domingo, maio 22, 2005

"Amor ou Consequência" de Yann Samuell

"Cap pas cap..."

Julien e Sophie são duas crianças de 8 anos que para esconder a cruel realidade em que vivem, se refugiam num perverso e bizarro jogo, que ao início parece ser um simples e divertido jogo de crianças, mas que no desenrolar da acção se mostra como sendo um cruel e obscuro jogo de amor. Um jogo que se resume a que quem tiver em sua posse uma caixa de musica, propõe um desafio ao outro, e após o desafio ser completo, a caixa toca mãos e os papéis invertem-se vezes sem conta.

Yann Samuell inicialmente transporta-nos para um ambiente quase fabulesco, um ambiente pensado até ao pormenor, uma decoração cénica fantástica e detalhada e um ritmo de montagem completamente arrebatador. E assim, consegue desde o início manter a atenção do espectador na sua primeira obra. As comparações a "O Fabuloso Destino de Amélie Poulain" são impossiveis, pelo menos neste início, pois no restante desenrolar do filme e estando a atenção do público conquistada a história desenrola-se em contextos bastante diferentes, mantendo-se apenas o ritmo.
Apartir do início descritivo, vamos acompanhando a evolução desta "brincadeira" de crianças até à sua juventude e consequentemente até à idade adulta.
Cada desafio que se troca, as duas personagens apenas acentuam o sentimento de amor que as une desde pequenas, mas sem nunca se aperceberem disso e como se de crianças ainda se tratassem, não medem as consequências dos desafios, fazendo com que os resultados nem sempre sejam os que pretendem.

É uma visão estranha e "negra" do amor, os sacrifícios e as parvoíces que por vezes se fazem e se criam numa relação, são perfeitamente criadas numa visão alegórica, para o qual contribui o realizador Yann Samuell e um "casal" de actores que libertam uma química impressionante.

Mas "Amor ou Consequência" apesar de ser bastante interessante e surpreendente no seu conteudo geral, termina de uma maneira que não seria a desejada, falta algo naquele final.

Embora o final seja o pior do filme, a verdade é que o restante é bastante o suficiente para transformas este filme numa agradável surpresa.

NeTo - 7.5/10

De realçar as várias versões da musica "La vie en Rose" que acompanham o filme, embora a ultima das versões que acompanha o genérico final seja péssima, quebrando mesmo alguma magia que o filme tinha.
Em relação à tradução do título para português, que tantas vezes é criticada, desta vez parece-me ser uma escolha perfeita.

2 Comments:

At 5:27 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Gostava de ir ver o filme, mas de facto está difícil arranjar tempo e um cinema que o tenha em exibição...A história parece-me interessante, além de que é um filme francês :)!

Cumprimentos cinéfilos

 
At 2:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Adorei o filme.
Eu a principio confesso k detestava filmes franceses, mas cada vez mais me têem vindo a surpreender pela positiva.
A historia é simplesmente linda.

 

Enviar um comentário

<< Home