terça-feira, junho 21, 2005

"Um Tiro No Escuro" de Leonel Vieira

por: NeTo

No aeroporto do Rio de Janeiro uma bebé uma hospedeira da TAP. Passados dois anos, a mãe biológica procura a criança em Portugal vivendo com o trabalho num bar de strip-tease à noite, passando o dia no aeroporto na esperança de reencontrar a pessoa que lhe retirou a filha. A sua vida é alterada quando é despedida, e acaba por se aliar a um bando de assaltantes de bancos. É nesta relação com bandidos que se cruzará com um polícia que tem algo importante a esconder e que a puderá guiar ao paradeiro da sua filha.

Tudo levava a crer que o realizador Leonel Viera (possivelmente o mais "comercial" realizador português) tinha em "Um tiro no Escuro", uma forte possibilidade de aproximar o publico com o cinema Português. Mas a verdade é que "Um Tiro No Escuro" acaba por ser um valente «tiro no pé». É uma história confusa, repleta de clichés e personagens esteriotipadas. Na verdade é uma tentativa de fazer um filme para um publico, mas de uma forma tão gasta que cansa.

As personagens são superficies "carnais" que sustentam parte da acção, apenas Ivo Canela, tem algo de diferente a mostrar, mesmo sem ser excepcional. A relação, ou pseudo relação amorosa de Filipe Duarte e Vanessa Machado, é para encher pelicula... e Joaquim de Almeida, coitado nem deve saber porque se meteu ali ao barulho.

Sem qualquer interesse a nível de argumento, apenas resta salientar que Leonel Vieira utilizou tudo o que podia para tornar o filme em algo "comestível" pelo público... mas nem as gruas lhe valeram.

A banda sonora em momentos chega a irritar, não sei em que género se pode inserir tal musica que acompanha uma perseguição durante o filme. Chega a ser ridiculo.
Só a musica final que acompanha o genérico pode ter algum interesse, ou não fosse eu fan de "Toranja".

NeTo - 4/10

2 Comments:

At 11:44 da manhã, Blogger Hitler said...

Eu com este filme até estava à espera de bem melhor, já que o elenco reuni alguns dos melhores jovens actores portugueses. Mas depois penso, Leonel Vieira, A Selva, Diogo Morgado, acho que ele nunca mais vai ultrapassar essa desgraça que foi A Selva.
Mas até tem potencialidades.

 
At 8:59 da tarde, Blogger MPB said...

Considero que "A Selva" ainda é melhor que este "Um tiro no Escuro". Mas tou um bocado reticente ao futuro de Leonel Vieira... gostei de "A Sombra dos abrutes", o resto é +/-, não sei bem o que pensar deste realizador. A ver vamos... ainda é jovem.

 

Enviar um comentário

<< Home