segunda-feira, abril 19, 2004

Os "TORANJA"

Hoje deu-me para falar na Banda portuguesaque canta em português e que a seguir à era de Ornatos, tem feito música a sério... TORANJA.
A +/- um ano atrás no Curto-Circuito, vi um concerto de 5 músicas de uma banda portuguesa desconhecida... e fiquei estúpido, pelas letras e sonoridade da banda... simpáticos e humildes, sem vergonha de agradecerem à Mafalda Veiga por lhes ter emprestado uma guitarra acústica para esse concerto, logo ví que seria uma banda que iria marcar a música portuguesa moderna. Depois do desaparecimento de Ornatos, sem dúvida os Toranja são a melhor banda portuguesa de sonoridade rock.
Comprei o cd, há já um tempo, quase nem se ouvia falar, tanto que agora até mudaram o visual do cd... tive amigos meus que de guitarra na mão cantavam " Quem gasta dinheiro em cds de toranja é quem mais esbanja", mas hoje são eles que teem o meu cd em casa... why???
De início, comparava os Toranja, a um rejuvenescimento de Jorge Palma, e continuo a achar que em termos melódicos e poético estão lá perto.... teem um pouco de Bob Dylan e depois claro teem a marca do seu estilo.... mudanças constantes de ritmos e sons ao longo de uma música.
Sem duvida uma banda que me vai marcar e que vai marcar o seu lugar na música portuguesa... espero ver os Toranja ao vivo, pois dizem ser um espectáculo.
Deixo agora alguns excertos de letra que eu gosto particularmente:

"A Carta"

Desculpa se te fiz fogo e noite
sem pedir autorização por escrito
ao sindicato dos Deuses...
mas não fui eu que te escolhi.
Desculpa se te usei
como refúgio dos meus sentidos
pedaço de silêncios perdidos
que voltei a encontrar em ti...

"Casca"

Tentamos disfarçar demónios
Por medo desviamos olhos
Por fuga apagamos fogos
Por escudos renascemos novos
Sem rasto esquecemos lábios
Altivos, rastejamos, sábios
Cada vez mais fundo
No buraco do mundo

"Cenário"

Noite é poder
é querer
é chorar em teus braços
teus olhos
teus traços
teus labios
meus passos
em ti eu acabo
meu fado é teu fado, meu fado é teu fado
tenta parar

"Fogo e Noite"

Foi dança
foram corpos de aço
entre trastes de guitarras
que esqueceram amarras
e se amaram sem mostrar.
Foi fogo
que nos encontrou sozinhos
queimou a noite em volta
presos entre chama à solta
presos feitos para soltar...


Ouçam, que vão gostar...

P.S- coisa engraçada é o facto de muitos dos títulos das músicas estarem "escondidos" no meio de outras música... exemplo de "Fogo e Noite" e "Lados Errados"

CIAO