domingo, outubro 30, 2005

O Mundo (des)Encantado da Pirataria

Não se trata de um simples devaneio, trata-se sim de uma observação de um espaço real e de uma situação vivida.
Algures numa feira bem perto de onde habito é possível encontrar uma "resma" de DVDs, que nem em 5 video-clubes seriam capazes de encontrar. Possivelmente não será novidade para muitos, mas para mim naquelas quantidades e naquela variadade foi uma novidade assustadora, ainda mais quando agentes da PSP se passeia livremente a dois e três passos das bancas de venda.
Após alguns minutos em volta dos corredores a ouvir os pregões de feirantes desesperados por dinheiro, facilmente encontrariamos mais de 100 títulos de DVD, que variam desde o mais comercial até ao independente, português e alguns "clássicos". Ora vejamos, claro que não poderiam faltar os filmes do Van Damme, Steven Seagle e Jackie Chan, como acontecia a uns anos atrás, mas nunca pensei encontrar pelo meio deste lixo cinematográfico títulos como "A History of Violence" de David Cronenberg, ou "Last Days" de Gus Van Sant, que concerteza estariam reduzidos a lixo, nem que seja pela péssima resolução de imagem, quando todo o vendedor apregoar "qualidade DVD" (sim os filmes estão gravados num DVD) e som dolby digital 5.1!?!?!?!
Mas se nomes como Cronenberg ou Gus Van Sant, até se percebem, outros títulos são completamente impensaveis, ou pelos menos seriam... vejam por exemplo "AALTRA" ou "AMOR DE VERÃO", títulos 100% indie disponiveis numa banca de uma feira numa cópia pirata.
Terá muito que se lhe diga, ou a pirataria aumentou (e é verdade que sim) e também que quem vende cada vez mais se preocupa em chegar a um maior numero de pessoas aumentando a oferta (o que me parece também verdade).
Se os exemplos atrás são pouco ficam aqui alguns dos outros títulos que me pareciam impensaveis encontrar numa banca de uma feira: a colecção Bruce Lee, filmes de Bud Spencer e Terrence Hill, "O Grande Elias", "Noite Escura" de João Canijo e já disponível "Corpses Bride" de Tim Burton, só para referir alguns.
Mas numa situação destas, as situações hilariantes ou totalmente absurdas abundam, imaginem por exemplo que em algumas bancas existem alguns dos panfletos publicitários da Lusomundo ou do AMC Arrábida, onde as pessoas podem consultar quais o filme que está no cinema e que poderão levar uma cópia para casa.
Mas não poderia faltar ainda mais uma situação de brandar aos céus... imaginem uma senhora com uma idade respeitável (40 anos), com um recorte do JN da página onde é possível consultar as sessões dos cinemas e com outro recorte onde se pode ver o "quadro de estrelinhas" dos críticos de um jornal. Tal senhora fazia perguntas ao vendedor do género: "Tem o AURORA?", sim no dia em que uma banca de uma feira qualquer tiver um filme de F.W. Murnau então aí sim o mundo está num mau caminho. Mas não satisfeita a senhora ainda pergunta, "tem a ALICE?"... por amor de Deus, algum comentário a fazer?
Antes de terminar e dar uma pequena opinião sobre esta situação, resta-me ainda deixar aqui os preços a que estão a ser vendidas tais preciosidades... em alguns locais, 2 DVD são nada mais que 5 euritos, enquanto noutra banca, 3 DVD igualmente 5 euritos.
5 euros... por dois ou três filmes em condições miseraveis! É algo que dá que pensar. Mas o problema nem está no comprar, está em depois não ir a um cinema ver os filmes. É que até aceito a resposta de que para um primeiro visionamento antes da estreia nos cinema aquele DVD em péssima qualidade serve... mas não, quem os compra normalmente depois não coloca os pés numa sala de cinema, ou quanto menos procura ver o seu fime numa qualidade melhor.
Pode parecer desculpa, mas na verdade comprei uns filmes, para na verdade compreender o que realmente se ganha ou se perde perante este acto. Respondo o que já disse anteriormente, a qualidade é má, mas superior a uma VHS, dá para ver, mas não para tirar completo rendimento de uma visualização, e qualquer destes filmes irei ver numa sala do cinema, pois conas feitas 13 euros pago pelo King Kard, e posso ver os filmes que pretender numa sala de cinema, inclusivé "AURORA" de F.W. Murnau, por isso a toda a gente que gasta dinheirinho nestes DVD de 4ª categoria, deixo uma opinião, ou comprem o King Kard, ou esperem mais um bocadinho e vão a uma Blockbuster perto de vossas casas e aluguem.
A vontade era de dizer muita asneira, mas fico por aqui.

