferta (o que me parece também verdade).
Se os exemplos atrás são pouco ficam aqui alguns dos outros títulos que me pareciam impensaveis encontrar numa banca de uma feira: a colecção Bruce Lee, filmes de Bud Spencer e Terrence Hill, "O Grande Elias", "Noite Escura" de João Canijo e já disponível "Corpses Bride" de Tim Burton, só para referir alguns.
Mas numa situação destas, as situações hilariantes ou totalmente absurdas abundam, imaginem por exemplo que em algumas bancas existem alguns dos panfletos publicitários da Lusomundo ou do AMC Arrábida, onde as pessoas podem consultar quais o filme que está no cinema e que poderão levar uma cópia para casa.
Mas não poderia faltar ainda mais uma situação de brandar aos céus... imaginem uma senhora com uma idade respeitável (40 anos), com um recorte do JN da página onde é possível consultar as sessões dos cinemas e com outro recorte onde se pode ver o "quadro de estrelinhas" dos críticos de um jornal. Tal senhora fazia perguntas ao vendedor do género: "Tem o AURORA?", sim no dia em que uma banca de uma feira qualquer tiver um filme de F.W. Murnau então aí sim o mundo está num mau caminho. Mas não satisfeita a senhora ainda pergunta, "tem a ALICE?"... por amor de Deus, algum comentário a fazer?
Antes de terminar e dar uma pequena opinião sobre esta situação, resta-me ainda deixar aqui os preços a que estão a ser vendidas tais preciosidades... em alguns locais, 2 DVD são nada mais que 5 euritos, enquanto noutra banca, 3 DVD igualmente 5 euritos.
5 euros... por dois ou três filmes em condições miseraveis! É algo que dá que pensar. Mas o problema nem está no comprar, está em depois não ir a um cinema ver os filmes. É que até aceito a resposta de que para um primeiro visionamento antes da estreia nos cinema aquele DVD em péssima qualidade serve... mas não, quem os compra normalmente depois não coloca os pés numa sala de cinema, ou quanto menos procura ver o seu fime numa qualidade melhor.
Pode parecer desculpa, mas na verdade comprei uns filmes, para na verdade compreender o que realmente se ganha ou se perde perante este acto. Respondo o que já disse anteriormente, a qualidade é má, mas superior a uma VHS, dá para ver, mas não para tirar completo rendimento de uma visualização, e qualquer destes filmes irei ver numa sala do cinema, pois conas feitas 13 euros pago pelo King Kard, e posso ver os filmes que pretender numa sala de cinema, inclusivé "AURORA" de F.W. Murnau, por isso a toda a gente que gasta dinheirinho nestes DVD de 4ª categoria, deixo uma opinião, ou comprem o King Kard, ou esperem mais um bocadinho e vão a uma Blockbuster perto de vossas casas e aluguem.
A vontade era de dizer muita asneira, mas fico por aqui.

sábado, outubro 29, 2005

M. Night Shyamalan VS. Mercado Cinematográfico de Hollywood

Durante a ShowEast (convenção anual dos exibidores dos EUA), M. Night Shyamalan, realizador de "O Sexto Sentido", proferiu polémicas mas ao mesmo tempo pertinentes críticas à constante preocupação comercial que o mercado cinematográfico atravessa.
Shyamalan mostra-se preocupado e extremamente crítico em relação a cada vez mais as editoras tentarem diminuir o tempo que distancia a exibição nas salas e a consequente venda em DVD, temendo assim que se perca a "magia" e o ritual de entrar numa sala de cinema, em deterimento da visualização de um filme numa sala.
Para continuar a ler, este badalado acontecimento deixo o link do site www.cinema2000.pt, onde poderão encontrar uma notícia desenvolvida pelo Sr. João Lopes.


Resta-me concordar na totalidade com todas as afirmações e nem os "plasmas" e todos os sistemas dolby digital 5.1, conseguem de alguma forma rivalizar com uma sala de cinema.
Cinema tem que ser sempre a primeira e mais completa forma de ver um filme e são comentários como este que mostram de que é feito um homem... os génios têm destas coisas.
Obrigado Shyamalan.

quinta-feira, outubro 27, 2005

"Mossafer - O Viajante" de Abbas Kiarostami (1974)

"O Viajante" ou "O Passageiro", dependendo da tradução francesa ou inglesa, é a primeira grande obra de Abbas Kiarostami, realizador Iraniano já com uma longa carreira que recentemente nos apresentou "Ten".

