quarta-feira, julho 13, 2005

"Le Voyage Dans Le Lune" de George Méliès (1902)


Apartir de Méliès o cinema deixou de ser apenas a simples representação do real, tal como faziam os irmão Lumiere.
Inicialmente os irmãos Lumiere, faziam registos fotograficos do natural e do real, pessoas a sair da fábrica ou comboiso chegando a estação, mas em 1902, George Méliès marca definitivamente o poder do cinema como forma de criar novos mundos, mundos inexistentes, capazes de cativar e provocar a ilusão no espectador, até ali, tão habituado à observação do real. Tempos antes já Méliès criava as suas ilusões em pelicula, mas terá sido em "Le Voyage Dans La Lune" que tal força criadora, terá explodido.
Partindo de uma ideia retirada de "From the Earth to the Moon" de Julio Verne e "First Men in the Moon" de H.G.Welles, e acrescentando, magos cientistas, criaturas maléficas e uma lua "humanizada", Méliè cria um deleite visual e criativo como nunca visto.
Recorrendo a técnicas de colagem (tecnica quase exclusiva da pintura) Méliès transformou extra-terrestres em pó e guada-chuvas em cogumelos gigantes, cria cenários fantásticos e ilusórios, contrapondo assim aquilo que o cinema era até à altura.

Por toda esta alteração estética, pela nova visão do realizador enquanto criador, por contrapôr o cinema fantástico ao cinema do "real", Méliès é hoje considerado o "mágico do cinema", e também o primeiro realizador artístico, capaz de transpôr a sua visão expressionista para uma pelicula, dando assim a conhecer ao mundo a força criativa existente no cinema.
Podemos apartir daqui marcar também um contraste que ainda hoje se vive e discute, o cinema do "real", aquele que filma os problemas da sociedade que mostra e pretende exemplificar pequenos ou grandes nichos, ou então o cinema fantástico, que um pouco por todo mundo enche de fantasia os olhares de espectadores fazendo-os sonhar.

Por tudo isto ou apenas pelo puro deleite de ver efeitos especiais sem qualquer ajuda digital, "Le Voyage Dans Le Lune" acaba por ser um filme obrigatório para qualquer pessoa que tenha visto um filme. Assim cresceu o cinema.

NeTo - 10/10

1 Comments:

At 3:51 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Creio ter visto este filme há uns anitos :). Preciso de o rever novamente.

Cumps. cinéfilos

 

Enviar um comentário

<< Home