domingo, dezembro 18, 2005

PROXIMA ESTREIA

"ODETE" de João Pedro Rodrigues


Sinopse

“O filme é sobre como ultrapassar o abandono da pessoa que se ama, como viver depois da morte da pessoa que se ama, como fazer o luto, como sobreviver. A Odete é uma rapariga que quer ter um filho, o namorado não quer, abandona-a, e ela vai pedir a um fantasma que lhe faça um filho e acaba por se transformar num fantasma.” - João Pedro Rodrigues



Realizador

João Pedro Rodrigues é o cineasta formado na conservatória de Lisboa premiado em Veneza com a curta-metragem “Parabéns” em 1997 e que em 2000 com “O Fantasma” realiza aquele que pode ficar como o filme mais radical, inovador e corajoso que o cinema português pode apreciar em largos tempos, conto nocturno, quase como uma banda desenhada, em que um corpo vagueia pela noite lisboeta em busca de um desejo e de uma obsessão.
No filme, uma odisseia estonteante, em clima sufocante e irrespirável pelo meio do lixo, podia-se apreciar um saber enciclopédico do cinema e o domínio de todos os recursos e matérias do realizador, ao mesmo tempo que existia nele uma vontade de reinvenção que insuflava o filme de uma candura e de uma poética inocente, acabando este numa mistura híbrida ente Nosferatu e Batman.
“O Fantasma” competiu na competição oficial de Veneza e venceu diversos prémios internacionais, transformando o realizador numa enorme promessa do cinema europeu.
“Odete” parece ser a confirmação absoluta de um autor, história de fantasmas como na obra anterior, vencedora de um prémio em Cannes e aclamada aquando na participação no festival.



Ana Cristina Oliveira

Conhecida sobretudo como modelo, com escassas participações em cinema, contam-se entre as mais relevantes “Tudo isto é Fado”, 2004, Luís Galvão Teles ou a primeira introdução em Hollywood com “Táxi”, acabou também de fazer um pequeno papel em “Miami Vice” o novo de Michael Mann mas ficou sobretudo conhecida num celebre anuncio da Levis.
Segundo a imprensa internacional é assombrosa na figura de uma patinadora de supermercado histérica, alucinada com a sua gravidez e envolta em fantasmas.
Para o realizador o que atraiu mais nela foi: "Ela é extraordinária. Para mim, ela tem um lado Marilyn. Há um lado de fragilidade nela que se revela por uma aparente força. Tem um lado de possuída que eu gostava que a Odete tivesse. E acho que é uma pessoa muito táctil. Tem algo que eu gosto nos actores: que se possa sentir os corpos deles. A coisa que primeiro me faz olhar para um actor é o olhar, a maneira de estar física”.
Vencedora do Prémio Janine Bazin - Melhor Interpretação do festival nternacional de Cinema de Belfort - Entrevues Festival International du Film, um dos mais prestigiados de França.



Nuno Gil

De formação teatral, no conservatório, de Lisboa, do porto, e em outros territórios, diz que não consegue estar muito tempo no mesmo sítio e que quando viu pela primeira vez “O Fantasma” quis logo conhecer o realizador pois identificava-se com a sua abordagem.
Diz que foi um percurso difícil conseguir o papel em “Odete” e que o consegui depois de longos testes, habituais já no realizador.Define-se como um actor físico, que gosta de trabalhar com o corpo.

ESTREIA DIA 29 de DEZEMBRO

2 Comments:

At 1:25 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Hum, ultimamente ando com medo de ir ao cinema ver filmes portugueses. Digamos que este ano as experiências neste aspecto não foram muito boas...Enfim, talvez arrisque neste. O trailer pareceu-me interessante.

Cumps. cinéfilos e Boas Festas

 
At 5:01 da tarde, Blogger not_alone said...

Por acaso estou cheio de vontade de ver este filme. E do que vi este ano do cinema portguês parece-me estar em extremos. Alice por um lado (que ei adorei) e O Crime do Padre Amaro por outro (que eu me recuso a ir ver)...

Bom natal.

 

Enviar um comentário

<< Home