domingo, outubro 02, 2005

“Millions” de Danny Boyle

Será possível encontrar algum ponto de ligação entre a filmografia de Danny Boyle? Falando daqueles mais próximos do público, “Shallow Grave”, “Trainspotting”, “The Beach”, “28 Days Later” e agora “Millions”, na verdade parecem existir pequenos pontos em comum, embora em conceitos bastante diversificados.
Claramente existe um interesse de Boyle, pelo corrupção humana, pela corrupção pela ganância seja pela sobrevivência, pelo poder ou pelo dinheiro, facto que é evidente em qualquer dos 5 filmes acima referidos.

Com “Millions”, Danny Boyle parecia quebrar uma barreira com a sua filmografia anterior, aparentemente mais negra e “adulta”, mas será realmente assim? Ou será que Boyle apenas aproveita um lado negro, para evidenciar a conquista dos sentimentos humanos no final? Pois, a minha opinião vai para este segundo ponto de vista.

“Millions” estreou em Portugal em pleno verão, e aparentemente passando despercebido no meio das enormes produções de Hollywood, embora seja uma das mais belas “fábulas” infantis e natalícias dos ultimos anos. Sim, digo natalícias, é um filme que directamente se enquadra na época natalícia, mas que estreia em pleno verão... estranho sim, mas mesmo assim, sem nunca perder a magia.

Imaginem que são uma criança orfã de mãe, vivem com o pai e com um irmão mais velho e que num dia enquanto alimentam as vossas fantasias, aparentemente cai do céu um saco repleto de notas... qual seria a primeira coisa que se lembrariam? Guardarem-no para vocês, ou apenas ajudar quem precisa?

Explorando os sentimentos mais puros de duas crianças, Danny Boyle personifica em cada uma delas o HOMEM dos nossos dias, injustos e corruptos por vezes, ganânciosos e vazios de sentimentos... embora por outro lado tenhamos uma criança meiga e que pensa primeiro nos outros e depois em sí... ou melhor mesmo nunca pensando em si, essa criança é portadora dos mais puros sentimentos religiosos, e vive num verdadeiro conto de fadas onde conversa com os Santos, pelos quais nutre um sentimento enorme.

Na verdade “Millions” é uma crítica social, para qualquer miúdo e graudo, o mérito de Boyle reside particularmente na imparcialidade da sua posição, sempre fugindo a uma manipulação da sua audiência. E mesmo tendo claramente a necessidade de atingir um “Happy Ending” Boyle não se agarra aos meros clichés ou aos exagerados sentimentalismos que facilmente acabam por ajudar qualquer realizador num momento maior de perguiça.

Com cenários e ambiências dignas de um qualquer filme de Tim Burton, como uma direcção fotográfica dramaticamente perfeita e com uma utilização sempre eficaz do suspense, Boyle assume-se como um dos mais criativos realizadores europeus.

“Millions” é um filme de adultos, com um rosto de criança, onde o retrato humano tem uma “caricatura”, só ao alcance dos grande realizadores.

NeTo – 8/10

P.S. - E quem sabe não temos um novo filme para exibir nas tardes da época natalícia.

7 Comments:

At 11:19 da manhã, Blogger Hitler said...

Este é um filme que estou bastante curiosa para ver. E depois de ler o teu texto ainda fiquei mais.
E se derem nas tardes de Natal é bem melhor que repetirem os mesmo filmes desde à 20 anos!

 
At 7:38 da tarde, Blogger brain-mixer said...

Eu preferia o Boyle de antigamente, tipo o miúdo encontrava a mala com dinheiro e era perseguido por zombies drogados até uma ilha deserta... Isto é Boyle, eh eh!

 
At 11:57 da manhã, Blogger MPB said...

Ana Marques : É verdade, parece que os SOZINHOS EM CASA, têm agora um rival. Cumps

Brain-mixer: O nick diz tudo não é? :D Grande "mix", és o Charlie Kauffman dos bloggers :D

Cumps

 
At 8:25 da tarde, Blogger David Santos said...

tb estou mto curioso
por este filme
adorei o trailer e depois de ler o texto fikei ainda mais tentado a ir ver

 
At 12:36 da tarde, Anonymous Anónimo said...

De facto também gostei do trailer. O filme alugo mal esteja disponível.

Cumps. cinéfilos

 
At 11:20 da tarde, Blogger brain-mixer said...

É a minha mente...

 
At 4:19 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Realmente, um filme que vale o prazer de sentar-se e ...deixar a pipoca e a coca-cola de lado !
A relação que o filme enfoca a personalidade de dois irmãos criados "juntos"... a pureza e a ambição, a generosidade e a malícia, a fé e a realidade...
é sem dúvida , o ponto chave do enredo deste conto para traduzir o mundo e seus mistérios ... O que realmente importa na existência humana ?
Millions nos deixa esta interrogação da forma mais suave que jamais experimentei!!!

 

Enviar um comentário

<< Home