sexta-feira, fevereiro 04, 2005

"CLOSER - Perto Demais" de Mike Nichols


"HELLO STRANGER"

Em relação ao filme, é um filme que pode ir direitinho para CULTO.

Mike Nichols foge a tudo o que é cliché. Tanto foge que não mostra, deixa que nós imaginemos e transporta todas essas imagens para a nossa cabeça sem as mostrar. De referir que não há uma cena clara de Sexo.

Depois na narrativa existe algo de teatral, que para uns será o suficiente para deitar o filme abaixo, pois não acham bem que teatro e cinema conjuguem. A Narrativa de Teatro é possivel em Cinema, talvez não completamente mas em grande parte. Durante o filme, toda a estrutura temporal não é linear, existindo bastantes saltos temporais, recordo um de 1 ano, que de maneira alguma é referenciado por uma maneira tão simples como colocando uma legenda a dizer "um ano depois", melhor recorrendo aos truques teatrais tudo é referenciado em conversas, diálogos.

Os diálogos são do mais brutal e detalhado num filme do género. Existe de tudo, de momentos em que nos podemos rir, outro em que nos sentimos frágeis e outro em que estamos completamente chocados pela precisão do detalhe e a brutalidade de tais comentários.

Para isso muito contribuem os actores, principalmente Clive Owen, que rouba todas as cenas a qualquer um dos actores que com ele partilham o filme. Não que os restantes 3, Jude Law, Natalie Portman e Julia Roberts, estejam mal, mas sim porque Clive Owen é uma explosão dos mais puros sentimentos. Mas todas as personagens e são apenas 4, o resto são figurante, todas elas são elaboradas, não são lineares, não existe o típico bom e o típico mau, não existe a donzela e a bruxa... existe sim uma multiplicidade de sentimentos que corre qualquer uma delas, provocando constantes alterações na sua personalidade, fazendo com que em determinadas alturas do filme alguma coisa nossa está naquela personagem.
É impossivel não existir algo em comum entre nós e qualquer uma daquelas personagens.

Para terminar, a banda sonora é poderosa, sendo um dos pontos mais importantes para contar uma boa história. Aqui fica umas musicas para ouvir e recordar o filme DAMIEN RICE - The blower's daughter e JEM - Come on Closer e num momento muito peculiar do filme podemos ouvir MOZART.

É um filme extremamente humano.

10/10

O filme tem algo de enigmático. QUEM É QUE NUNCA AMOU UM ESTRANHO ???

1 Comments:

At 12:03 da manhã, Anonymous Anónimo said...

É sem duvida um grande filme!! Adorei tudo desde a historia as interpretaçoes ate a banda sonora, um filme muito completo!!! :) Abraço!!

 

Enviar um comentário

<< Home