quinta-feira, novembro 03, 2005

"As Bonecas Russas" de Cédric Klapisch

Após o relativo sucesso de "A Residência Espanhola", Cédric Klapisch volta agora com uma sequela em que volta a reunir os amigos que partilharam a residência a quando da experiência ERASMUS, agora já homens e separados um pouco por toda a europa.

O que levou ao sucesso (embora relativo, repito) de "A Residência Espanhola" era o facto de ser despretenciosa, simples, pura e divertida, e no risco de se voltar a repetir em "As Bonecas Russas", Klapisch limita-se a tentar desconstruir temporal e espacialmente a sua narrativa, alimentando a sua audiência de flashbacks e splitscreens, num espectáculo excessivamente pretencioso para uma narração tão simples o pura, ou afinal não se tratava apenas de uma história de um homem à procura do amor.

Se é verdade que um dos grandes problema do primeiro filme era o alargado número de personagens, agora nesta sequela, Klapisch apercebendo-se disso (ou não) acaba por as reduzir, mas por outro lado alarga as fronteiras espaciais, e agora o problema em manter uma narrativa firma acaba por ser o excesso de espaços por onde a fragmentada acção ocorre.

E tanta preocupação em artificializar a forma da sua narrativa, apenas o levaram a cair e apenas a agarrar-se aos maior numero de "clichés" possiveis. E pena é que o elenco se veja completamente perdido no meio de tanto espaço, esteja a personagem central, Xavier (Romain Duris) que no primeiro filme era sem qualquer tipo de dúvida o grande motivo de interesse.

No meio de tudo isto, Klapisch acaba mesmo por sair muito mal deste retrato de procura desesperada pelo amor que por largos momentos é tão insensível como cansador e imensamente previsível, tornando esta sua obra em algo despropositado no panorama actual do cinema europeu, e se durante todo o filme dúvidas existissem, fica tudo claramente dito pela personagem Xavier, no seu ultimo pensamente em que marca o paralelismo das bonequinhas russas e as suas relações amorosa, np mínimo ridículo.

NeTo - 3/10

2 Comments:

At 9:02 da tarde, Anonymous Anónimo said...

considerei-o ligeiramente pior q "A residência espanhola", pq menos original e, creio eu, mais longo. mesmo assim, gostei do filme. foi como reencontrar velhos amigos!

 
At 7:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

5 estrelas! Talvez, o filme mais incompreendido do ano, por parte dos críticos de cinema :S See ya

 

Enviar um comentário

<< Home