domingo, novembro 14, 2004

ROLLCAMERA
PRESENTS...
Tim Burton nasceu em Burbank, Califórnia em 1958 e hoje é um dos mais aclamados realizadores em todo o mundo, com uma legião enorme e fiel de fans.
Burton cresceu fascinado por Vampiro, Zombies e filmes de terror baratos. Mas quando decidiu que queria entrar no mundo do cinema, queria seguir pelos caminhos da animação e por isso entrou para a equipa da Disney, mas rapidamente se apercebeu de uma grande diferenças de estilos, mas aproveitou todo o material que tinha a sua disposição e trabalhou num projecto seu, que de início seria apenas um livro para crianças e que acabou por ser uma curta-metragem, "VINCENT". O sucesso foi tal, que Tim Burton sentiu-se encorajado e fez "FRANKENWEENIE", desta vez uma curta metragem mas de "live-action" e mais uma vez o sucesso foi tal que lhe ofereceram a realização de "PEE-WEE'S BIG ADVENTURE".
Nesta altura não conseguia acreditar que as coisas tinham corrido tão facilmente, Tim Burton acreditava que teria mais dificuldades em arranjar emprego como empregado de mesa.
O melhor treino para um reaçizador é a animação, porque obriga a trabalhar todos os aspectos, luz, edição e até mesmo representar, mas acaba por preferir o cinema, pois não se torna tão solitário e intimista e o convívio com as pessoas aumenta devido a ser um trabalho de equipa, pois quando Burton trabalhava sozinho sentia que "alimentava" o seu lado negativo da sua personalidade e as ideias surgiam um pouco negras.
"IF I WROTE, IT WOULDN'T MAKE SENSE"
Burton na realidade não escreve, mas gosta de estar sempre envolvido no acto da escrita. Um realizador tem de fazer o filme ele próprio e isso tem de acontecer antes de começar a filmar, por exemplo no caso de "EDUARDO MÃOS DE TESOURA", Burton apenas "realizou" a escrita, mas no final sentiu que o material era mais seu que dos próprios argumentistas.
Um dos motivos pelo qual Tim Burton não escreve, é o medo que tudo se torne demasiado profundo e pessoal e lá no fundo isso seria um entrave para o seu objectivo, que é apenas contar uma história.
O facto de preferir as histórias encantadas deve-se ao facto de assim tudo se tornar mais sensorial e menos literário.
"YOU DON´T KNOW BEFORE YOU SHOOT"
Segundo Tim Burton a melhor abordagem para a realização de um filme é a expontaniadade, não se deve levar ideias pré- concebidas para o set de filmagens. Daí nunca se dedicar muito aos Storyboards que na maior parte das vezes serão um entrave, até porque as grandes e decisivas decisões são tomadas na ultima hora.
"USE WHAT´S INSIDE THE ACTOR"
Tim Burton não chama os actores para um casting, pois sendo essa pessoa um actor ou actriz, de certeza que sabe actuar.
A escolha de Johnny Depp para "EDUARDO MÃOS DE TESOURA", deveu-se apenas ao facto de Depp ser uma estrela de uma serie televisiva para adolescentes e EDUARDO ser uma personagem completamente diferente e que agradava a Depp.
Martin Landau como Bela Lugosi em "ED WOOD", porque Landau começou a sua carreira a trabalhar com Hitchcock e acabou a carreira a trabalhar em pequenos papeis na televisão, e Tim Burton pensou que assim sentiria o que Bela Lugosi sentiu.
Michael Keaton para "BATMAN", foi uma escolha que muita gente não percebeu, mas Burton sentia-se fascinado pela sua personalidade um tanto quanto psicótica.
"EVERITHING SURPRISES ME - AND THEN AGAIN, NOTHING DOES"
Tim Burton nunca acreditou quando outros realizadores lhe diziam que tudo estaria como tinha imaginado. Para Tim Burton isto é impossível, pois existem muitos aspectos que não se podem controlar, tanto no dia a dia, como no set de filmagens... no final tudo é uma surpresa.
fonte: "Movie Makers Masterclass" de Laurent Tirard

1 Comments:

At 8:49 da tarde, Blogger Juom said...

Excelente resumo da carreira de um dos mais prestigiados e talentosos realizadores norte-americanos da actualidade. E contém algumas citações interessantes que desconhecia. I'm a sucker for anything about Burton. Good work. Continua o bom trabalho.

 

Enviar um comentário

<< Home