sábado, fevereiro 19, 2005

"Romasanta" de Francisco Plaza

"Romasanta - A Caça Ao Lobisomem" é um filme de terror que na verdade nunca chega a ser um filme de terror.

O filme baseia-se na lenda do “Lobisomem de Allariz”. Manuel Romasanta é acusado de assassinar brutalmente diversas pessoas, sendo capturado com a ajuda da irmã de uma das vítimas. No seu julgamento a dúvida instala-se, será Romasanta um homem amaldiçoado que se transforma em lobisomem, ou é uma assasino que seduz as mulheres matando-as de seguida, ou é um homem doente que sofre de uma doença mental que o "transforma" num animal com instintos assassinos.

O filme tem um arranqe interessante, criando um suporte para desenvolver apartir daí uma história com pés e cabeça, mas acaba por fracassar em quase tudo. Sendo anunciado como filme de terror nunca chega sequer a tocar o mínimo terror e acaba por cair numa simples representação de uma lenda, é uma típica história que os pais ou os avós contam aos mais jovens.

Sendo uma produção agradável, não passa disso mesmo, um argumento que não surpreende, actores que tentam representar, por exemplo Julian Sands que será a cara mais conhecida do elenco acaba por cair na monotonia que na verdade o filme é no seu geral.
Se alguma coisa há de positivo, será o cuidado estético que o filme tem e também a um momento de efeito de camara que resulta na perfeição num dos momentos mais fantásticos e ilusórios do filme.

De resto "Romasanta" é um filme que nada acrescenta, tenta ser algo, mas acaba por não conseguir. O seu unico ponto de interesse acaba por ser o facto de mostrar ao mundo uma lenda que até acaba por ser interessante e podia ter dado um filme interessante, mas não deu.

NeTo - 3/10