sexta-feira, julho 22, 2005

"Kung-Fu Hustle" de Stephen Chow
Stephen Chow, que antes nos trouxe "Shaolin Soccer", realiza, assina argumento e interpreta, "Kung-Fu Hustle", um filme que desde o primeiro minuto, não engana o espectador, estamos perante uma enorme paródia.
Sem medo de cair no rídiculo, com diálogos a cruzar a barreira da loucura, por vezes é impossível fugir às referência satirizadas por Chow. Desde logo "Gangs de Nova York"m homens de fato e cartola, armados com machados e fogo de artifício expludindo em segundo plano, as referências ao velho Western, à animação "Road Rider" e a tantos outros sucerros ocidentais. Mas não só de referências ocidentais vive o filme, claramente o espírito de Bruce Lee invade a mente do autor.

Com um argumento interessante, embora previsível, Chow consegue manter a atenção do espectador presente, quer pelos diálogos, pelos exageros de caracterização ou mesmo pela "pantomima" marcial, onde o humor físico impera. As coreografias das batalhas são fabulosas das quais a câmara de Chow soube tirar o melhor partido, partindo do geral para o pormenor, permitindo assim que a audiência tivesse contacto com a elegânca de tais movimentos de Kung Fu... é um delírio para o olhar.

Sem dúvida alguma que é um filme divertido e peculiar, absurdo e mórbido, rídiculo e inteligente, mas apenas isso. Sem grandes pretenciosismos Chow fez um filme para entreter, para divertir e para relembrar grandes nomes do cinema asiático.

"Kung-Fu Hustle" é só e apenas, uma comédia, uma sátira ou uma paródia que nos permite divertir durante a sua exibição, mas pouco mais.

NeTo - 5/10

Não posso deixar de referir que durante todo o filme, o cinema de Mel Brooks, me veio à cabeça uma data de vezes.
E já agora quanto à questão de Stepheb Chow ser autor de cinema... sim concordo, realmente existem alguns paralelismos "delirantes", que têm algo mais do que pura comédia... aquela borboleta no final, tem muito que se lhe diga.

1 Comments:

At 12:24 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Sim, é divertido. Pelo menos passamos bons momentos no cinema :)!

Cumps. cinéfilos

P.S -> Já vi que me adicionaste aos teus links. Obrigado :).

 

Enviar um comentário

<< Home