sexta-feira, dezembro 30, 2005

"Broken Flowers" de Jim Jarmush

Inserir "Broken Flowers" num «pacote» de comédia romântica é de uma crueldade tremenda, acima de tudo "Broken Flowers" é um filme de viagem, neste caso temporal e espacial, quase que apetece dizer que "Broken Flowers" é um filme de filme de ficção-científica.
Bem sei que a visão de Jarmush é do mais real e consequentemente caótica possível, mas ao pegar numa personagem presa ao seu mundo e obriga-la a partir em descoberta do desconhecido, para destapar um passado é o mesmo que o colocar na máquina do tempo.

Seguimos a vida de Don (uma clara referência a Don Juan), um homem agora solitário, que recebe uma carta anónima que tem um filho. Com a ajuda do seu pseudo-detective e vizinho, decide embarcar numa viajem de visita às possíveis mães do seu filho, ou seja as suas ex-namoradas.
Esta viagem leva Don a uma mudança de espaço, já não está no seu confortável sofá, leva-o também a enfrentar uma realidade aparentemente desconhecida, ou seja, as suas ex-namoradas e as consequentes mudanças ocorridas nas suas vidas.

A cada visita Don, é confrontado com o passado e com o presente, e nada parece reconhecer. Está num mundo diferente, o tempo passou e tudo mudou.
A cada minuto Don procura o seu filho, aquele que ele próprio não queria aceitar, mas que agora tem a necessidade de ter e conhecer, afinal o tempo também alterou Don.
O final, um dos mais belos finais é ambíguo e uma clara referência as ligações passadas e futuras de Don, qual o caminho a seguir? Está no meio do cruzamento que caminhos existem?

Jim Jarmush retoma o cinema clássico e mudo, marcando claramente cada sequência (uma espécie de sketch). A precisão de cada enquadramento, a contenção de recursos tecnicos e acima de tudo o ritmo e a exploração de cada personagem, feita pelo detalhe e não por uma boca falante. Para o sucesso da personagem contou sem qualquer tipo de dúvida um desempenho contido de Bill Murray, pode não ser novidade, mas haverá mais alguém capaz de fazer o que Murray faz? É o olhar triste, é a contenção, é o nervo e acima de tudo a pose.

"Broken Flowers" foi vencedor do Prémio do Juri do Festival de Cannes, justo não sei, apenas sei que Jim Jarmush nos concedeu o prazer de assistir a um dos mais belos filmes do ano.

NeTo - 9/10

http://manualdosinquisidores.blogspot.com/2005/12/free-cinema.html

1 Comments:

At 3:55 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu também gostei :)!

Abraço

 

Enviar um comentário

<< Home