sábado, junho 25, 2005

"Uma Boa Companhia" de Paul Weitz

por: NeTo

Paul Weitz é o mesmo senhor que esteve por detrás de "American Pie"?
É uma questão interessante, porque se pensarmos no primeiro episódio da "saga", o unico mérito que lhe poderemos encontra, é possivelmente o "renascimento" do cinema juvenil, ou do cinema sustentado na sexualidade dos jovens. Porque de resto era um filme inconsequente.
Agora Paul Weitz, depois de "About a Boy" (que não vi, mas fiquei curioso), apresenta-nos "Uma Boa Companhia", uma comédia que não se sustenta tanto da piada fácil, mas de um humor proveniente de procupações, de reacções internas das magníficas personagens.

Dan Foreman (Dennis Quaid), é o responsável do departamento de vends da revista "Sports America". A sua confortável vida vai ser perturbada quando a revista é compradapor uma nova "companhia"e depressa coloca Carter Duryea (Topher Grace), de apenas 26 anos, no lugar de Dan. Apartir daqui é acompanhar os problemas de ambos. Dan tem uma hipoteca, duas filhas adolescentes, e a esposa está grávida, e claro é despromovido. Tom, vê a sua esposa abandona-lo. Sente-se só e num grande momento de comédia, leva a serio um momento satirico de Dan e vai jantar a sua casa e acaba apaixonado por Alex (Scarlett Johansson), uma das filhas de Dan.

Apartir daqui é ver a inteligencia, a subtileza e a mestria de Paul Weitz, a abordar esta comédia social repleta de momentos melancólcos e confrontos sentimentais.

Mas nem só do excelente trabalho do realizador vive o filme, as personagens são coesas, para isso contando com um elenco fabuloso que preenche as medidas de tal conflito geracional. Topher Grace, Dennis Quaid e Scarlett Johansson formam o triangulo no qual acenta todo o conflito, sendo que a personagem feminina é só o elo de ligação entre o dramatismo envolvente na relação de Topher e Quaid, daí parecer que a relação "amorosa" entre as personagens de Topher e Scarlett, parecer demasiadamente superficial... mas porque não dizer prepositadamente superficial, afinal não é essa relação amorosa que está em causa, mas sim o grande sentimento (primeiramente o confronto) que unirá as duas personagens masculinas, que fará com que ambos se revejam como "uma boa companhia".

"Uma Boa Companhia" é um filme bastante interessante, uma comédia ligeiramente tocada pelo romantismo clássico de hollywood. Mas apesar de tentar fugir a todo o custo dos clichés, perto do fim tal foi impossível de evitar, mas de qualquer maneira estamos perante uma comédia sóbria, que nos proporciona agradáveis momentos de cinema.

NeTo - 8/10

Paul Weitz conquistou a minha atenção.

2 Comments:

At 2:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hum...e tem a minha musa Scarlett e tudo :P! Ainda não vi mas está na minha lista de filmes a ver :).

Cumprimentos cinéfilos

 
At 2:10 da tarde, Blogger gonn1000 said...

É um bom filme, inteligente e divertido. 6/10

 

Enviar um comentário

<< Home