quarta-feira, abril 20, 2005

"Nothing" de Vicenzo Natali

por: NéTó

Antes de mais, convém referir que "Nothing" foi o vencedor do Grande Prémio/Best Film Award do Fantasporto 2005.

"Nothing" é o 3º filme realizado pr Vicenzo Natali, que depois de revolucionar com "Cubo" e surpreender com "Cypher", vem agora marcar posição, como um dos mais loucos e corajosos realizadores do cinema actual.
"Nothing" é um filme surpreendente pela sua aparente simplicidade visual e pela complexidade e exagero ou delírio que é o seu argumento. É complicado explicar o que é este filme, na verdade o filme é quase nada... é uma espécie de visual simplista "Dogville" e até de "Cubo" e um delírio saído da cabeça de Charlie Kauffman.
Simples, divertido e surpreendente, são os três adjectivos que no meu ponto de vista mais se adaptam a este filme.
Num filme que é um verdadeiro NADA, as interpretações são fantásticas, transmitindo-nos todo o divertimento, o trauma ou o medo das situações vividas. São os actores que dão vida a este filme, e aqui a evidencia é bem maior que noutro filme qualquer. Para além das emoções, dos diálogos, existe um surpreendente humor físico que nos provoca uma quantidade enorme de gargalhadas.
A realização de Natali é inteligente e simples, com uns truques básicos, mas mais que tudo eficaz, conseguindo acrescentar a uma atmosfera fantástica e humorista uns toques de subjectividade e de ainda maior humor do que aquilo que o filme realmente é. Natali parece um jovem entusiasta que se diverte à grande a fazer os seus filmes.
Sem dúvida que Natali é um grande realizador.

Mas como é normal, nos filmes do género, momentos existem em que o exagero toma conta da pelicula, e aqui não é excepção. O final embora seja bem disposto, chega a roçar o ridículo, pois o assunto abordado pelo filme é interessante e não merecia terminar daquela maneira......... muito exagerada, mas isto, em comparação com todo o resto do filme é NADA Um filme para ver e apreciar. Com poucos recursos se fazem filmes interessantes e acima de tudo originais.

NéTó - 7/10

Já agora deixo a pergunta que tenho visto por muito lado "Quanto tempo demorará Hollywood a descobrir Vicenzo Natali???". Eu espero que nunca e que Natali mantenha o espirito e a liberdade criativa que manteve até agora.