Estamos perante uma obra de clara incidência familiar, especialmente no que toca ao comportamento infantil.
Qassem é uma criança como muitas outras, adora o futebol e detesta a escola, onde arranja frequentemente uma ou outra dores de dentes para se libertar das suas tarefas. Um dia Qassem recebe a notícia que a selecção de futebol do seu país irá jogar e alimenta dentro de si o sonho de ir ver o jogo dos seus ídolos, mas para isso precisará de dinheiro que a sua família não tem.

E é aqui que começa a "viagem" da nossa jovem criança, onde e como arranjará o dinheiro? Pertence a uma família pobre, não o pode pedir aos país, então só lhe resta recorrer aos caminhos mais sujos de conseguir o dinheiro que o leve ao jogo de futebol que tanto espera. Levanta-se então a questão se Qassem conseguirá o dinheiro a tempo de ver o jogo, e sucessivamente, Abbas Kiarostami, vai criando uma "frequência" narrativa e dramática que prende o espectador, tudo com devido ao tempo. Será que chega?
Somos levados num sonho de uma criança, que não se apercebe dos seus erros, sem que nunca tendenciosamente sejamos levados a tomar um partido claro, melhor somos levado a ver até onde e até que ponto Qassem se irá aperceber dos erros cometidos.

Na verdade, "O Viajante" de Abbas Kiarostami é mais uma obra que demonstra a importância de uma boa educação infantil, ainda mais num país como o seu. É um filme de toda a família e em especial para todas as crianças, para que vejam que por vezes as suas atitudes não compensam.
Uma obra interessante, por toda a questão moral e pela exploração narrativa aliada a um dramatismo controlado e sem exageros.

NeTo - 6.5/10

domingo, outubro 23, 2005


“Last Days” de Gus Van Sant



Observando as ultimas obras de Gus Van Sant, é desde logo perceptível uma intensa mudança dos cânones narrativos e técnicos do cinema actual. Tanto em “Gerry”, “Elephant” e agora “Last Days”, colocam a olhos visto o lado experimental do cinema de Gus Van Sant, para além da poética e do ritmo narrativo, Gus Van Sant explora diversos factores inerentes à própria narrativa em cada um dos filmes da chamada “triologia da morte”.
Van Sant explora diversos factores, ou melhor manipula-os, de forma a servirem a sua narrativa, tenhamos em conta que qualquer sistema narrativo cinematográfico, obrigatoriamente (?) deverá conter imagem e som, como todos os signos inerentes que permitem um caracterização temporal e espacial, mas existem outros factores para além destes, que dependerão da interpretação do autor para a sua utilização. Em “Gerry”, toda a narrativa é acente na palavra, os diálogos guiam a acção, em “Elephant” é a imagem e o recurso a anacronias/sincronias (alterações temporais), que conduzem a acção, agora em “Last Days” é explorado o factor que faltava, a música/som, como complemento e suporte para todo o desenvolvimento narrativo.

Com o som ao serviço da sua narrativa, Gus Van Sant constroi um exercício de construção e complementariedade entre a imagem e o som. Num registo que falsamente será visto como minimalista, Van Sant vai explorando e estimulando a percepção de uma audiência, onde cada plano se relaciona directamente com cada som, seja por mera localização espacial ou temporal, ou como acento sentimental, recordo um sequência filmada em ligeiro traveling (in/out) em que a câmara se afasta da janela de uma sala, onde Blake (personagem inspirada em Kurt Cobain), entra e toca os seus instrumentos... inicialmente apenas temos uma melodia, um ritmo (interior?), que vai sendo ornamentado por cada acorde da guitarra de Blake, até ao momento em que o próprio se senta frente à bateria e como uma explosão sentimental, cria um dos mais fascinante e estimulante momento do cinema actual. Será apenas um conceito rectórico e inteligível? Ou será apenas uma utilização essencial dos recursos, de forma a transmitir uma mensagem de forma simbólica? Não será indeferente a qualquer um todo o trabalho de composição de cada plano, de cada som, acentuando ainda mais a visão unica de Gus Van Sant sobre um facto real.

