sábado, junho 26, 2004

"Sinais" de M. Night Shaymalan


Eu sou um fan de M.Night Shayamalan, amei "O 6º Sentido", adorei "O Protegido e em relação a este "Sinais", é o meu favorito.
Talvez porque aborda um tema aida mais fantástico. As invasões extra-terrestres fazem parte do imaginário de qualquer pessoa, e esa filmada e escrita por M. Night Shayamalan tem algo de muito especial, é filmada como se fazia há muitos anos, não existem os excessos de "aliens" nem de naves espaciais super rápidas e com iluminações alucinantes e muito menos aborda uma invasão a nivel mundial.
Aqui tudo se desenvolve em volta de uma familia, tudo muito claustrofóbico, não existem comunicados do presidente dos EUA nem um exercito a bombardear extra-terrestres com montes de carga nuclear. Aqui os seres do outro mundo servem apenas para desenvolver um tema, uma lição, uma crença... afinal tudo gira a volta de ET's para chegar a um tema tão simples como a FÉ.
A fé que um antigo pastor tinha perdido, devido ao seu Deus nâo ter salvo a sua esposa da morte.

Mas afinal o que são "Sinais"... a inicio pensamos serem apenas as marcas nas searas, marcas essas deixadas por extra-terrestres como sinais da sua invasão, mas no final do filme reparamos que tud são "Sinais" desde um copo de água, até ao um simples numero de telefone para o qual sempre tivemos medo de ligar. A coisa mais simples do mundo pode ter uma finalidade, nada acontece em vão, tudo o que acontece é porque tem de acontecer. E esta ligação de "Sinais" irá permitir a recuperação da Fé por parte de Mel Gibson.

Mel Gibson e Joaquin Phoenix encabeçam o elenco deste filme e cumprem, nada de muitas palavras e nada de muitos excessos e ataques de panico, acima de tudo conseguem transmitir aquele sentimento de inquietação e medo, sem que nos pareçam falsos.

E claro, um dos mais importantes condimentos de um filme de ficção cietifica e suspense, é a banda sonora, que é super inquietante remetendo a nossa memória para momentos de "X-Files".

Tudo isto e muito mais tornam M.Night Shayamalan, quase um estilo cinematográfico, é capaz de pegar em temas "assustadores" e fantásticos (Fantaasmas, Herois e vilões de BD, ET's) e lá no fundo abordar os mais puros sentimentos humanos.

Uma maravilha.

O MELHOR: Tudo acima referido. (argumento, realização,interpretação, banda sonora) e o desenrolar claustrofóbico.
O PIOR: Não vai agradar quem estiver à espera de ver grandes batalhas e explusões.