domingo, agosto 28, 2005

"I Heart Huckabees" de David O. Russel


David O. Russel tem vindo ser apontado como um dos novos talentos do cinema americano da actualida juntamente com os nomes de Wes Anderson, P. T. Anderson, Spike Jonze, Alexander Payne ou Sophia Coppola. Se dúvida existissem "I Heart Huckabbees" é a plena confirmação de todos elogios que tem recebido.

"I Heart Huckabees" corre o sério risco de passar completamente despercebido pelas nossas salas, onde foi brindado com o título "Psico Detectives", título este que apesar de não ser totalmente descabido, acaba por não ter a capacidade de demonstrar na tutalidade o que é o filme, e acaba por ser um título perguiçoso e que nos leva a ter em conta que o filme é uma mera comédia. Mas esta obra de Russel, é algo mais que uma comédia, é uma obra na linha de Jonze e Gondry, com um ligeiro sabor a Kaufman, em que as questões da existencias estão sempre presentes mas nunca sem dar uma clara resposta.

Russel, aproveita todas as questões do "seu" existencialismo niilista, para em momentos gozar com todas elas e provocar as mais inesperadas gargalhadas e guardando todas as respostas para o interior de cada um de nós.

Tentar reduzir numa pequena sinopse "I Heart Huckabees" é uma missão extremamente complicada, mas diremos que Albert Markovski (Jason Schwartzman), um jovem ambientalista com uma paixão por escrever poemas a rochas pantanosas que acaba de salvar, quer saber a resposta da sua existência que pensa estar relacionada com as coincidências de encontrar um homem negro em três situações diferentes, o que o leva a procurar os investigadores existênciais Jaffes (Dustin Hoffman e Lily Tomlin), que contra a vontade de Albert, interferem no seu trabalho, onde acabam por ser contratados por Brad Stand (Jude Law) para descobrirem a razao dos problemas familiares com a sua namorada Dawn Campbell (Naomi Watts), uma modelo lindíssima que acaba por se tornar em algo radicalmente oposto, como tentativa de valorizar a sua inteligência e não o seu visual. Mas os probelmas de Albert persistem, e o conflito com Brad aumenta e os Jaffes acabam por apresentar Albert ao seu "outro eu", Tommy (Mark Wahlberg), um homem com problemas familiares, que é bombeiro e que se opõe largamente ao uso de petróleo e gasolina.

Sim é complicado, mas na verdade é uma das mais inteligentes e interessantes comédias, com ligeiros delírios existencialistas e filosóficos, apoiado num sustentado surrealismo e com pingos de bizarro, "I Heart Huckabees" conta com dos mais peculiares diálogos dos ultimos anos, desde a descusão do petróleo como dádiva de deus, até ao encontro de Brad e Dawn com os Jaffes.

Russel é claramente dos mais visuais realizadores, juntamente com P.T. Anderson, e o crescimento visual e técnico de Russel é completamente perceptível no seu filme, existe um constante crescimento visual uma constante preocupação com a composição dos seus planos assim como com a montagem dentro do mesmo plano, por vezes histérico, por outros momentos intimo, Russel cria um retrato de loucura e divertimento como não se via há já bastante tempo.

Para a sua criação de um mundo cada vez mais louco e inconstante, Russel tem ao seu dispor um elenco fabuloso com interpretações ao nível da realização, Jason Schwartzman, Dustin Hoffman e Mark Wahlberg são o coração de todo o filme, criando das mais absurdas personagens a que tivemos oportunidade de ver, e onde se realça ainda com os seus maneirismo tão invulgares na sua carreira Jude Law, como um Vilão wannabe, com mais coração do que realmente demonstra.

Para quem procura uma comédia que se transceda e não se limite a gratuitamente soltar parvoíces e gargalhadas "I Heart Huckabees" promete gargalhadas, promete um dos mais peculiares momentos "românticos" deste ano cinematpográfico, como ainda promete verdadeiros delírios em relação à existência humana. Será que todos estamos ligados por coincidências, será que todos estamos inter-ligado e vivemos como um todo, ou será que nada disso existe e na verdade somos seres individuais e solitários. Mostrando que a vida é cruel, divertida e acima de tudo uma enorme confusão, "I Heart Huckabees" é das mais interessantes propostas deste final de verão.

NeTo - 8/10

Estreado em Portugal mais de um ano após a sua estreia nos EUA, "I Heart Huckabees" é uma clara mostra dos problemas e capitalismos que gerem a distribução em Portugal.

2 Comments:

At 11:25 da manhã, Blogger brain-mixer said...

Gostei do trailer. Pareceu-me ser delirante!

 
At 11:34 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Visto e analisado no meu blog :). Passa por lá.

Cumps. cinéfilos

 

Enviar um comentário

<< Home