terça-feira, outubro 04, 2005

Próxima Estreia

"Alice" de Marco Martins


Sites:
http://www.madragoafilmes.pt/alice/

Sinopse:
Passaram 193 dias desde que Alice foi vista pela última vez.Todos os dias Mário, o seu pai, sai de casa e repete o mesmo percurso que fez no dia em que Alice desapareceu.A obsessão de a encontrar leva-o a instalar uma série de câmaras de vídeo que registam o movimento das ruas. No meio de todos aqueles rostos, daquela multidão anónima, Mário procura uma pista, uma ajuda, um sinal...A dor brutal causada pela ausência de Alice transformou Mário numa pessoa diferente mas essa procura obstinada e trágica, é talvez a única forma que ele tem para continuar a acreditar que um dia Alice vai aparecer.

Ficha Artística
NUNO LOPES , BEATRIZ BATARDA, MIGUEL GUILHERME, ANA BUSTORFF, LAURA SOVERAL, GONÇALO WADDINGTON, CARLA MACIEL, JOSÉ WALLENSTEIN, CLARA ANDERMATT, IVO CANELAS, TERESA FARIA, CARLOS SANTOS

Argumento e Realização
MARCO MARTINS

Nota de Intenções
Interessava-me na história de "Alice" explorar sobretudo a obsessão. Alguém que perde uma filha e que, sentido-se impotente para agir, cria um sistema paralelo de funcionamento, exterior à sociedade em que vive. Quando, à noite de regresso a casa, vemos os vídeos de Mário e toda aquela multidão anónima, em movimento continuo, já não sabemos se aquelas imagens são reais se apenas existem na cabeça de Mário.Um rosto igual a outro rosto, uma rua igual a outra rua, um dia igual a outro dia. A cidade como local de abstracção onde, alguém como Mário, pode estar profundamente isolado. Na procura de Alice, Mário conhece outras personagens, também elas, de alguma forma, sozinhas também elas isoladas na cidade onde vivem."Alice" é sobretudo um filme sobre a ausência. Uma história de amor de um pai por uma filha.

Festivais e Prémios 2005

-Cannes: prémio "Regards Jeunes" - Melhor Filme da Quinzena dos Realizadores
- Danish Film Institute – Copenhaga
- Festival de Haifa – Israel
- Golden Horse Film Festival – Ilha Formosa

(Fonte www.madragoafilmes.pt)



Agora pergunto eu... alguém tem uma boa razão para não ver "Alice"?
A primeira longa metragem de Marco Martins, vencedora do Prémio "Regards Jeunes" de Cannes, prepara-se para estrear já esta 5ª feira dia 6 de Outubro.
Muito bem recebido por grande maioria da impressa estrangeira, adivinha-se novo sangue no nosso cinema. Mas de resto já sabemos irá estrear em poucas salas (gostaria que não) e muita gente dirá... "mais um filme português"... eu cá tenho uma enorme espectativa, desde a qualidade plástica, aos actores e até à grande sinopse que acompanha este post, tudo parece ser perfeito para estarmos perante um grande filme.
Eu serei um dos que poderão encontrar numa sala de "Alice"... e vocês?

6 Comments:

At 7:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

tive conhecimento do filme só há uma semana e picos qdo vi o trailer no cinema. pensei de imediato: "este tenho de ir ver"; portanto, eu serei uma das que estará na sala p/ ver "Alice"!

vi o Nuno Lopes numa peça o ano passado e fiquei impressionada com o seu talento. pelo que percebi ele aqui está soberbo...

mas pronto, devo confessar, será apenas o 2º filme português q vejo no cinema... (o 1º foi o "Quinto Império")

 
At 9:13 da tarde, Blogger David Santos said...

Olá!
Só para dizer que coloquei um link para o teu blog no Matiné
Um Abraço

 
At 10:41 da tarde, Blogger Juom said...

Este vou ter oportunidade de ver e não vou perder. Desde que estreou em Cannes que ando em pulgas para ver o que vai sair daqui. Só espero não ficar desiludido, como por exemplo aconteceu com a Costa dos Murmúrios. Mas são filmes muito diferentes, creio eu, e serão certamente experiências bem diferentes.

 
At 12:33 da tarde, Blogger Marisa Alexandra Batista said...

Eu não vou mesmo perder a oportunidade de ir ao cinema ver este filme.
As expectativas são enormes, espero não me desiludir.

Cumprimentos,

 
At 12:37 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Eu também irei estar numa sala para ver o "Alice"...vemo-nos por lá :P!

Cumps. cinéfilos

 
At 10:01 da manhã, Blogger David Santos said...

fiquei mto curioso.
das imagens que já vi do filme fiquei supreendido pela qualidade da fotografia do filme.

 

Enviar um comentário

<< Home