sábado, julho 02, 2005

"Madagáscar" de Eric Darnell e Tom McGrath

por: NeTo

No mundo cada vez mais competitivo da animação (diga-se animação digital), o grande desenvolvimento técnico é evidente, mas em contrapartida o desenvolvimento narrativo, o acto de contar e elaborar uma boa história parece cada vez mais perdido.

"Madagascar" é uma história de amizade, de sacrifícios em prol dos amigos, mas falta algo mais, para além de faltar um pouco mais de duração (80 minutos, é pouco) falta alguma prefundidade às relações, falta até um maior vinco nos conflitos interiores. Mas isto claro falando num filme que se destinasse ao publico maior de idade, pois "Madagascar" é rápido, animado e colorido, tudo o que uma criança gosta... e ainda tem animais que falam.

Um leão qual estrela da Broadway, uma Hipopotamo fêmea, uma girafa hipocondriacae uma zebra transloucada, vivem no Zoo de Central Park e devido ao seu comportamento são "enviados" para o Kenya, juntamente com um quarteto de pinguins psicoticos. MAs a viagem acaba por terminar num local que não era pretendido, e apartir daqui começa a surgir o grande problema.
O leão Alex (Voz de Ben Stiler, por momentos lembrando a sua personagem em "Zoolander"), vivia em cativeiro, com as refeições sendo fornecidas diariamente, mas agora no mundo selvagem, Alex, vê-se envolvido com os seus instintos mais selvagens e tem que lutar para superar o grande dilema... ou as suas amizades, ou a fome que o levará a comer todos os seus amigos.

"Madagáscar" é um filme engraçado, com personagens altamente cómicas (embora não tão cómicas como muitas que nos foram oferecidas nos ultimos anos), mas que não atinge um ponto dramático que lançaria o filme para outro nível, acabando por ser um mero filme infantil, indicado para levar qualquer miudo ou adulto com espirito de miudo, para passar um momento agradável e soltar algumas gargalhadas.

NeTo - 5/10

O mais interessante e mais cómico, serão mesmos os diversos "gags", que enquadram "Madagascar" com outros filmes da história do cinema ou com a prórpia filmografia dos actores que dão vozes às diversas personagens. O momento "Chariots of fire" e "CastAway" onde voltamos a ver Mr. Wilson (o companheiro de Tom Hanks) são dois gags de extrema comédia.

8 Comments:

At 2:11 da tarde, Blogger Hitler said...

Já para não falar no "Well, this place sucks!!!". Os pinguins são as personagens mais engraçadas!
É um filme divertido, passamos um bom momento. Boa análise!

 
At 3:36 da tarde, Blogger Miguel Fino said...

Não resisti e vim ver o teu blog. Não sou um cinéfilo no verdadeiro sentido da palavra mas gosto de cinema e gosto de ler críticas quando elas prezam pelo esforço de uma análise objectiva. Quanto ao filme, tenho de o ver, está na ribalta dos amantes de animação e espero gostar e rir-me tanto como me têm dito que o vou fazer. Cumprimentos.

 
At 4:40 da tarde, Blogger MPB said...

Obrigado pela visita e pelo comentário.
Quanto ao facto cinéfilo, eu nem sei bem se isso existe, mas o que dizem por aí é que existem alguns. :)

As portas estão abertas e volta sempre.

Cumprimentos

 
At 2:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo...existem alguns momentos engraçados, mas no geral acho que poderia estar bem melhor!

Cumprimentos cinéfilos

 
At 6:06 da tarde, Blogger Francisco Mendes said...

E o gag do “Planet of the Apes” na cena em que Charlton Heston cai sobre joelhos? Genial.

É para rir, nada mais...

Hasta!

 
At 5:37 da tarde, Blogger gonn1000 said...

É um bom entretenimento, mas não passa disso. Poderia ter ido mais longe, assim é um filme que se vê bem mas não fica connosco muito tempo...

 
At 1:08 da tarde, Blogger MPB said...

não se pode comparar este ao "Shrek 1 ou 2" e a "Incredibles". Este é bastante mais infantil e superficial.

Cumprimentos

 
At 10:20 da manhã, Blogger susana said...

Uma das grandes desilusões!Até estou a mentir,porque depois de ver a aprensentação da animação, fiquei logo com a ideia que não ía ser grande filme.E a suposição veio a confirmar-se!!Costumo ter uma boa intuição para prever coisas destas!!

 

Enviar um comentário

<< Home