segunda-feira, abril 19, 2004

CIDADE DE DEUS, de Fernando Meirelles


Ontem revi esta obra-prima... não dá para explicar o que sinto a ver este filme "marginal".
A realização é fabulosa, a montagem (que merecia o Oscar) é divinal, o argumento nem se fala, banda sonora de luxo e depois os actores são reais... eles vivem aquelas situações de longe ou de perto todos os dias e esse é o trunfo do filme... o filme fiel.
Mas ao ver este filme, lembrei-me também das pessoas que dizem que o cinema Português é só asneiras e "Caralhadas"... até podem ter razão, mas "Cidade De Deus" é um exemplo de como as "caralhadas" podem ser arte... Um bombardeamento visual e sonoro magnífico... o aproveitamento da luz das sombras tudo levado ao extremo...
Este é daqueles filmes que Scorsese, gostaria de ter em mãos...mas não sei se faria melhor que Meirelles (este é o melhor elogio que posso fazer ao filme).
O cinema brasileiro, ultrapassou os limites e tocou no céu. Não consigo mesmo explicar o que me vai na alma depois de ver esta maravilha...

Agora um recado, aqueles que "mandam" no cinema português... o Brasil arriscou e ganhou, enquanto nos mantivermos agarrados ao politicamente correcto, não vamos lá... tenho esperança que com a nova lei do cinema acabem as cunhas e venham ao de cima os reais valores.