quinta-feira, novembro 03, 2005

"A Residência Espanhola" de Cédric Klapisch (2002)

Acompanhando a viagem de um estudante francês em direcção a Barcelona, onde se prepara a habitar e a estudar ao abrigo do programa educacional "Erasmus", programa que permite a alunos de diferentes países e culturas, estudar num país diferente.
Assim, "A Residência Espanhola" de forma despretenciosa apresenta-nos o fomentar de relações entra vários jovens de diferentes nacionalidades que partilham o mesmo apartamento, numa clara referência à cada vez mais constante globalização mundial, neste caso europeia.

Se é verdade que cada uma das personagens nos transmite algo natural, também não é menos verdade que por breves momentos a coerência narrativa é esquecida e somos entretidos com meros artifícios, por exemplo a constante e insistente música dos Radiohead (e eu que sou fã) que em grande parte era escusada, ainda mais quando o silêncio era o melhor aliado da imagem.
Mas sem qualquer tipo de dúvida que é uma obra divertida e jovem, que acaba por provocar momentos hilariantes e alguns comoventes, provocados por situações de adaptação social e amorosa.

Assim, o verdadeiro interesse acaba por ser o grupo de actores que facilmente se percebe que se divertiu em caracterizar as suas personagens recorrendo ao despretencioso uso e abuso das referências culturais. De todos (e são muitos) elementos do elenco, destaca-se a fantástica interpretação de Romain Duris e a aparição da «Amélie» Audrey Tautou.

Sem ser brilhante, a espaços "A Residência Espanhola", é uma visão simples, natural, divertida, sensível e inteligente, embora Cédric Klapisch se perca no meio de tantas personagens sem nunca conseguir agarrar o ritmo narrativo e muito menos conseguir manter-se firmemente agarrado ao que pareciam ser as suas primeiras intenções.

NeTo - 6/10

2 Comments:

At 9:01 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ñ é nenhuma obra-prima mas ñ deixa de ser uma pérola do cinema europeu, juvenil mas inteligente, romântico mas realista.
deixou-me cheia de vontade de fazer ERASMUS =)

 
At 9:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

eu ao contrario acho que a residencia espanhola é mais que uma mera diversao, tornando se num filme que nesta geraçao se tornará iconico. nao fala so sobre esse sonho de todo o estudante, de ir estudar para fora e conhecer novas culturas mas fala sobretudo de uma ligaçao muito maior que existe entre as varias culturas, é que cada uma é unica e que todas elas se complementam. somos mais que meros paises vizinhos, podemos ser, cada um com os seus costumes, familia.

 

Enviar um comentário

<< Home