terça-feira, abril 26, 2005

"The Ring 2" de Hideo Tanaka

por: NeTo

Pena que Gore Verbinski tenha deixado este "The Ring 2", voltar as mão do seu criador original. Após o brilhante trabalho de adaptação que Gore Verbinski, fez no primeiro filme, Hideo Tanaka surge agora a demonstrar que o terror Japonês funciona mas so em determinadas situações. O falhanço ja tinha ocorrido em "The Grudge" de Takashi Shimizu, que no geral mostra que afinal o terror asiático resulta mas não quando chega a território Americano. qual o problema? Serão os métodos de produção ou até mesmo os Realizadores que não são tão capazes??

Em "The Ring" uma das grandes qualidades, era o afastamento ao puro terror físico e uma passagem mais perto do suspense e terror psicológico suportados numa fotografia gélida e numa construção de personagens eficiente. Agora tudo muda "The Ring 2" mostra-nos uma história que não segue coerentemente tanto a nível formal como a nível de argumento, aquilo que nos foi dado no 1º filme.
Enquanto no primeiro filme se via uma cassete de video e se recebia um telefonema no qual nos era comunicado que quem viu o filme teria apenas 7 dias de vida, agora nada disso importa e Samara, persegue aqueles que viram a cassete e tentaram fugir, para além de para alcançar os objectivos mata qualquer um que se atravesse no seu caminho... eu gostava de ter alguma resposta, gostava de saber porquê!
Apesar de ter um início até bastante prometedor, rapidamente o filme perde-se em malabarismos e o terror inicial é esquecido e apenas algumas tentativas esporádicas de assustar a audiencia é que nos mantêm com os olhos abertos, embora com uma vontade imensa de os fechar.
Existe ainda um momento que envolve um grupo de veados (criados digitalmente) que provocará muitas interrogações à audiência, porque está algo a faltar, algum promenor foi ocultado, ou por erro técnico ou por exigencia da produção... na minha opinião, foi um verdadeiro erro técnico de Hideo Tanaka.

A interpretação ao cargo de Naomi Watts, não é nada de surpreendente até pela inconsequencia do argumento, enquanto David Dorfman mantem-se ao nível do primeiro filme, num registo ligeiramente mais sofrido.

"The Ring 2" está longe, muito longe do "original" americano de Gore Verbinski, e vem provar que não são apenas os asiáticos que sabem fazer terror... resta assumir que o realizador que criou a história pode ter criado também uma das piores sequelas de terror dos ultimos anos... irónico ou não, a verdade é que "The Ring 2" falha por completo os objectivos que eram pretendidos.

NeTo - 3/10