domingo, julho 10, 2005

"Donnie Darko : Director's Cut" de Richard Kelly

por : NeTo

Em tempos, em análise à versão original, comentei algo como «uma das obras mais estranha, fascinante e cativante do cinema moderno, "Donnie Darko" é daqueles filmes que não se consegue qualificar... não é só drama, não é só politico-social, não é só thriller, não é só ficção científica, não é só suspense, não é só um teen-movie, não é só um filme familiar, não é só um filme que aborda problemas psicológicos na adolescencia... "Donnie Darko" oferece-nos isto, e muito mais, tudo isto misturado de uma forma muito inteligente.»

Após o visionamento da versão do realizador, editada pelo próprio Richard Kelly, que acaba por conter mais 20 minutos que não faziam parte do original e algumas alterações na banda sonora, resta dizer que o fascínio, a delicadeza, o absurdo e o enigma continuam presentes. Muitos são aqueles que por esse mundo tentam explicar o que "Donnie Darko" é ou quer transmitir. Mas o que torna este filme num objecto de culto, não será o facto de visionamento após visionamento, novas ideias, novas teorias, novos delírios, invadem a cabeça do espectador? Nestes mais 20 minutos acentua-se e oercebe-se melhor o que Richar Kelly pretendia, pretendia provocar confusão, encher o espectador de detalhes e mais detalhes para que nós próprios tivessemos o nosso ponto de vista a nossa interpretação perante a história. Na versão original pareciam existir pequenos fragmentos a mais, mas neste "director's cut", esse fragmentos são ainda mais, acentuando claramente que era uma opção do realizador.


Donnie Darko é um jovem esquizofrénico que recebe ordens de um coelho de forma "humanoide" que aparentemente lhe salvou a vida e que anuncia o fim do mundo em 28 dias, 6 horas 42 minutos e 12 segundos. Apartir daqui é a já famosa história da filosofia das viagens no tempo, que desde a estreia do filme tanto têm ocupado páginas e blogs da internet.

Na verdade notável acaba por ser a utilização, ou melhor, a manipulação do tempo e do espaço que Richard Kelly faz. A utilização de planos sequência e a utilização de fast-fowards e slow-motions, criam o clima ritmico e narrativo ideals ao filme. Relembro a fabulosa sequência do corredor da escola e seguidamente do pátio da escola, em que o acelerar e abrandamento da imagem, nos apresentam as personagens de uma forma bastante curiosa.

As interpretações são excelentes desde Jake Gyllenhaal a Mary McDonnel, tudo parece credível, tudo parece real nos seus comportamentos, no mundo de fantasia criado por Richard Kelly.

"Donnie Darko: director's cut" acaba por nos trazer pequenos momentos em que acentua mais a relação familiar, principalmente a de Donnie com a sua mãe e com o seu pai, para além de ser possível acompanhar a leitura de alguns excertos do livro de Roberta Sparrow.

"Donnie Darko" é uma obra despretenciosa, que não tem medo de o ser e acaba por beneficiar com isso, não tem medo de vincar as referencias, não tem medo de alterar conceitos e acima de tudo não se escondeu atrás de campanhas de publicidade e acabou por conquistar o seu publico e a crítica mundial, podendo mesmo ser considerado um dos mais raros objectos cinematográficos deste novo século.

NeTo - 9/10 (este é um 9 dos grandes...)

Já agora os diálogos são delirantes dignos de um qualquer esquizofrénico por aí perdido.

Já agora tratando-se em parte de um filme que nos mostra o fim do mundo, e contem uma vertente política bastante interessante (eleições de 88 nos EUA) que acabariam na eleição de Geoge Bush pai... não terá sido o início do fim do mundo ;)

3 Comments:

At 6:08 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Quanto à versão original, achei um filme brilhante, confuso, com muitos temas para iniciar longas discussões. E as interpretações eram geniais, especialmente Jack Gyllenhaal no papel de Donnie Darko. É um verdadeiro filme de culto.
Quanto a esta versão do realizador, não a vi ainda. Quando soube que iria ser preparada esta nova versão de um já magnífico filme, pensei se seria mesmo necessário fazê-lo, mas desde o seu lançamento que tenho lido críticas a esta versão e todas dizem ser bastante boa. Há mesmo quem diga ser melhor que a original de 2001. Com tais comentários, fico ainda mais interessado nesta Director's cut de Richard Kelly. Espero conseguir vê-la no cinema, já que o original só o descobri em DVD. Pecador!!!
Aproveito para dar os meus parabéns ao blog, tem muito bom aspecto. Também tenho o meu blog de cinema, com colaboração de um colega: www.kriticart.blogspot.com
Ainda estamos no início, começamos no mês passado.
Voltando a Donnie Darko, para mim a versão original é 5 estrelas (de 5). Estou ansioso para ver esta nova versão.
Cumprimentos cinéfilos!

 
At 12:37 da tarde, Blogger gonn1000 said...

Só vi o original, e é um ovni cinematográfico, uma brilhante obra de estreia que revelou o excelente actor Jake Gyllenhaal e o promissor cineasta Richard Kelly. Recomendado...

 
At 11:59 da tarde, Blogger Pedro Duarte said...

Um filme tremendamente original!
Grandes interpretações! Nunca vi a versão reduzida, mas dou 5 estrelas a esta!

Quem mora perto de Lisboa, vá já a correr para o cinema Quarteto!

 

Enviar um comentário

<< Home