segunda-feira, outubro 17, 2005

6ª Festa do Cinema Francês

"Arsène Lupin" de Jean-Paul Salomé

Baseado na obra literária de Maurice LeBlanc, criador da personagem Arsène Lupin, esta adaptação é uma das muitas já feitas para cinema e televisão sendo a data da primeira já de 1908, na curta-metragem "The Gentleman Burglar".
Esta nova adaptação tinha a seu favor um enorme orçamento a rondar os 21 milhões de dolares , proveniente de uma produção europeia conjunta (França, Inglaterra, Espanha e Itália), um elenco de luxo contando com Romain Duris ("A Residência Espanhola") e Kirstin Scott Thomas ("Gosford Park"), e contando com uma personagem conhecida um pouco por todo o mundo e em particular em França, onde tem uma fama igualável a Sherlock Holmes na Grã-Bretanha.

Aquele filme que teria tudo para ser um Blockbuster Europeu, não é nada menos que um dos grandes "flop" em França, e adivinha-se o mesmo resultado um pouco por todo o lado, Portugal inclusive.

Arsène Lupin, é um ladrão que rouba a elite social e um verdadeiro mestre no disfarce, possui um imenso charme, capaz de seduzir qualquer dama a ponto de facilmente se apoderar das suas riquezas... mas nesta adaptação cinematográfica, existem coisas a mais e o que realmente interessa acaba por ser esquecido, o que provoca com que a narrativa esteja repleta de sequências desiguais e sem uma linha definida.
Tem um início lento, excessivamente lento, onde é contada a história infantil de Arsène e lançada a intriga sobre a qual irá girar a acção, mas após os 30 minutos o ritmo mantem-se calmo, mas em ligeira subida e com o aparecimento constante de novas personagens e um numero infindaveis de sub-plots (intigas secundárias), que mais para o final se vão atropelando mutuamente, tornando o seu final num verdadeiro "encontro" de voltas e reviravoltas por frame.

Claro que existem os efeitos especiais, sem ser em exagero, mas também sem deslumbrar e sem nunca servirem a narrativa e apenas serem utilizados como puro "show off".
A nível de cenários tudo é muito belo, assim como um fabuloso e "glamouroso" guarda-roupa, que acaba por ser completamente esquecido por uma mera realização tarefeira de Jean-Paul Salomé, que não aproveita tudo o que de bom tinha em suas mãos, acomodando-se a clichés básicos e a uma construção de personagens mediocre, mas acima de tudo a um ridículo jogo de flashbacks que acaba por tornar o seu filme num aglomerado de episódios.

Romain Duris e Kirstin Scott Thomas, ainda tentam agarrar as suas personagens e salva-las da mediocridade do filme, e em boa verdade tanto Duris, charmoso e camaleónico, irónico e cómico, e Thomas sempre misteriosa e terrivelmente sedutora, por momentos criam alguns momentos de interesse.

"Arsène Lupin" será possivelmente a prova de que a Europa deve deixar os "blockbusters" para Hollywood e manter-se fiel à sua linhagem cultural e artística.

NeTo - 2/10

Estreia prevista no nosso país a 17 de Novembro.

2 Comments:

At 1:24 da manhã, Blogger Coutinho77 said...

Pelo que contas deve estar mesmo fraquinho este.. só falta veres os irmãos Dalton para ficares completamente irado heheh
Abraço!

 
At 6:42 da tarde, Blogger brain-mixer said...

Mas o cinema francês não foi muto mau até por estas alturas... Se esses que referem são negativos, anteriormente houve o Astérix 2 (uma bomba) e a trilogia Taxi (que lá para os States fizeram uma péssima adaptação). Os franceses sabem fazer cinema comercial, mas quando fazem demais, é óbvio que começa a desgastar-se :S

 

Enviar um comentário

<< Home