quarta-feira, junho 29, 2005

"Batman: O Início" de Christopher Nolan

por: NeTo

Pegando em duas figuras do cinema "indie", Christopher Nolan (realizador) e Christian Bale (actor), Hollywood tenta remover das cinzas a saga Batman, que havia sido enterrada e esquecida, devido ao fetichismo exagerado de Joel Schumacher em "Batman & Robin" e Batman Forever" em que de ambos os filmes, muito maus, se salva apenas Jim Carrey.

Oito anos passados, voltamos a ter o Homem-Morcego nos nossos ecrans, e embora possa saber a pouco "Batman: Begins" não deverá de todo ser considerado uma desilusão, será mais um filme que não provoca uma satisfação completa.
Foi com alguma surpresa que me deparei com um filme "pouco explosivo", para o que o trailer apontava, na verdade existe bastante contenção, basta observar os minutos em que se apresenta Bruce Wayne, antes de "descobrir" Batman, e reparamos que existe uma tentativa de exploração de conflitos interiores, de medos, que Nolan já havia feito em "Insomnia". Para isso Nolan, conta com Christian Bale que sem a máscara será o melhor Batman possível, mas após a colocação da máscara e a "pouco convencional" alteração de voz, Bale perde a força e a figura de Batman também. É ao ver o Homem-Morcego que as saudades de Michael Keaton e o seu Batman depressivo.

Ao falar de Batman, quase será impossível não recordar a "negra poética" e a linguagem metafórica de Tim Burton em "Batman" e principalmente em "Batman: Regressa", e a verdade é que "Batman: Begins" apesar de muito longe de ambos "Burtmans", deve ser visto como um interessante início e renascer da figura mais negra das BDs.

Onde estão os grandes pontos fracos deste filme de Christopher Nolan, é mesmo nas sequências que ainda não tinhamos visto qualquer registo da sua parte, a pura e brutal acção. E Nolan falha, apontando que é um realizador mais contido e o que me leva a crer que tais sequencias de acção só ocorreram por imposição de produção. Nolan apostou em planos demasiado próximos e curtos, deixando ao espectador uma imensa confusão e nenhuma compreensão da sequencia de pancadaria. Ao que sei foi utilizado uma nova arte marcial no filme, mas a mim apenas me pareceu uma mera luta de bairro.

Depois como não podia deixar de ser, num "blockbuster", as estrelas são muitas, mas curiosamente, não são só figuras bonitas, para encher de curvas o cartaz... já falamos em Christian Bale que está presente e não compromete nem desonra a figura de Batman, temos ainda um Morgan Freeman sem grande espaço, um Michael Kane repleto de familiaridade, numa personagem de imenso requinte, Tom Wilkinson do pouco que mostra era uma personagem para levar mais fundo, Liam Neeson juntamente com Cillian Murphy deixam a desejar, assim como Kate Holmes, mas neste caso mais pela pouca evidencia do argumento que não leva a relação da sua personagem com Batman a parâmetros de complexidade que seriam desejado, tudo parece excessivamente superficial e para o final guardo uma actor que me enche as medida, Gary Oldman, muito famoso pelo seu "over-acting" que aqui num registo mais "under-acting" mostra ser um dos mais fabulosos e multifacetados actores em actividade, fantástico.

Mas apesar de tudo o argumento peca na parte "pós-Batman", tudo aos empurrões, um desenrolar previsível e a nível científico não sei até que ponto a correcção existe, ora vejamos, a máquina que foi retirada à Corporação Wayne, libertava micro-ondas, ou seja micro-ondas apenas actuam sobre moléculas de água, o corpo humano é constituido por 70%de água... o que aconteceria a um corpo que estivesse em contacto com as micro-ondas libertadas? (corrijam-me se tiver errado).

Na verdade é realmente um início que promete, mas não cumpre na sua totalidade, fica quase certa uma continuidade com um vilão já visto em "Batman" de Tim Burton, o JOKER (um enorme Jack Nicholson), e tal ideia assusta-me... pelo facto de ser um pequeno passo rumo à desilusão.
De qualquer maneira "Batman: Begins", lança novamente Batman, e aproximam-se confrontos com X-Men e SpiderMan, possivelmente com vantagem para Sam Raimi e o seu SpiderMan, mas quem sabe se com Nolan a comandar Batman, não temos a tão desejada poética negra, ou um sentimentalismo negro a crescer em Gotham City.

NeTo - 5/10

Na verdade, falta Gotham City a este filme.

8 Comments:

At 10:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

este batman é pouco e não é nada. dizer que este batman é um filme de super herois mau é talvez muito forte já que temos daredevil.
no entanto , este batman parece me a mim é uma procura demasiado forçada e perigosa de se distanciar de todos os batmans anteriores , e se é verdade que joel schumacher é um criminoso, a verdade é que o espirito de batman ja foi encontrado por tim burton. tentar construi lo de novo orientalizando nao me parece a maneira mais fidedigna e mais original de retratar um dos super herois com maiores problemas de consciencia. porque batman é gotham city e reconstruir gotham city como uma favela não ajuda o espectador a entrar no mundo do batman.

 
At 10:14 da tarde, Blogger not_alone said...

