sexta-feira, outubro 14, 2005

6ª Festa do Cinema Francês

"Les Mots Bleus" de Alain Corneau

Foi com "Les Mots Bleus", que abriu a 6ª edição da Festa do Cinema Francês na cidade do Porto, não foi a abertura perfeita, mas também não foi uma abertura horrível.

Alain Corneau apresenta-nos um filme simples, pesado e a roçar o telefilme.
Acompanha os fantasmas interiores de uma mãe e da sua filha, cada uma com conflitos interiores provocados por um passado "assombrado" e que se manifestam no seu dia a dia. Clara (Sylvie Testud), a mãe devido a um trauma de infância teme a leitura, a sua filha teme as palavras, não fala (não por qualquer tipo de defeciência) e comunicam as duas apenas por desenhos.
Esta relação é apresentada de forma lenta mas nem sempre eficaz, narrativamente muitos são os momentos do filme que se tornam inteligiveis aos olhos do espectador, momentos demasiadamente adornados que apenas complicam o que aparentava ser simples.

Apresentação familiar completa, não podia faltar o aparecimento de um elemento masculino, que desde o seu primeiro plano, e grande parte da culpa da câmara de Corneau, oferece-nos o desfecho do filme, num dos mais usados clichés.

Facilmente previsível, em espaços maçador e cansativo, sem qualquer tipo de emoção ou sensibilidade e com grandes deficiencias narrativas, "Les Mots Bleu" acaba por ser um simples filme que se vê e esquece passados alguns momentos.

NeTo - 4/10