sábado, dezembro 31, 2005

OS MELHORES FILMES
DE 2005
  • NeTo

- Million Dollar Baby
- Birth
- Crash
- Garden State
- Closer
- Alice
- De tanto bater o meu coração parou
- Broken Flowers
- Odete
- O Aviador
  • a_Pupila

- Alice
- Crash
- Million Dollar Baby
- Elizabethtown
- Longo Domingo de Noivado
- King Kong
- De Tanto bater o meu coração parou
- Garden State
- Fiel Jardineiro
- Fura Casamentos / À boleia pela Galaxia
  • Sir_Blackmore
- A Esposa Turca
- Alice
- Broken Flowers
- Million Dollar Baby
- Sin City
- Um peixe fora de água
- Last Days
- Odete
- A dama de honor
- Salto mortal
  • José Miguel Oliveira
- "Million Dollar Baby - Sonhos Vencidos" Eastwood mais negro e sombrio do que nunca na história mais comovente do ano…de uma simplicidade lancinante passa por aqui a limpeza de Howard Hawks ou John Ford, mas acima de tudo é “o filme” testamentário do ultimo dos clássicos. Crepuscular e transcendental.

- "Odete" o mais desesperadamente e romanticamente belo filme dos últimos tempos, em que a vida e a morte, os limites físicos e as fronteiras sexuais surgem diluídas para regressarmos ao amor como o mais puro do sentimentos. É a par do filme de Eastwood um filme que não pertence a este tempo. Ah…e Ana Cristina Oliveira como portentosa actriz. Sublime e corajoso.

- "Last Days — Últimos Dias" é o cume do cinema poético e de uma liberdade totalitária que Gus Van Sant vem praticando há alguns filmes.
Dispensando o aparato convencional de qualquer “biopic” fica o espírito e homenagem a um ícone e a uma geração. Arrepiante.

- "Broken Flowers — Flores Partidas" Bill Murray “on the road” américa fora na redescoberta de um passado e assombrado pelos seus ecos num dos filmes mais belos e amargos do ano.

- "Sideways" outro “road movie” a confirmar o olhar clínico e a subtileza de Alexander Payne na observação de uma américa interior e de personagens em perda.

- "Um Peixe Fora de Água" o “Weird” Wes Anderson juntou-se ao “Weird” Bill Murray e aconteceu o mais louco, inclassificável e um dos mais tocantes filmes dos últimos tempos.

- "O Aviador" Martin Scorsese mesmo inserido na máquina de Hollywood e num filme que não era seu consegue incutir na película e na figura “bigger than life” de Howard Huges as marcas e as obsessões do seu cinema… como os clássicos.

- "Guerra dos Mundos" paradoxalmente ás convenções e aos géneros Spielberg dá-nos um dos filmes mais híbridos do ano.
Remake do filme de Byron ?, adaptação do livro de Wells? Blockbuster? Mais parecia uma série-B milionária realizada com espírito clássico.

- "A Nossa Música" Godard, sempre Godard, só Godard para nos oferecer um primor de beleza, poesia e reflexão dos nossos tempos, uma obra para sentir e habitar.

- "Alice" Marcos Martins apaga tudo o que existe à volta de uma personagem em perda, um Pai obcecado em encontrar a filha perdida, para deixar deambular durante o filme todo pelas ruas de uma Lisboa como nunca a vimos uma crença e uma loucura inapagáveis.

3 Comments:

At 11:54 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Opiniões tão diferentes...mas o cinema é mesmo assim. Destaque para o Million Dollar Baby do qual todos parecem ter gostado...até eu :P!

Abraços

 
At 12:56 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Gosto sempre de ler estas escolhas... Ainda ñ vi Odete mas tenho lido coisas mto positivas, onde incluo as que li aqui, e verei o qto antes!

As minhas escolhas estão no «Play it again»... ;)

 
At 7:14 da tarde, Blogger susana said...

Para mim o filme do ano foi mesmo Crash..dentro do género do Million Dolar Baby... e para melhor temos Mar adentro!

 

Enviar um comentário

<< Home