Oi, brigado pelo teu comentário, tenho visitado o teu blog e gosto bastante. :) Quanto ao batman como leste na minha crítica gostei bastante. Mas também acho que os próximos serão melhores. E axo q é bom ver o Joker de uma nova prespectiva. Espero é que o actor escolhido esteja à altura de Jack Nicholson.

Cump.

 
At 11:14 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Não vi, mas cheira-me a blockbuster :P!

Cumps. cinéfilos

 
At 4:21 da tarde, Blogger Francisco Mendes said...

“Batman” de Tim Burton continua a ser a minha adaptação BD predilecta, seguida pelos dois “Spiderman” de Sam Raimi. É a adaptação que apresenta um superior número de elementos cinematográficos sobre elementos da Nona Arte. Cinema é uma forma de Arte e BD é outra, ambas devem ser devidamente distinguidas e Burton conseguiu realçá-lo como ninguém até hoje.

Hasta!

 
At 7:20 da tarde, Blogger MPB said...

S0lo, blockbuster, até é! Mas é na verdade bastante contido.
E na verdade temos bons Blockbusters, não será mal nenhum dizer que Spielberg realiza grandes blockbusters e um deles está aí a chegar e com críticas fabulosas.

Cumprimentos

 
At 5:43 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ola.

Epá muito sinceramente estava à espera de um pouco mais deste Batman. Na minha opinião as cenas de acção nem sempre estão bem filmadas e falta carisma ao filme. Quanto ao novo Batman, com Joker, sinceramente não me agrada muito. Achei interessante terem feito uma prequela do Batman mas agora reescrever a saga com personagens já usadas parece me um pouco pretencioso e arrogante.
Abraço

 
At 12:15 da tarde, Blogger MPB said...

Anteriormente fui "obrigado" pelo meu bom senso a retirar um comentário de um anónimo: dizia algo como:

"E ASSIM ACABARAM DE CHACINAR UM SUPER HEROI. MEUS AMIGOS....................VÃO COMER NO **"

À pessoa se assim se pode dizer, que se diverte em comentar sem se identificar, fica aqui um pequeno comentário.

Faço o que gosto e não escondo a minha identidade, se procurar, claramente descobre o meu nome, ou como as pessoas me tratam. Faço neste blog o que gosto, e quem não gosta pode manifestar-se, mas não me importa muito, importa sim, quando pessoas como TU, não são dignas sequer de ter acesso a ua rede de comunicação como a internet, que não se dignam em respeitar códigos de ética e até de educação. Costumo respeitar as opiniões mas a tua nem isso merece, e retribuo o elogio final sem qualquer problema... e assino por baixo. Eu sou digno do "poder" que a internet dá, sou corajoso para assumir o que faço e respeito a opinião das pessoas mesmo sem concordar com elas.

A ti, (SR.VAO TODOS APANHAR NO CU) apenas te vou dizer isto, TEM VERGONHA ou CRESCE, ou pelo menos tenta ser um homenzinho e não um animal de esgoto que se esconde por detras de despojos fecais, provenientes da tua mente absurda.

não vou, mas vou continuar a tentar não "chacinar" um super-heroi, que por acaso até ñão chacinei, dei nota positiva, mas se rever o filme até acredito que a nota seja negativa.

Cumprimentos

 
At 2:32 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Ola sou estudante de cinema e gostaria de deixar minha opnião aqui. Este filme do batman foi aceito pela critica e polos fãs, ja é a segunda bilheteria do batman e a sexta dos quadrinhos e pegou um personagem destruido, mais teve gente que não gostou ok.Mais dai dizer que os filmes do tim burton formam melhor isto é uma afronta ao cinema, os batman de tim burton são um lixo, nem roteiro tem, os filmes não tem historia ! temos ações demoradas como a do coringa pixando um museo só para no final ele dizer : " onde ele (batman) arruma estes brinquedinhos !", no segundo que é pior que o primeiro pinguim e mulher-gato são fracos perto do real vilão do filme que os manipula e que não existe nos quadrinhos.Sem falar que a gotam city "sombria" de burton nada mais é do que maquetes e cenarios escurecidos só ! perde de goleada para as filmagens nas ruas reais de nova york de homem aranha e do beggins. O batman de keaton é grostesco, até o superhomem de cristopher reeve tinha dupla personalidade, ele era um como clark kent e outro como super, mais keaton nem isso conseguiu fazer com seu batman e bale vive 3 personagens em beggins facil, da de 10 ou 1000.O que o ocorre é que burton foi despedido e chamaram o joel shumacher para fazer o batman definitivo e shumacher fez pior que burton ! o que fez com os filmes do burton fossem mais aceitos e vistos de outras formas, até que chegou beggins e os superou(apesar de ter pouco ação e muito roteiro e filmes de verão são o avesso), tambem os outros 4 batmans do cinema são bizarros, salvo(um pouco) o coringa do nickolson, porem este coringa nada tem haver com os quadrinhos, quem ja leu sabe do que eu estou falando, gostei do bale que falou sobre o proximo coringa : 'sera um coringa que nunca vimos no cinema', ou seja será o coringa real, assim como ja teve o batman real, o beggins.

 

Enviar um comentário

<< Home