sábado, junho 25, 2005

"Rollcamera e o valor do IVA"

Actualmente estamos a viver num momento que se fala em crise a todos os níveis. Portugal encontra-se na cauda da Europa e a caminho da cauda do Mundo. Crise económica, crise cultural, crise europeia, resumindamente Portugal quase que passa a sinónimo de crise.
Para combater a crise económica, o actual governo, viu-se quase que obrigado a aumentar os imposto sobre tudo e mais alguma coisa... mas terão sido feitos da melhor forma? Quais os impactos na sociedade?

Aqui apenas vou falar do aumento do IVA na compra de DVDs, Livros e CDs, porque tudo o resto afasta-se da temática deste blog, porque senão teriamos muito para escrever.

Pois é verdade que apartir de agora teremos que pagar uma taxa de imposto IVA de 21%, ao adquirir um mero DVD, um livro ou um CD. Eu por acaso, até perceberia tal atitude, mas não da maneira que está a ser feita. Embora não tenha a informãção concreta sobre se haverá alguma alteração brevemente, sei que nos antigos escalões de IVA ir a um jogo de futebol, ou ir ver um filme a uma sala de cinema era coberto por uma taxa de IVA de 5%, enquanto que comprar um DVD, IVA = 19% (agora passará aos 21%).
Será que ao ir ao cinema vou continuar a pagar a taxa de 5%, se sim, algo estranho está a acontecer.
É que os senhores do governo, podem ter acesso a todas as formas de cultura que os involvem, mas o povo não, e depois o povo português "é inculto" e coisa e tal.
Livros, CDs e DVDs, não são parte integrante da alimentação culturar e emotiva de uma pessoa?
Porquê ir a um cinema pago 5% e compra um DVD que por vezes tem uma edição miserável, tenho que pagar como um bem de luxo (21%), os senhores ministros devem achar que a cultura não será um bem essencial a todo o povo... é so para eles?
Já que se pegar no exemplo do futebol, em que clubs devem fortunas ao estado, e ainda são levados ao colo, quando sobre o preço dos bilhetes levam 5%.

Vendo bem a situação, cada vez mais o povo terá de se restringir das coisas, e cingir aos bens essenciais à sua vida, e a cultura e a educação não deverão ser, pelo menos pelo que o governo dá a entender.
Existem muitos meios de rentabilizar "as fortunas", será que ao diminuir o IVA de CDs, Livros e DVDs, o povo não compraria em maior numero, e por sua vez as receitas seriam compensadas? Afinal de contas o povo procura o mais barato, ou não estamos nós de tanga.
Mas com tudo a subir, mal resta dinheiro para comer, e para quê estar a gastar dinheiro a ir comprar Cds, Livros e Dvds, o povo em parte até deixa de ir ao cinema.

Resta pensar sobre a situação e tentar perceber se será justo afastar o povo da cultura e da informação. Mas para não me limitar a criticar, posso lançar uma ou outra solução que permitiria uma entrada de MUITO dinheiro fresquinho, para o bolso dos senhores governantes. Espero não escandalizar ninguém, mas a legalização da prostituição seria uma dessas atitudes a tomar, seria melhor a nivel social, que teriamos a situação controlada e fiscalizada evitando doenças e situações de risco, por consequente mais segurança, e claro muita entrada de dinheiro através de impostos... espero que todos compreendam, mas a maioria dos países da Europa adopta esta situação e não se deram nada mal com isso.

A mim pessoalmente custa ver que cada vez mais tenho dificuldade em adquirir um DVD, ou um Livro... possivelmente farei e ajudarei a aumentar os numeros da pirataria.

Por favor senhores.... ACORDEM


P.S. - Desculpem este meu devaneio ;)

5 Comments:

At 2:10 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Concordo com as tuas ideias...e não posso deixar de achar piada áqueles que querem reduzir a pirataria, mas depois aumentam o IVA sobre os CD's, DVD's, etc...Depois queixem-se!
"(...)possivelmente farei e ajudarei a aumentar os numeros da pirataria"...e eu também :)!

Cumprimentos cinéfilos

 
At 12:25 da manhã, Blogger João said...

Diz mal agora do governo de Direita!

Tu no fundo és Comuna!

 
At 9:00 da tarde, Blogger MPB said...

JOÃO, seu extremista :)

Até parece que me conheces a meia duzia de dias... eu comuna ? isso é insulto :D Prefiro que me chames Monarquico.

Se eu sou comuna a Andreia é o que? LOL
Eu nunca disse mal, ou pelo menos muito mal do teu governo de direita :D

Até breve, força com os exames.

 
At 11:35 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Nos livros aplica-se a taxa de IVA de 5% com algumas excepções por exemplo em publicações de carácter pornográfico.

Por outro lado as pessoas queixam-se mas é preciso compreender que as taxas reduzidas (Portugal tem duas) são um benefício para alguns produtos considerados como bens essenciais. Metade dos países na UE não as têm e pagam a mesma taxa de IVA em tudo o que compram (alguns com taxas superiores a 21%)

A situação actual não será talvez a mais correcta e discrimina certos produtos em relação a outros. Mas existe uma forma muito simples de corrigir esta situação e é acabar com as taxas reduzidas. Parece-me aliás muito provável que isso aconteça a longo prazo.

Aliás as taxas reduzidas acabam por ser um desperdício, pois tanto paga 5% uma pessoa que realmente precisa assim como um «rico». A forma correcta seria acabar com as taxas reduzidas e depois dar apoio social a quem precisa, que o gastaria como bem lhe aprovesse, até compraria DVDs se quisesse. Acreditem que o ganho em termos de IVA (passando tudo para 21% ou até quem sabe uma taxa inferior) permitiria depois com esses recursos adicionais fazer chegar a quem necessita algum apoio monetário. Mas a grande dificuldade depois é identificar quem são essas pessoas e evitar abusos mas enfim esse é o problema de qualquer programa social e era outro assunto que dava pano para mangas (qual o IVA nos panos, alguém sabe?).

 
At 12:11 da tarde, Blogger MPB said...

Correcoto, erro meu, pareceu-me ver numa noticia que os livros iriam aumantar para 21%, ao que parece foi engano. Mas exceptuando isso ainda nao consigo perceber o porquê de muita coisa. Algo vai mal.

Cumprimentos

 

Enviar um comentário

<< Home