Com uma clara invocação dos ultimos momentos de vida de Kurt Cobain, Gus Van Sant, não opta por filmar um registo meramente biográfico... ficciona e cria a sua visão, mas sempre respeitando a sua personagem, como se de uma homenagem se tratasse.
Gus Van Sant respeita os espaços do artista que filma, dignifica-o, homenageia indirectamente um símbolo de uma geração, que sabia que caminhava para uma morte solitária. Basta relembrar como são filmados os ultimos 10 minutos de “Last Days” e certamente estarão perante uma homenagem mais que merecida ao vocalista dos Nirvana... seria mais apelativo ao público ver, mas Van Sant não cede ao comercialismo e enaltece o seu artista até ao ultimo momento, sem nunca o rebaixar, e até pelo contrário, torna-o imortal, seja pela música, ou apenas pela geração que “criou”.

Michael Pitt foi o actor escolhido para dar corpo a mais um “poema” e na verdade Pitt é suberbo, decadente e terno, por momentos é impressionante a inoperância da sua personagem, enquanto noutros momentos liberta uma aura plena de consciência, especialmente quando refugiado na música.

Em boa verdade, “Last Days” não é a obra-prima que é “Elephant”, mas não deixa de ser uma obra obrigatória, onde o minimalismo aparente não é nada menos que uma das mais extraordinárias visões de um autor pleno de sensibilidade... Gus Van Sant apresenta-nos os sons da morte.

NeTo – 8/10

quarta-feira, outubro 19, 2005

Proposta de Regulamentação da Lei das Artes Cinematográficas e do Audiovisual


Foi apresentada para discussão pública uma proposta de Regulamentação da Lei das Artes Cinematográficas e do Audiovisual. As propostas de Decreto Regulamentar e de Decreto Lei podem ser lidas aqui:
Decreto Lei
Decreto Regulamentar

Está igualmente disponível a apresentação realizada pelo grupo de trabalho designado pela Ministra da Cultura e pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares:
Implementação da Lei de Arte Cinematográfica e do Audiovisual

in " www.icam.pt "

"The Brothers Grimm" de Terry Gilliam


Nova incursão do ex-Monty Python pelo mundo fantástico e surreal, embora desta vez e ao contrário das anteriores, mais mainstream e por consequência menos visceral e criativo que as suas anteirores obras.

Terry Gilliam tem sem qualquer tipo de dúvida ao seu serviço uma narrativa descabida e desigual, que por momentos cai de forma tão abrupta, que torna "irmãos Grimm" não num conto fabuleso, mas num mero conto provinciano.
Que fique claro que não estamos perante uma adaptação de qualquer conto criado pelos incriveis irmãos Grimm, estamos antes inseridos numa incursão dos irmãos Grimm pelo seu imaginário, algo que Gilliam tanto gosta, explorar o "imaginário" das suas personagens.

A encarnar, ou talvez melhor, a parodiar os irmãos Grimm (pois é para a paródia que nos leva o argumento escrito por Ehren Kruger), temos Matt Damon e Heather Ledger, vistos como dois aventureiros que salvam pequenas aldeias de bruxas e feitiços criados e inventados por eles mesmos e que um dia se vêm obrigados a enfrentar uma bruxa, mas desta vez, não criada por eles.
É durante esta aventura que somos deparados com imensas ligações a todo o imaginário criado pelos Grimm, "Rapunzel", "Hansel e Grethel", "Cinderela", "O Capuchinho Vermelho" e que segundo Gilliam, foi a inspiração para todos os contos.
Se é verdade que todo o visual, desde cenarios a efeitos especiais, são suficientemente credíveis, sombrios e surreais, não deixa de ser também verdade que são eles que sustentam a nova obra de Gilliam, que em vários momentos perde a magia e se rege apenas por uma imensa vontade de um estúdio mainstream.

Sem ser brilhante como já o foi em "Brazil", Terry Gilliam e o seu "Irmãos Grimm" irá sofrer e acabará por perder a quando a comparação com outras obras fabulescas e surreais, como as de Tim Burton, especialmente o ultimo "Charlie e a Fábrica de Chocolate".

NeTo - 4/10

6ª Festa do Cinema Francês

"Caché" de Michael Haneke

Vencedor do Prémio de Melhor Relização e Prémio da Crítica no último Festival de Cannes, "Caché" era um filme sobre o qual despertava algum interesse.
O sempre contorverso Michael Haneke, oferece-nos agora uma obra que viaja do Thriller ao Drama familiar, num exercício estilístico com claras marcas de autor.

