sexta-feira, outubro 14, 2005

6ª Festa do Cinema Francês

"La Marche de l'empereur" de Luc Jacquet

Classificar "La Marche de l'empereur" como um banal documentário é algo cruel e injusto, mas onde incluir a obra de Luc Jacquet?
"La Marche de l'empereur" é na verdade um documentário, mas um documentário diferente, quase ficcional e fabulesco, pode parecer estranho o facto de referir-me a um documentário sobre um animal (os pinguins imperadores), como algo ficcional, quando apenas é filmado o seu habitat e o seu comportamento. É que em boa verdade toda a abordagem de Luc Jacquet transforma um simples pinguin, numa personagem de uma fábula, onde existe um lado humano e afectivo, onde o amor, a morte e o instinto selvagens, são sentidos e referidos por narradores na 1ª pessoa, como se aquela voz fosse a voz dos pinguins que acompanhamos.

Sujeito a condições de trabalho desumanas, Jacquet e toda a sua equipa, especialmente os directores de fotografia, realizaram um trabalho soberbo a nível fotográfico, dramático e narrativo.

Nesta visita guiada ao coração do Antártico, acompanhamos o ritual de sobrevivência da mais calma e desajeitada ave do nosso planeta, o pinguim.
Somos levados numa viagem, não ao lado animal, mas sim a um lado quase humano, se assim podemos chamar, que existe em cada animal, afinal o ritual que nos é oferecido, é feito de sacrifícios, de "amor" e de instinto de sobrevivência, que afinal de contas é o que governa todo o mundo.

Com belos momentos de humor, tensão e algum drama, "La Marche de l'empereur" torna-se assim um dos mais originais e agradaveis filmes deste ano e do seu género, refrescante em todos os sentido e sempre com um lado sensível e infantil que nos permite assistir ao filme em completo estado de extase.

NeTo - 8/10

P.S. - O filme estreará a 3 de Novembro de 2005, nas nossas salas com o título "A Marcha dos Pinguins". E se não estou errado, acabou por ser o filme Francês mais visto em território Americano.

5 Comments:

At 5:28 da tarde, Blogger brain-mixer said...

Foi o segundo documentário mais visto nos States a seguir ao Fahrenheit 9/11. E foi o filme que tirou Michael Bay do sério ao saber do sucesso deste, simultaneamente em exibição com o seu The Island!

 
At 11:48 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Estou mais que desesperado para ver este filme. DEve ser um grande, grande documentário, e parece ser o principal candidato ao óscar do género, na próxima cerimónia da entrega desses prémios, em 2006. Em Novembro lá vou vê-lo !! See ya :)

 
At 2:17 da tarde, Blogger Coutinho77 said...

Só ouvi falar maravilhas deste documentário. É um dos que aguardo já com alguma impaciência...
Abraço!

 
At 10:44 da tarde, Blogger Francisco Mendes said...

Certamente não faltarei à estreia deste filme... é só boas reviews... :)

 
At 12:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Estou ansioso pela estreia deste :)!

Abraços

 

Enviar um comentário

<< Home