sexta-feira, fevereiro 04, 2005

"À Procura da Terra do Nunca" de Marc Forster

Este é um filme sobre a imaginação, seja nos bons, seja nos maus momentos da vida.
É um filme sobre as escolhas que fazemos e queremos na nossa vida.
É um filme que nos dá uma boa maneira de viver a vida.
Resumindo é um filme sobre a vida.

Penso ser um filme fácil de se identificar com qualquer pessoa, principalmente com os mais fantasistas e com os amantes do cinema e do teatro. Penso que cada um daqueles que for ver o filme vai encontrar em um ou mais momento um pedaço do que foi a sua vida... ou melhor, um pedaço do que quer que a sua vida seja.Pelo menos a mim aconteceu. Para além disto, temos também a curiosidade de saber como aconteceu a criação de um dos mais belos contos infanto-juvenis do mundo "PETER PAN" (por acaso uma das minhas preferidas). Ficamos a saber detalhes que provavelmente nunca tinhamos imaginado. E o mais interessante aquela história que parecia ser impossível, afinal tem muito de real.

Em termos tecnicos é um filme muito interessante, a fotografia é de estranha envolvencia, parecendo existir uma pequena sujidade envolvendo as imagens, muito dramática e relaxante, nada exagerada. A realização de Marc Forster sem ser um portento em termos de ritmo e "magia", penso ser a mais adequada, pois arriscou em grande parte dos seus planos em entrega-los apenas a grandes planos dos actores. Ou seja, se os actores não ajudassem o trabalho do realizador era um buraco.
Para isso, Forster nos momentos mais dramáticos utiliza apenas grandes planos ou planos de conjunto muitos apertados e com apenas os rostos "focados", utilizando constantemente os planos mais afastados em desfoque. Muito teatral e muito adequado ao sentimentalismo.
De realçar o ultimo plano, um espectáculo, toda a composição e toda a tecnica num plano tão belo e ao mesmo tempo tão complexo. Dá ideia de ser simples fazer um filme.

A montagem é vigorosa, conseguindo chamar a atenção do espectador para o local adequado, para isso contribuiu de certo a realização.

Actores... quanto a interpretações temos o ponto mais forte do filme.
Depp é um actor cativante, não é preciso falar para transmitir a mensagem. Recordo 3 planos em que Depp nada diz e que nos consegue arrepiar e comover. (A mim comoveu como nunca me tinha feito durante um filme). Depp é sem dúvida o grande actor de Hollywood, é um mestre, é um criador de personagens, é sem dúvida alguma uma inspiração para quem gosta de cinema.
Kate Winslet, é portentosa, cada grande plano seu enche o coração de cada um de nós com mil e um sentimentos. É o seu grande papel, disso não há dúvida, completando em grande estilo um ano que já de si não era mau depois do desempenho em "O Despertar Da Mente".
Por fim, em relação aos actore vou falar apenas de um "puto", que é absolutamente fantástico (todos os miudos são fantasticos), mas Freddie Highmore é um jovem actor com uma interpretação nada normal num miudo da sua idade.

Simplesmente extraordinário. Quanto a sentimentos... este é possivelmente o filme do ano.


Meus amigos "This is NEVERLAND". É cinema para a eternidade, vai ser um clássico do cinema.

10/10