10 Comments:

At 3:17 da tarde, Blogger Fuazona said...

A verdade é que NADA substitui o belo do cinema! Os filmes que gosto mesmo, vou vê-los 3 e 4 vezes enquanto estão em exibição. É magico. Tenho pena das pessoas que me respondem, "ha, ver esse filme nao, já arranjo gravado" qd convidadas p um cineminha.

Por outro lado, quando o assunto é rever em casa, uma copiazita já marcha.

 
At 9:05 da tarde, Blogger Francisco Mendes said...

Obviamente nada comsegue alterar o poder de uma experiência numa sala de cinema. Bela dissertação... emerge das tuas palavras uma tremenda raiva silenciosa. Excelente!

 
At 11:33 da tarde, Blogger susana said...

É bem verdade que comprar dvd's piratas,é uma estupidez.Se fosse só a má imagem, mas a maior parte deles nem se consegue ver até ao fim, ou encravam, as legendas andam á frente da acção, etc.Mas não podem fazer as contas ´só ao preço do bilhete!Eu por exemplo vivo a 20 km de Braga e a 45 km do Porto.Quando vou ao cinema, prefiro o Porto, porque tenho mais opções de escolha.Tenho de fazer a conta à gasolina,ás portagens e ao tempo que demoro.Muitas vezes andam ao mesmo tempo 3 filmes, ou mais que eu gostaria de ver, impossível ir a todos.Penso que o exito dos dvd's piratas também se deve ao pouco tempo que as pessoas tem hoje em dia. E se é uma família, mais caro fica ainda. Não podem ver o país todo..por Porto ou Lisboa que são sempre os centros previligiados.Nos concertos é igual, se queremos ir temos de fazer contas a gasolina , portagens, alimentação e ás vezes até estadia.

 
At 8:17 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Querem pirataria? Saquem-na vocês...Assim sempre sabem se o que estão a sacar é de qualidade ou não.
Mas claro...uma experiência numa sala de cinema é outra dimensão :)!

Abraço

 
At 9:19 da tarde, Blogger dermot said...

"brandar aos céus"
looool :)

 
At 11:42 da tarde, Blogger Carlos M. Reis said...

Isto é uma questão muito complexa! De qualquer maneira gostei da forma como abordaste o assunto.

Ah, já me esquecia, gostei desta parte:

"numa sala do cinema, pois CONAS feitas 13 euros"

Não seria Contas? :P
Um abraço!

 
At 4:39 da tarde, Anonymous Anónimo said...

cada vez em quando vejo um filme que saquei da net que ainda não estreou nos cinemas portugas, onde por ex. tenho algumas dúvidas se o vou ver ou não, mas geralmente leio a maior parte das críticas, e das que não têm spoilers :) Já tenho ido ao cinema ver o mesmo filme 2 ou 3 vezes. Quer dizer, gasto dinheiro em sacar, e ainda vou gastar dinheiro mais que uma vez ao cinema, e ainda se queixam... enfim!!!

 
At 6:06 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Em verdade vos digo nao há nada melhor do que ir tomar um café, passar no video clube com a namorada escolher um filme, pagar 2€ por ele ao mesmo tempo trazer umas pipocas do cinema do que ir ver um filme ao cinema ou ver uma cópia de dvd ( dvd para dvd ) digam o que disserem nao é a mesma coisa.. a mesma coisa será se estiverem a ver numa TV Kneissel comprada numa promoçao do Lidel.

