sexta-feira, fevereiro 04, 2005

PÚBLICO PORTUGUÊS
versus
CINEMA PORTUGUÊS

Qual foi a minha surpresa ontem, ao ver num rodapé de um Telejornal, uma noticia que referia que só um 1% dos espectadores de cinema em Portugal é que escolheram filmes portugueses.

Isto leva-me a pensar 1001 coisas.
Por exemplo, a mim parece-me que há por este Portugal fora, gente a mais a criticar o cinema português, e quando digo criticar digi, dizer mal e destruir. Mas não será apenas 1% das pessoas que vai ao cinema, o que me leva a pensar que para muitos só o facto de ser português é suficiente para dizer mal e para ser um filme fraco. O que quero dizer é que comparando os numeros do publico que vai ver cinema portugues e aquele que critica o cinema português, parece-me que muitos nem cinema português vêm e preferem criticar e ou rejeitar o filme só por ser português.

Mas também me leva a pensar até que forma é que a distribuição e a publicitação dos filmes é bem feita. Um filme de Manoel de Oliveira estreia em 8 salas?!?! E as produções do Sr. Jerry Bruckeimer estreiam em +/- 120 salas!!!!
Depois são muitos desses senhores responsáveis por esse processo que vêm com um ar muito triste para os meios de comunicação a dizer "O Povo português tem de ver cinema português!!!". Como?? Filmes como "Herói", "Noite Escura", "O Milagre Segundo Salomé" e "André Valente" passam nas nossas salas sem que muitas pessoas se apercebam, ou sequer saibam que estiveram em exibição. É estranho, depois ver filmes que sem qualquer apoio das entidades que regem o cinema português terem agradáveis campanhas para chamar publico ao cinema ou para comprar DVDs, exemplos claros, os dois filmes portugueses mais vistos em 2004 "Sorte Nula" e "Balas e Bolinhos", que apesar de não serem umas obras-primas, tem algum mérito... mas para alguns custa admitir.

Penso também nos orçamentos dados pelo Icam.
Por um lado gostava de saber, onde está o lucro do cinema português... será que existe. Não pode existir, não há publico e como em tudo neste país, vivemos muito acima das possibilidades, orçamentos agradaveis para um filme que rende dinheiro miserável.
Mas por outro lado até percebo que os orçamentos sejam entregues aos nomes consagrados do cinema português... assim asseguram uma qualidade que permite andar por vários festivais internacionais a ganhar uns trocos. E ainda bem, porque esses festivais são dos poucos que +/- apreciam a pouca qualidade do que se faz em Portugal.

Agora deixo um recado para aquelas pessoas que criticam os orçamentos do Icam, por nao apostar nos jovens e bons realizadores. Criticar não chega, só indo ao cinema ver filmes portugueses é que vamos conseguir com que os orçamentos melhorem criando espaços para os mais jovens. Pois se tudo continuar como está, ninguem no seu perfeito juízo vai financiar um filme de um "gajinho" de 28 anos que realizou uma dúzia de curtas.
Quanto mais receitas, mais hipoteses de vermos novos realizadores vamos ter.

POR FAVOR, NÃO FIQUEM DE BRAÇOS CRUZADOS E VEJAM CINEMA PORTUGUÊS.


P.S.- eu não gosto da maioria do que se faz em Portugal, mas posso dizê-lo porque vejo o cinema português que posso. E também custa-me ver que são sempre os mesmos a receber os orçamentos.............. mas neste estado resta-me esperar que todos aqueles que gostam de cinema se juntem e tentem criar uma base para que tudo isto melhore.