Assim somos colocados perante um apresentador de Televisão, que pelo meio dos seus fantasmas interiores e o seu trabalho, recebe em casa cassetes com filmes que se limitam a observar o seu quotidiano. Tal facto o obrigará a viajar ao seu interior e à sua infância, na tentativa de procurar uma solução para a sua "falsa" vida.

Após um início muito interessante, com um excelente trabalho de espaço tempo, em que todas as tomadas de vista criam um certo mistério, após o seu desvendar, tudo se torna num mero exercício autoral, excssivamente estilizado, provocando por momentos um certo mau estar na plateia.

Em espaços bastante interessante graças a uma fantática Juliette Binoche, "Caché" tem o seu grande problema no seu argumento, excessivamente vago e sem um paralelismo directo com as vivências de uma plateia, que permitam a esta mesma desvendar, todo aquele trabalho de tomadas de vista de Michael Haneke.

Excessivamente desiquilibrado, tem pelo menos o interesse de ver um realizador que filme não apenas com os olhos, e que em espaços constroi altos momentos de tensão, sem recurso a câmaras trémulas e a 5 cortes por frame.
"Caché" até é interessante e misterioso, mas está muito longe de ser uma obra cativante.

NeTo - 4/10

segunda-feira, outubro 17, 2005

6ª Festa do Cinema Francês

"Arsène Lupin" de Jean-Paul Salomé

Baseado na obra literária de Maurice LeBlanc, criador da personagem Arsène Lupin, esta adaptação é uma das muitas já feitas para cinema e televisão sendo a data da primeira já de 1908, na curta-metragem "The Gentleman Burglar".
Esta nova adaptação tinha a seu favor um enorme orçamento a rondar os 21 milhões de dolares , proveniente de uma produção europeia conjunta (França, Inglaterra, Espanha e Itália), um elenco de luxo contando com Romain Duris ("A Residência Espanhola") e Kirstin Scott Thomas ("Gosford Park"), e contando com uma personagem conhecida um pouco por todo o mundo e em particular em França, onde tem uma fama igualável a Sherlock Holmes na Grã-Bretanha.

Aquele filme que teria tudo para ser um Blockbuster Europeu, não é nada menos que um dos grandes "flop" em França, e adivinha-se o mesmo resultado um pouco por todo o lado, Portugal inclusive.

Arsène Lupin, é um ladrão que rouba a elite social e um verdadeiro mestre no disfarce, possui um imenso charme, capaz de seduzir qualquer dama a ponto de facilmente se apoderar das suas riquezas... mas nesta adaptação cinematográfica, existem coisas a mais e o que realmente interessa acaba por ser esquecido, o que provoca com que a narrativa esteja repleta de sequências desiguais e sem uma linha definida.
Tem um início lento, excessivamente lento, onde é contada a história infantil de Arsène e lançada a intriga sobre a qual irá girar a acção, mas após os 30 minutos o ritmo mantem-se calmo, mas em ligeira subida e com o aparecimento constante de novas personagens e um numero infindaveis de sub-plots (intigas secundárias), que mais para o final se vão atropelando mutuamente, tornando o seu final num verdadeiro "encontro" de voltas e reviravoltas por frame.

Claro que existem os efeitos especiais, sem ser em exagero, mas também sem deslumbrar e sem nunca servirem a narrativa e apenas serem utilizados como puro "show off".
A nível de cenários tudo é muito belo, assim como um fabuloso e "glamouroso" guarda-roupa, que acaba por ser completamente esquecido por uma mera realização tarefeira de Jean-Paul Salomé, que não aproveita tudo o que de bom tinha em suas mãos, acomodando-se a clichés básicos e a uma construção de personagens mediocre, mas acima de tudo a um ridículo jogo de flashbacks que acaba por tornar o seu filme num aglomerado de episódios.

Romain Duris e Kirstin Scott Thomas, ainda tentam agarrar as suas personagens e salva-las da mediocridade do filme, e em boa verdade tanto Duris, charmoso e camaleónico, irónico e cómico, e Thomas sempre misteriosa e terrivelmente sedutora, por momentos criam alguns momentos de interesse.

"Arsène Lupin" será possivelmente a prova de que a Europa deve deixar os "blockbusters" para Hollywood e manter-se fiel à sua linhagem cultural e artística.

