sábado, maio 07, 2005

"Reino dos Céus" de Ridley Scott

Ao falar de Ridley Scott, associamos o seu nome ao estrondoso "Blade Runner" e ao inovador "Alien", mas este "Kingdom of Heaven" está muito longe dos dois títulos referido anteriormente. Deve-se dizer até e sem qualquer tipo de comparação possível que "Kingdom of Heaven" é bastante inferior a "Gladiador" (que afinal de contas não é uma obra tão valiosa como se diz).

Depois da velocidade e qualidade fotográfica de"Black Hawk Down - Cercados" e do interessante e insólito "The Matchstick Men - Amigos do Alheio", Ridley Scott falha completamente ao transpôr para o grande ecran a época das Cruzadas do séc.XII, mas aquilo que ao início poderia ser uma história de um homem à procura da paz e de um novo mundo na cidade de Jerusalém, acaba por ser só um simples pretexto para uns diálogos soltos com frases bonitas, mas que todas juntas nada formam e para acabar por ser um filme em que as batalhas são o mais interessante (sem ser nada de fabuloso) e como se o vazio não fosse suficiente, no final recorrendo a legendagem, tentam marcar o paralelismo entre as guerras que ocorriam na Palestina naquela altura e as guerras que ainda hoje se desenrolam por aquelas terras.
Resumidamente, podia ter sido, mas não é um grande filme.

"Kingdom of Heaven" tem o seu maior defeito na falta de coerencia, toda a gente sabe que perto de uma hora de filme foi retirada para que "Kingdom of Heaven" se estrea-se nas salas de cinema, mas nada disso trouxe algo de benéfico, antes pelo contrário, por vezes temos diálogos completamente perdidos e respostas que nunca são dadas.

Depois as interpretações sofrem com todos esses cortes, nunca se consegue encontrar uma personagem que se identifique pela profundidade de uma personalidade, tudo nos é imposto pelos diálogos que dizem isto e aquilo de certa personagem.
Orlando Bloom, não tem nervo, falta raiva, ainda é muito jovem, Liam Neeson nem tempo tem para se fazer notar, depois restam Jeremy Irons e Edward Norton que são aqueles que em poucos instantes conseguem transmitir algo nem que seja por um simples olhar.

Resumidamente, "Kingdom of Heaven" nestes termos é um filme mediocre, carregado de diálogos ridículos que nunca se completarem e com um demagogismo que chega a cansar. É uma obra sem coerencia narrativa e que só mostra que os épicos apenas servem para gastar dinheiro a digitalizar soldados e maquinarias históricas.

"Kingdom of Heaven" era para ser um épico, mas acaba por ser uma banalidade, uma quase nulidade.

É mais fácil encontrar algo épico em "The Life Aquatic of Steve Zizzou" que neste "Kingdom of Heaven"

NeTo - 3/10

3 Comments:

At 7:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Ainda não vi o filme, mas depois de ler tanta crítica negativa a vontade ainda é menor :| lol...E penso que a tua última frase diz tudo!

Cumprimentos cinéfilos

 
At 9:51 da tarde, Blogger gonn1000 said...

Também ainda não vi, mas tendo em conta que não sou grande admirador de Ridley Scott e que os épicos não me atraem especialmente, também não tenho pressa...

Gostei do blog ;)

 
At 12:03 da tarde, Blogger David Santos said...

já cá tinha dado um salto ;)
as cena de batalha ainda me seduziram

um Abraço!

 

Enviar um comentário

<< Home