sexta-feira, setembro 09, 2005

"À Boleia Pela Galáxia" de Garth Jennings

Garth Jennings (realizador de videoclips... "Cofee and TV" dos Blur), apresenta-se ao comando de um filme de alto risco. "À Boleia peça Galáxia" é a adaptação cinematográfica da obra literária ciêntifico-cómica, "The Hitchhicker's Guide to the Galaxy" de Douglas Adams, recheada de humor absurdo, ou non-sense se preferirem, um género humorístico que se tem vindo a perder com o decorrer do tempo, mas que facilmente e inteligentemente ocupa o seu espaço e tem qualidade para adquirir o seu publico.

Desde o início, desde o fabuloso genérico inicial, onde o golfinhos ganham particular destaque, tudo começa a remeter as memórias do espectados para o universo de Monty Python... a composição musical é digna de qualquer obra do grupo britânico.

Mas estar a comparar e a tentar reduzir "À Boleia Pela Galáxia" a uma mera comparação com a obra dos Monty Python, é algo bastante injusto, pois Garth Jennings agarrando na obra literária de Douglas Adams, apresenta-nos uma sátira à vida universal, uma paródia galáctica, comédia espacial e até, um drama existencialista, ou questões existencialistas, disfarçadas por uma máscara cómica.

O filme levanta algumas questões interessantes e como podia ser... não responde a nenhuma delas, aposta mesmo no absurdo, numa tortura que se resume à leitura de poesia por um extraterrestre ou ao facto de o unico ser não orgânico, ser aquele que é mais deprimido, emquanto humanos e seres biológicos são possivelmente as criaturas mais absurdas e divertidas do Universo.

A dar corpo às personagens temos Martin Freeman, Mos Def, Sam Rockwell, Zooey Deschanel e como voz do robot deprmido Alan Rickman. Se no meu entender Martin Freeman é um actor sem carisma, Sam Rockwell é um actor que o tem em grande escala e que mais uma vez nos apresenta um constante overacting, ao seu bom estilo. Mas possivelmente a mais marcante personagem do filme será sem qualquer tipo de dúvida, Marvin, o robot, com uma imagem claramente inspirada em "Star Wars", com uma caracterização psicológica nada habitual e ainda mais com a voz de Alan Rickman a elevar a personagem, a uma das mais deprimidas e divertidas personagens deste género.

É verdade que é divertido, que a grande parte de gags são inteligentes e pertinentes, mas o que é certo, é que é uma história desconexa, onde aparecem e desaparecem personagens e onde aquele lado romântico surge sem um grande suporte... ou seja o ridículo serve de suporte a tudo, e acaba por perder algum interesse a espaços.

Será bem vinda uma sequela, assim como será bem vinda uma descoberta da obra literária de Douglas Adams.

Neto - 6/10

7 Comments:

At 11:26 da manhã, Blogger brain-mixer said...

Ah ah! Voltaste!! Pois, o cinema faz-nos destas coisas, não é?

 
At 12:35 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Deve ser um filme bem engraçado! Bom regresso. See ya!

 
At 6:23 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ah, afinal não te foste embora...ainda bem :)! Bela análise: estamos os dois de acordo quanto a este filme.

Cumps. cinéfilos

 
At 6:58 da tarde, Anonymous Anónimo said...

ainda ñ vi mas quero ver!!

 
At 12:00 da manhã, Blogger David Santos said...

completamente de acordo!

 
At 10:27 da manhã, Blogger susana said...

Aqui está um filme que tem dado tanta controvérsia!E que foi dos poucos que me enganou, quando vi a apresentação!Esperava mais!!!Não foi o non-sense que me incomodou no filme, mas houve cenas muito paradas, tornando o filme um bocado maçante!As pessoas que estavam sentadas ao meu lado, na sala do cinema, suspiravam tanto que ainda o tornou mais irritante!!

 
At 3:56 da tarde, Blogger Sara said...

Nao gostei muito do filme... Estava à espera de muito mais.

 

Enviar um comentário

<< Home