segunda-feira, julho 18, 2005

“A Máscara 2 : A nova Geração” de Lawrence Guterman

por: NeTo

Praticamente 10 anos passados, da estreia de “A Máscara” (de Chuck Russel), filme repleto de magia e entretenimento para a família e que acabaria por lançar Jim Carrey para o estrelato, chega-nos “A Máscara 2 : A Nova Geração” de Lawrence Guterman.

O título português “... A Nova Geração”, apesar de não ser uma tradução à letra de “Son of the Mask”, na verdade acerta em cheio no que este filme pretendia ser.
Não se entende o porquê de fazer uma sequela passados tantos anos, ainda por cima de um filme que foi um considerável sucesso, e ainda mais não recorrendo a qualquer actor ou actriz do filme original. O que será pretendido será mesmo conquistar uma “nova geração”... mas assim, NÃO.

Quem por acaso teve o azar de ver apenas este filme e não viu “A Máscara” de Chuck Russel, não deve ter a mínima curiosidade de descobrir o filme original.
“A Máscara 2 : A Nova Geração” é um filme que nada tem em comum com o primeiro, não tem magia, não tem inteligência e acima de tudo, não tem Jim Carrey, não que considere que Jamie Kennedy, não tenha capacidades cómicas, porque sei que as tem, mas porque Jim Carrey construiu uma personagem que fica na memória de todos aqueles que viram o filme.

Aqui os pobres dos actores nada ou muito pouco podiam fazer, um argumento desastroso, que a unica ideia interessante, de colocar um cão ciumento (que acaba por ser dos poucos motivos de interesse), a tentar eliminar o bébé que agora habita a casa... mas não é que depois de utilizarem tão mal esta ideia, ainda transformam o filme numa miserável lição de vida familiar, e acabam sem querer, por se “parodiar” ao transformar a ideia mais interessante de todo o argumento como a salvação da carreira profissional pai, um cartoonista resolve contar a experiencia que viveu (um dos maiores clichés que o cinema conhece).


Não há muito, ou mesmo nada de realmente bom que se possa dizer em relação a este filme, em que uma máscara é procurada pelo Deus que a criou, máscara essa que por erro acabou por gerar um filho humano e mais umas tretas à mistura e temos uma verdadeira miséria.

Depois disto, fica a saudade do “elástico” Jim Carrey e das 1001 peripécias originais e divertidas da primeira “A Máscara”, pois esta sequela, nem na imitação de momentos musicais do primeiro se consegue abrigar.

NeTo – 1/10

P.S.- Este filme estreia nos cinemas em Portugal, quando possívelmente nem directamente para DVD deveria sair. Nas nossas salas somos privados de filmes interessantissimos como “Shaun of the Dead” , “Bubba Ho-tep” ou “Nothing” ou até um muito elogiado e vencedor de alguns prémios “Napoleon Dynamite” que espero ver brevemente em DVD.... Estreia-se coisas a mais nas nossas salas...

1 Comments:

At 12:21 da tarde, Anonymous Anónimo said...

NO IMDB diz que é um dos piores filmes de sempre :X lol.

Cumps. cinéfilos

 

Enviar um comentário

<< Home