NeTo - 2/10

Estreia prevista no nosso país a 17 de Novembro.

sexta-feira, outubro 14, 2005

6ª Festa do Cinema Francês

"La Marche de l'empereur" de Luc Jacquet

Classificar "La Marche de l'empereur" como um banal documentário é algo cruel e injusto, mas onde incluir a obra de Luc Jacquet?
"La Marche de l'empereur" é na verdade um documentário, mas um documentário diferente, quase ficcional e fabulesco, pode parecer estranho o facto de referir-me a um documentário sobre um animal (os pinguins imperadores), como algo ficcional, quando apenas é filmado o seu habitat e o seu comportamento. É que em boa verdade toda a abordagem de Luc Jacquet transforma um simples pinguin, numa personagem de uma fábula, onde existe um lado humano e afectivo, onde o amor, a morte e o instinto selvagens, são sentidos e referidos por narradores na 1ª pessoa, como se aquela voz fosse a voz dos pinguins que acompanhamos.

Sujeito a condições de trabalho desumanas, Jacquet e toda a sua equipa, especialmente os directores de fotografia, realizaram um trabalho soberbo a nível fotográfico, dramático e narrativo.

Nesta visita guiada ao coração do Antártico, acompanhamos o ritual de sobrevivência da mais calma e desajeitada ave do nosso planeta, o pinguim.
Somos levados numa viagem, não ao lado animal, mas sim a um lado quase humano, se assim podemos chamar, que existe em cada animal, afinal o ritual que nos é oferecido, é feito de sacrifícios, de "amor" e de instinto de sobrevivência, que afinal de contas é o que governa todo o mundo.

Com belos momentos de humor, tensão e algum drama, "La Marche de l'empereur" torna-se assim um dos mais originais e agradaveis filmes deste ano e do seu género, refrescante em todos os sentido e sempre com um lado sensível e infantil que nos permite assistir ao filme em completo estado de extase.

NeTo - 8/10

P.S. - O filme estreará a 3 de Novembro de 2005, nas nossas salas com o título "A Marcha dos Pinguins". E se não estou errado, acabou por ser o filme Francês mais visto em território Americano.

6ª Festa do Cinema Francês

"Les Mots Bleus" de Alain Corneau

Foi com "Les Mots Bleus", que abriu a 6ª edição da Festa do Cinema Francês na cidade do Porto, não foi a abertura perfeita, mas também não foi uma abertura horrível.

Alain Corneau apresenta-nos um filme simples, pesado e a roçar o telefilme.
Acompanha os fantasmas interiores de uma mãe e da sua filha, cada uma com conflitos interiores provocados por um passado "assombrado" e que se manifestam no seu dia a dia. Clara (Sylvie Testud), a mãe devido a um trauma de infância teme a leitura, a sua filha teme as palavras, não fala (não por qualquer tipo de defeciência) e comunicam as duas apenas por desenhos.
Esta relação é apresentada de forma lenta mas nem sempre eficaz, narrativamente muitos são os momentos do filme que se tornam inteligiveis aos olhos do espectador, momentos demasiadamente adornados que apenas complicam o que aparentava ser simples.

Apresentação familiar completa, não podia faltar o aparecimento de um elemento masculino, que desde o seu primeiro plano, e grande parte da culpa da câmara de Corneau, oferece-nos o desfecho do filme, num dos mais usados clichés.

Facilmente previsível, em espaços maçador e cansativo, sem qualquer tipo de emoção ou sensibilidade e com grandes deficiencias narrativas, "Les Mots Bleu" acaba por ser um simples filme que se vê e esquece passados alguns momentos.

