segunda-feira, agosto 15, 2005

"Janela Indiscreta" de Alfred Hitchcock (1954)

"Rear Window" será possivelmente a grande obra, do grande mestre do suspense.
A sua grande obra surge logo depois de um dos grandes fracassos na altura "A Corda" (agora é um dos grandes filmes do mestre), "Rear Window" acaba por ser a grande mostra do génio de Hitchcock.

Partindo da visão de um fotografo que se encontra em casa com a perna partida a observar a vida aparentemente calma da vizinhança com o auxílio da sua lente grande-angular, Alfred Hitchcock tira todo o proveito da força da imagem em cinema. Visto num DVD, a sua obra perde um pouco a sua forma, mas basta ao espectador, tentar imaginar cada plano numa tela de cinema, por vezes frente aos nossos olhos é colocado um "plano muito geral" das vidas dos vizinhos observados, por vezes somos nós os olhos de James Stewart, somos nós quem vemos e por momentos que mesmo tem que procurar em cada plano o que realmente é pretendido.

E é isso que torna o filme tão intenso, é o facto de exigir a máxima atenção da audiência, é o facto de ser uma obra quase interectiva, é o facto de partir do geral de um dia a dia de um bairro, e depois termos a tensão a centrar-se num caso estranho que parece não ter o mínimo nexo, que acaba por surpreender, momento após momento... e sempre apanhando o espectador de surpresa.

Não tem uma cena tão marcante como o duche de "Psico", mas a sua versão technicolor permite ver um magnífico trabalho de iluminação, que na altura exigiu uma carga de materiais nunca antes vista.

"Rear Window" é um trabalho de forte carga magnética que por muitos momentos atrai o espectador para a tela, que obriga e estimula a observação e interpretação, que no faz sentir mal e até nos envergonha... resumidamente é uma enorme OBRA-PRIMA.

1 Comments:

At 10:45 da manhã, Blogger Francisco Mendes said...

Superior obra, tal como "Vertigo"... mas "Psycho" é assombrantemente colossal!! Do melhor alguma vez feito!

 

Enviar um comentário

<< Home