Enfim digo desde já que prefiro esperar, do que pagar 10€ ( eu e a minha namorada ) para ver um filme qualquer dentro de uma sala de cinema!

Enfim NADA substitui o cinema e se o respeitares continuarão a ser produzidos grandes exitos... agora se gostas de ver uma copiazita... nao sei até que ponto és amante e respeitadora do "cinema".

Outra coisa vos digo... nunca vi tanto chico-espertismo como se ve hoje em dia em relaçao á pirataria... hoje é tudo "Cinéfolo" do tipo "Ah eu gostei muito do filme xpto muito bom mesmo... saqueio em 2 horas..." ya... e depois tem a lata de dizer que sao cinéfolos lol enfim ...

A pirataria filtra o publico que vai aos cinemas, claro está que grandes filmes os chamados Comerciais que o zé povinho gosta de ver , nunca tem grande impacto em relaçao á pirataria nos cinemas, o problema reside no facto de que a mesma está a destruir sectores que dependem em muito da estabilidade do ramo que sao as lojas que vendem/alugam os filmes. Voces nao veem isso, acham-se os maiores até ao ponto e espero que aconteça percam o vosso ganha pao graças a um esquema paralelo que abafe o mesmo.

 
At 1:13 da tarde, Blogger MPB said...

NUNO:

Ao ler o teu texto vejo pouca coisa dita com lógica... Qual a diferença de copiar um DVD na sua totalidade e aqueles DVDs que alugas? Nenhuma, copletamente iguais.
Não compro pirataria, comprei o "Devil's Reject" e o "History of violence" , pois na verdade sou CINEFILO (queira isto dizer o que quer que seja) e não "CINEFOLO" (que nao sei o que é), procuro compreender o mundo do cinema e todas as razoes sociologicas que levam a comprar pirataria, e tou a borrifar-me para as opiniões e para o que pensem, eu tinha as duas copias piratas em casa, vi os 3 minutos iniciais, utilizei-os para lançar este alerta no blog colocando algumas imagens, e resumindo e concluindo, fui ver os dois ao cinema pagando o bilhete, que em boa verdade me custa pagar, mas que com algum custo pago, da mesma forma como compro um DVD original numa FNAC.

Só alguem que vive o cinema cinema da mesma forma como eu pode perceber as minhas palavras no texto e agora aqui.

Quanto à pirataria não filtra o publico que vai ao cinema, filtra é o cinema em si, leva a que se apostem unicamente em formas rentaveis, reduzindo a escolha... quantos filmes iguais estao em cartaz? A questão da filtragem é um tanto quanto estranha, pois o termo filtragem leva a algo benéfico, o publico por ver pirataria ou ir ao cinema não é melhor ou pior, não é melhor conhecedor ou pior... não é por ver o filme no cinema NIMAS ou no Alavaláxia, ou no caso do porto No MEDEIA BOM SUCESSO ou ARRABIDA, que se pode dizer que sou mais ou menos amante de cinema, muito menos se vejo numa TV Kneisel do LiDl ou numa SONY HDV, nada disto faz ninguem melhor ou pior, apenas diferentes, e temos que nos lembrar que a arte é um bem universal, e quem não tem dinheiro para sustentar a magia do cinema tem que encontrar outras soluções, mesmo que seja numa TV Kneisel ou no seu monitor de 15' do PC... Não é o material nem o meio em que vemos o filme que faz de nos mais ou menos conhecedores, é a maneira como o vemos.

Cumps

 
At 4:24 da manhã, Blogger Francisco said...

Recentemente o AMC passou a UCI mas os papelinhos mantêm-se. O site é que já não. Ainda assim houve um grupo de malta que pôs o site antigo a funcionar em http://amc.netxpect.com, pode ser que interesse.

Abraço!

 

Enviar um comentário

<< Home