NeTo - 4/10

segunda-feira, outubro 10, 2005

FEST – Festival de Cinema e Vídeo Jovem de Espinho

FEST CURTAS – Novo programa de curtas-metragens em Portugal


Dentro do contexto da estreita colaboração assumida entre o FEST – Festival de Cinemae Vídeo Jovem de Espinho e a SIC Radical, incluí-se o FEST Curtas, que terá o seuinicio em beleza já nesta sexta feira com o Filme “A cure for Writers Block” de KyleHasday e Matt Stewart. O programa será apresentado semanalmente, todas as sextasfeiras ás 20:30 com 17 edições, que se prolongam até ao dia 27 de Janeiro de 2006 naSIC RadicalCom uma programação de elevada qualidade esta colaboração vem enriquecer a propostacultural na televisão portuguesa, com a apresentação de obras que de outra maneiranão usufruíam de um espaço no panorama televisivo português. O âmbito do programa é a apresentação das obras dos novos valores no cinema. Osfilmes a apresentar são obras que participaram no ano anterior do FEST- Festival deCinema e VídeoJovem de Espinho, as quais foi possível obter os direitos televisivos.Esta iniciativa vem elevar o FEST – Festival de Cinema e Vídeo Jovem a um outronível, uma vez que retira o estigma de um evento localizado no tempo durante umasemana do ano.Assim sendo o festival, apesar de concentrado numa semana do ano irá continuar comvida e perto do público por mais quatro meses.


Filmes e datas de exibição:


14 de Outubro
-"For your Bolssom" de Gaku Kinoshita (5'40)
-"Quando tudo formiga" de Maurício Osaki (7')
-"Nice Guys finish last" de Eoin Young (10'41)
21 de Outubro
-"Preto e Branco" de João Rodrigues (12')
-"Bus" de Palfi Szabolcs (9'20)
28 de Outubro
-"Sequestramos" de Guilherme Campos (20')
-"A menina gorda" de Pedro Lino (2'17)
4 de Novembro
-"Tim watcher" de Ricardo Pinho (5'02)
-"Cidade do Homem" de Guedes Ferreira (17'15)
11 de Novembro
-"Fura Ondas" de Tito Olias (13'11)
-"Kamiya's correspondence" de Sumito Sakakibara
18 de Novembro
-"The Smoker" de Filipe Couto (3'19)
-"Papa" de Guilherme Campos/Santiago Dellape (19')
25 de Novembro
-"Fetch" de David May (7'44)
-"Abyssus Abyssum Invocat" de Ricardo Tavares (18'42)
2 de Dezembro
-"A scene from the exorcist" de Filipe Couto (5')
-"Hypocrates" de Joana Costa (8'35)
-"Sometimes, Seriously, never" de Hazel Meeks (6')
9 de Dezembro
-"David e Ela" de Mónica Arana (23')
16 de Dezembro
-"Pistache" de Valerie Pirson (9')
-"Espera feliz" de Matheus Carvalho (15')
23 de Dezembro
-"The naked tale" de Alice de Vestele (13'10)
-"Dream Thief" de Gaku Kinoshita (2'30)
-"Sweet one day, france everyday" de Michael Oliver Harding (3'09)
30 de Dezembro
-"Nossos parabéns ao Freitas" de Filipe Marcondes (12')
-"Digitrail" de Michael Oliver Harding (3'30)
-"Andys life animations" de Andy Sykes (5')
6 de Janeiro
-"Paul" de Cecil Rousset (7'30)
-"Breaking the habit" de William Huxley (6'30)
-"Accompaigned driver" de Pierre Razetto (5'50)
13 de Janeiro
-"Summer clouds" de Axel Danielson (15')
-"Motonímico" de André Sucati (3')
-"First time buyer" de Martin Lye (2'12)
20 de Janeiro
-"The one who wears red" (21')
27 de Janeiro
-"Come" de Tome Saldanha (2'54)
-"Bats in the belly" de Thomas Gerber (18'02)

quinta-feira, outubro 06, 2005

“Alice” de Marco Martins

Marco Martins parte de uma ideia simples, um homem que procura a sua filha desaparecida, e transforma-a numa primeira obra repleta de complexidade emocional.
Reduzindo o filme aos nosso olhos poderiamos dizer que se trata de uma simples procura, uma angustiante procura de uma pessoa que não se encontra presente e que foi retirada à sua família... mas isso seria e acabaria por ser excessivamente redutor.
“Alice” é acima de tudo um alimento de espírito, é uma cruel obsessão, é um destruir constante e vagaroso.

Mário (Nuno Lopes) é um pai obsecado em recuperar a sua filha, ao contrário de Luísa (Beatriz Batarda), a mãe caída no vazio da ausência da sua filha.
Seria lógico seguir ou a relação familiar, a vivência deste casal e os seus problemas, ou como seria normal, tomar partido pelo lado maternal, aquele que supostamente é o mais frágil e que mais sofre com os filhos. Existe um curioso diálogo em que isso é referido, mas Marco Martins, claramente pretende mostrar o sofrimento de um pai, daquele que muitas vezes é dito como o mais forte, mas que em boa verdade e neste caso preciso, guarda no seu interior um sofrimento enorme alimentado por uma esperança desmedida em encontrar a sua filha.
Mas falar em esperança é algo que não parece correcto. Não se trata de esperança, é mesmo uma angústia desmedida, uma obsessão que vai retardando um sofrimento carnal.

