domingo, fevereiro 06, 2005

"Ocean´s Twelve" de Steven Soderbergh

Entre "Ocean`s Eleven" e este "Ocean`s twelve", existem algumas diferenças... e para melhor.

Logo o facto de não existir necessidade de apresentar as personagens torna o filme muito mais ritmado, embora neste filme algumas personagens ganhem mais profundidade e características que até agora desconheciamos.
Outra razão que marca a diferença, é a quantidade de detalhes importantes, que são largados pelo desenrolar da narrativa e que são tantos e de tantas formas apresentados que corremos o risco de perder alguns, embora muitos desse detalhes até ocorrem ou fora do plano, ou até nos são escondidas algumas palavras.
Para finalizar a questão das diferenças emtre os dois filmes, está o facto de este ser mais espacial, desenrola-se em mais locais tornando-se mais fluido e mais abrangente, claro que isto se deve também ao facto de não haver necessidade de tornar o filme demasiado intimo, porque não há apresentação de personagens.

O filme em si, agradou-me mais que o primeiro, principalmente pela "estrela" que menos brilha no cartaz, Steven Soderbergh. Steven Soderbergh é o dono do filme, não necessitava de ter um elenco tão rico (pelo menos a nível monetário), Soderbergh faria um grande filme se escolhesse uma dúzia de pessoas que passassem por ele na rua. Soderbergh directa ou indirectamente (não sei) é um realizador, um fotografo e até um montador (ou editor, como preferirem).
A estéctica, cor e ritmo, tudo tem o dedo de Soderbergh. Existem cortes que de certeza são pensados na rodagem, nada é ao acaso, duas arvores, um poste, uma vela, tudo serve para fazer o quadro que possibilite o corte. Já para não falar na composição de cada plano, carregadinhos de detalhes, luz, sombras, reflexos, objectos, tudo entra e serve na perfeição cada plano.
A intriga é extremamente complexa.
Um ponto muito interessante é a banda sonora, existem momentos que nos remetem para séries policiais televisivas dos anos 80, assim como a fotografia.

Uma das coisas que reparei, é que parece ser um filme de referências, tanto pessoais (estas não vou referir... descubram ) e outras cinematográficas. Em pelo menos dois diálogos existem comentários claros ou a um filme ou actor. E num diálogo super interessante (como todos de resto) conseguimos perceber que existe a referência a "O Sexto Sentido" de M. Night Shayamalan.

O ponto mais fraco do filme será mesmo a interpretação, embora não exista ninguém que esteja muito mal, num filme com tanta "estrela" e tanta personagem é um pouco difícil conseguir arrancar uma grande interpretação, até porque o espaço para brilhar é pouco.

Gostei e acho que vai agradar a todos aqueles que gostaram do primeiro e até cativar novos fans, devido a uma grande componente cómica.

8/10