domingo, março 27, 2005

“Sideways” de Alexander Payne

por: joseol

“Sideways” de Alexander Payne é tal como “The Life Aquatic With Steve Zissou” de Wes Anderson um filme completamente outsider no actual panorama do cinema norte-americano.
É um filme que nos vêm falar de coisas importantes e decisivas de um modo quase absurdamente subtil, e aqui o golpe de asa é o filme estar assente na metáfora do vinho para nos falar em assuntos como a procura de um rumo, o ultrapassar de traumas, o aproximar de um novo capitulo brevemente…e sobretudo a importância de nos conhecermos….

É então um road-movie nada parecido com os habituais road-movies, onde dois amigos – um deles a uma semana de se casar, outro um escritor frustrado a recuperar do divórcio – embarcam numa viajem Califórnia fora, seguindo uma rota de vinhos….conhecendo ai duas mulheres e deparando-se com muitas duvidas e muitas contradições….no fim nada ficará igual….

E Alexander Payne como nos seus brilhantes filmes anteriores usa um humor cínico e sarcástico para traçar o retrato de uma certa América…e de uns certos personagens perdidos e sem rumos, figuras desencantadas que traduzem muito do estado das coisas actuais.

Seco, cínico, de uma fluidez narrativa única e com uma brilhante e saborosa realização e quatro actores no patamar da genialidade – sobretudo Paul Giammati e Virgínia Madsen – Sideways é um filme brilhante e essencial nos dias que correm, ajudando-nos sobretudo a separar o essencial do acessório…

joseol - 9/10

1 Comments:

At 1:12 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Tornou-se um dos meus filmes de culto -> http://lordofthemovies.blog-city.com/read/1111283.htm

Cumprimentos cinéfilos

 

Enviar um comentário

<< Home