Mário deambula por uma Lisboa negra e fria, cobrindo-a de câmaras de filmar e “flyers”, tentando descobrir a sua filha ou encontrar alguém que o ajudo a encher o vazio da sua vida, mas pelo contrário acaba por se ver rodeado por pessoas tão sozinhas quanto ele, que por momentos em nada ajudam e apenas o afundam mais, como de um simples destroço se tratasse.
E na verdade é um destroço que Mário é... um sublime Nuno Lopes, que reduz a sua personagem a um simples resto escuro da condição humana, numa contenção emocional, numa angustia interior que despe a sua personagem aos nosso olhos, sem nunca mostrar um mero sinal de explosão... mas que em boa verda parece inevitável. Assim como Beatriz Batarda, ligeiramente afastada do centro da narração, mas sempre ferida, sempre perdida e profundamente derrotada.

Suberba mesmo acaba por ser a manipulação do som/imagem, basta para isso recordar a primeira sequência exterior, onde o ambiente em redor é nada mais nada menos que uma simples hipérbole dos sentimentos filmados, começando desde logo a apertar o estômago do espectador.
É uma visão real aquela que nos oferece Marco Martins, apartir de uma excelente construção narrativa, por momentos negro, por outros momentos angustiante, “Alice” tem o condão de a cada momento e a cada frame se tornar cada vez mais denso e cada vez mais interativo, conseguindo em grande parte da sua evolução manter o espectador ao lado da furiosa e angustiosa procura de Mário.

“Alice” é acima de tudo uma obra introspectiva, que anula o supérfulo e apenas condensa o que realmente é relevante, afinal de contas não é realmente Alice que interessa aqui, não é Alice enquanto corpo presente, é sim Alice enquanto espaço vazio na vida do seu pai.

Repleto de uma sensibilidade incontornável, suportada pela fabulosa composição musical de Bernardo Sassetti, “Alice” é uma primeira obra crua, carregada de uma frieza por momentos insuportável, e acima de tudo muito longe do que é normal no cinema português.

“Alice” é em boa verdade um vazio...o vazio angustiante do que não se encontra.

NeTo - 9/10

terça-feira, outubro 04, 2005

Próxima Estreia

"Alice" de Marco Martins


Sites:
http://www.madragoafilmes.pt/alice/

Sinopse:
Passaram 193 dias desde que Alice foi vista pela última vez.Todos os dias Mário, o seu pai, sai de casa e repete o mesmo percurso que fez no dia em que Alice desapareceu.A obsessão de a encontrar leva-o a instalar uma série de câmaras de vídeo que registam o movimento das ruas. No meio de todos aqueles rostos, daquela multidão anónima, Mário procura uma pista, uma ajuda, um sinal...A dor brutal causada pela ausência de Alice transformou Mário numa pessoa diferente mas essa procura obstinada e trágica, é talvez a única forma que ele tem para continuar a acreditar que um dia Alice vai aparecer.

Ficha Artística
NUNO LOPES , BEATRIZ BATARDA, MIGUEL GUILHERME, ANA BUSTORFF, LAURA SOVERAL, GONÇALO WADDINGTON, CARLA MACIEL, JOSÉ WALLENSTEIN, CLARA ANDERMATT, IVO CANELAS, TERESA FARIA, CARLOS SANTOS

Argumento e Realização
MARCO MARTINS

Nota de Intenções
Interessava-me na história de "Alice" explorar sobretudo a obsessão. Alguém que perde uma filha e que, sentido-se impotente para agir, cria um sistema paralelo de funcionamento, exterior à sociedade em que vive. Quando, à noite de regresso a casa, vemos os vídeos de Mário e toda aquela multidão anónima, em movimento continuo, já não sabemos se aquelas imagens são reais se apenas existem na cabeça de Mário.Um rosto igual a outro rosto, uma rua igual a outra rua, um dia igual a outro dia. A cidade como local de abstracção onde, alguém como Mário, pode estar profundamente isolado. Na procura de Alice, Mário conhece outras personagens, também elas, de alguma forma, sozinhas também elas isoladas na cidade onde vivem."Alice" é sobretudo um filme sobre a ausência. Uma história de amor de um pai por uma filha.

