quarta-feira, janeiro 05, 2005

Missão a Marte de Brian De Palma

Este é um filme de ficção científica, muito especial... até porque não é muito o meu género andar a ver naves a viajar de planeta em planeta. Sinceramente este não é o meu estilo.

Mas nesta obra de Brian De Palma, encontrei muita coisa que me agradou, uma delas de o filme em sí não ter uma abordagem de ficção-científica, mas sim uma abordagem clássica. Combina com todo aquele ambiente espacial um certo espiritualismo, sentimentalismo e interrogações sobre as origens humanas. E é isto que aos meus olhos torna o filme tão especial, pois não é um filme que vive às custas de grandiosos efeitos especiais. Também porque me pareceu ser um filme de referências e isso agrada-me.
Depois as opções tecnicas de Brian De Palma são fantásticas num filme destes, talvez mesmo inovadoras, conseguindo colocar-nos por momento dentro de uma nave espacial. O filme durante os primeiros minutos de apresentação, é filmado em 3 - 4 planos sequencia de uma complexidade brutal. Depois alguns planos dentro da nave que são mágico, parecendo um concerto de musica clássica. Um momento de dança sem gravidade fantástico e para alé dos momentos de suspense estarem brilhantemente acompanhados com uma banda sonora de um senhor, Ennio Morriconne.

Mas o que mais me agradou no filme, foi sem duvida alguma o dramatismo e a procura das personagens. Gary Sinise é grande. E Tim Robbins enche o coração a qualquer um numa enorme prova de amor.

Podia aqui falar em alguns defeitos, mas poderia estragar o que o filme tem de surpreendente... apenas digo que tem um final melodramático que ninguém está a espera... pelo menos acho eu

8