quarta-feira, julho 27, 2005

“The Jacket : Colete de Forças” de John Maybury

“The Jacket” não é nada de muito original.
Um militar da guerra do golfo é atacado a tiro, perdendo a memória, após problemas com a justiça é internado num hospital psiquiátrico, onde apartir de um tratamento descobre que pode viver outros tempos.

Na verdade tirando o excelente, genérico inicial, o arranque do filme é lento e sem muito interesse, mas assim que a intriga é lançada, John Maybury conta a sua história, numa estrutura que obriga a uma certa reflecção, existe uma interessante exploração do tempo e do espaço, sendo possivelmente os melhores momentos da película.

A montagem tem um ritmo muito agradável, principalmente em momentos paralelos, em que tudo nos é dado com a cadência perfeita.
Longe de ser uma obra-prima, o que mais facilmente saltará aos olhos do espectador, será mesmo a interpretação de Adrien Brody, embora sem ser sublime, é eficaz e cumpre as suas funções. Quem acaba por surpreender é mesmo Keira Knightley, que pela primeira vez nos aparece, não como uma pretty-girl, mas por breves momentos como uma personagem, dura, perdida e amargurada, coisa rara para a jovem.

O que realmente acaba por ser bastante interessante é o facto do nosso herói não procurar uma solução... ele sabe que vai morrer, mas não procura resolver essa situação, como é normal. Aqui o chamado herói, sabe que vai morrer e não vai à procura de algo que o salve, entrega-se preocupando-se com algo que não a sua vida... uma espécie de martir.

Com um argumento complexo e excessivamente denso, a verdade é que nem tudo foi devidamente aproveitado, o tempo foi pouco, assim como o dinheiro, ou não se tratasse de uma produção “independente”.
Mas o que realmente interessa, é que o thriller-psicológico, tem em “Jacket” um interessante exemplo, sem grandes pretenciosismos, o cinema chamado “independente americano” lá vai mostrando às grandes produtoras como se vai fazendo algum cinema comercialmente viável, mas respeitando sempre o bom nome do cinema.

“The Jacket” será mesmo uma "relativa" surpresa deste ano.

NeTo – 6/10

8 Comments:

At 2:45 da tarde, Blogger Coutinho77 said...

Digo-te que fiquei extremamente desapontado com este filme... com tantos e bons recursos saiu uma grande confusão sem pés nem cabeça..
Infelizmente não correspondeu às minhas espectativas, foi mesmo uma "grande" surpresa para mim.
Abraço!

 
At 7:50 da tarde, Anonymous Anónimo said...

O.K. Vamos por partes... vi o teu endereço num blog dedicado ao Wrestling e resolvi dar uma espreitadela.
Começo por dizer que fiquei surpreendido positivamente pelo teu blog. Acho-o de uma utilidade excelente. Bem organizado, bem gerido e c/boas escolhas.
Gostava, se pudesses, que desses uma olhadela no meu blog, que tb é dedicado ao Wrestling, mas que tem uma abordagem diferente do blog em k vi o teu endereço.
Passa por lá: Wrestlingmania.blogs.sapo.pt. Pessoalmente já marquei o teu blog e smp k puder dou uma olhadela e deixo um comentário. Fica Bem!

 
At 11:34 da tarde, Blogger Unknown said...

Há muito que ando para o ver... desde que estreou no cinema!Eheh... Tenho de o ver em DVD. Abraço!

 
At 1:54 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Até que enfim alguém uma opinião minimamente positiva :)! Estava a ver que era o único! Análise no meu blog em breve.

Cumps. cinéfilos

 
At 4:01 da tarde, Blogger MPB said...

Nuno: Sem ser um grandioso filme, é interessante, mas era algo que com um pouco mais de coragem, ou "dinheiro" até podia ser um grande filme, e um possível "culto".

S0lO: parece que sim, mas não fomos os unicos, existe por aí bastante gente que gostou do filme... tinha muito para dar, mas acabou por ser uma agradavel surpresa.A crítica até aceitou bem o filme, por isso não somos só nós ;)

Cumps

 
At 4:02 da tarde, Blogger MPB said...

Coutinho77 - Nada a dizer, são opiniões, eu ainda encontrei algo de positivo, no meio de tanta confusão :D

Cumps

 
At 11:51 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Eu gostei... muito...

 
At 11:45 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

 

Enviar um comentário

<< Home