Festivais e Prémios 2005

-Cannes: prémio "Regards Jeunes" - Melhor Filme da Quinzena dos Realizadores
- Danish Film Institute – Copenhaga
- Festival de Haifa – Israel
- Golden Horse Film Festival – Ilha Formosa

(Fonte www.madragoafilmes.pt)



Agora pergunto eu... alguém tem uma boa razão para não ver "Alice"?
A primeira longa metragem de Marco Martins, vencedora do Prémio "Regards Jeunes" de Cannes, prepara-se para estrear já esta 5ª feira dia 6 de Outubro.
Muito bem recebido por grande maioria da impressa estrangeira, adivinha-se novo sangue no nosso cinema. Mas de resto já sabemos irá estrear em poucas salas (gostaria que não) e muita gente dirá... "mais um filme português"... eu cá tenho uma enorme espectativa, desde a qualidade plástica, aos actores e até à grande sinopse que acompanha este post, tudo parece ser perfeito para estarmos perante um grande filme.
Eu serei um dos que poderão encontrar numa sala de "Alice"... e vocês?

domingo, outubro 02, 2005

“Millions” de Danny Boyle

Será possível encontrar algum ponto de ligação entre a filmografia de Danny Boyle? Falando daqueles mais próximos do público, “Shallow Grave”, “Trainspotting”, “The Beach”, “28 Days Later” e agora “Millions”, na verdade parecem existir pequenos pontos em comum, embora em conceitos bastante diversificados.
Claramente existe um interesse de Boyle, pelo corrupção humana, pela corrupção pela ganância seja pela sobrevivência, pelo poder ou pelo dinheiro, facto que é evidente em qualquer dos 5 filmes acima referidos.

Com “Millions”, Danny Boyle parecia quebrar uma barreira com a sua filmografia anterior, aparentemente mais negra e “adulta”, mas será realmente assim? Ou será que Boyle apenas aproveita um lado negro, para evidenciar a conquista dos sentimentos humanos no final? Pois, a minha opinião vai para este segundo ponto de vista.

“Millions” estreou em Portugal em pleno verão, e aparentemente passando despercebido no meio das enormes produções de Hollywood, embora seja uma das mais belas “fábulas” infantis e natalícias dos ultimos anos. Sim, digo natalícias, é um filme que directamente se enquadra na época natalícia, mas que estreia em pleno verão... estranho sim, mas mesmo assim, sem nunca perder a magia.

Imaginem que são uma criança orfã de mãe, vivem com o pai e com um irmão mais velho e que num dia enquanto alimentam as vossas fantasias, aparentemente cai do céu um saco repleto de notas... qual seria a primeira coisa que se lembrariam? Guardarem-no para vocês, ou apenas ajudar quem precisa?

Explorando os sentimentos mais puros de duas crianças, Danny Boyle personifica em cada uma delas o HOMEM dos nossos dias, injustos e corruptos por vezes, ganânciosos e vazios de sentimentos... embora por outro lado tenhamos uma criança meiga e que pensa primeiro nos outros e depois em sí... ou melhor mesmo nunca pensando em si, essa criança é portadora dos mais puros sentimentos religiosos, e vive num verdadeiro conto de fadas onde conversa com os Santos, pelos quais nutre um sentimento enorme.

Na verdade “Millions” é uma crítica social, para qualquer miúdo e graudo, o mérito de Boyle reside particularmente na imparcialidade da sua posição, sempre fugindo a uma manipulação da sua audiência. E mesmo tendo claramente a necessidade de atingir um “Happy Ending” Boyle não se agarra aos meros clichés ou aos exagerados sentimentalismos que facilmente acabam por ajudar qualquer realizador num momento maior de perguiça.

Com cenários e ambiências dignas de um qualquer filme de Tim Burton, como uma direcção fotográfica dramaticamente perfeita e com uma utilização sempre eficaz do suspense, Boyle assume-se como um dos mais criativos realizadores europeus.

“Millions” é um filme de adultos, com um rosto de criança, onde o retrato humano tem uma “caricatura”, só ao alcance dos grande realizadores.

NeTo – 8/10

P.S. - E quem sabe não temos um novo filme para exibir nas tardes da época natalícia.