terça-feira, abril 19, 2005

"Saw-Enigma Mortal" de James Wan


por: NeTo

No cartaz promocional do filme, pode-se ler "O melhor Thriller Psicológico desde Se7en", isto só pode ser tido como ofensa a todos os outros thrillers do género, recordo por exemplo um, que passou algumas vezes num dos canais abertos da nossa televisão, "O Coleccionador de Ossos" de Phillip Noyce é bem mais interessante que este "Saw".

Com uma premissa interessante, este filme desenvolve-se no entanto de uma forma tão estranha que acaba por provocar uma grande noção de cansaço.

Dois homens acorrentados pelos pés, acordam num local que lhes é de todo estranho, nesse mesmo local encontra-se um corpo ensanguentado e só com o desenrolar do tempo se vão apercebendo do porquê se encontrarem naquele estranho local e naquela situação. A razão é facil de prever, alguém com uma mente doentia deseja algo deles... e embora o final do filme não seja nada de previsível (o que neste caso até não é elogio), a razão e a mensagem que o filme pretende passar é rapidamente perceptível a quem estiver atento ao filme e não esteja só a olhar para artificionalismos que apenas servem para tapar os olhos ao público.

Depois há aquele final que surpreende todos, mas nunca durante o filme nos foi dada uma ponta que realmente desse alguma coerência aquele final, acaba por parecer que houve uma séria necessidade de provocar gags atras de gags devido a uma história que acaba por correr depressa demais.

Interpretações fracas a que se junta uma realização nada convincente.

"Saw" até poderia ser o melhor Thriller desde "Se7en", mas falhou redondamente, resta salientar que tem momentos que devido à realização perdem todo o seu "nervo" e que o filme se resume a um momento em que pode provocar o horror a algumas pessoas... mas nessa altura o cansaço já pode falar mais alto.

NéTó - 4/10

1 Comments:

At 1:11 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Dei-lhe um pouco mais de classificação do que tu ( http://lordofthemovies.blog-city.com/read/1183590.htm ), mas também acho que poderia ter sido muito melhor...

Cumprimentos cinéfilos

 

Enviar um comentário

<< Home