segunda-feira, fevereiro 07, 2005

ROLL CLIP
apresenta
System of a Down - "Boom"

Um videoclip, antes demais tem que vender um produto, ou seja a música, mas ultimamente para além de vender a música tudo e mais alguma coisa se faz na industria dos videoclips.
Existem clips que contam histórias lineares e objectivas, outros que contam de forma abstracta e simbólica uma história, existem aqueles que apenas mostram a banda a tocar e a cantar a sua musica e ainda aqueles que se resumem a imagens captadas nos bastiadores ou durante viagens da banda.

Este videoclip, que vos apresento hoje, tem uma particularidade, é quase um documentário, é um videoclip que documenta a revolta das pessoas contra a guerra, mas acima de tudo é um videoclip de intervenção contra algo, ou não tivesse a mão tendenciosa de Michael Moore.

Neste videoclip são apenas utilizadas imagens e testemunhos de pessoas que participaram numa grandiosa manifestação, a nível mundial, contra a guerra.

"On February 15, 2003... ten million people in over 600 cities arround the world... participated in the largest peace demonstration... in the history of the World. Because we choose peace over war, we where there too..."
Assim começa o videoclip mostrando que tanto os System Of a Down, como Michael Moore são contra a guerra.
Durante o clip são nos colocados testemunhos e intervenções de algumas pessoas, para além da letra da musica completar toda a mensagem pretendida.

Claro que não podia faltar uma pequena alusão à politica e num excerto de animação lá estão Bush, Blair, Hussein e Bin Laden.

Durante esta intervenção são mostradas em rodapé umas pequenas legendas uma delas é: "4000 hungry children leave us per hour".

A ultima imagem captada é algo enigmática, uma criança com um sorriso na cara enquanto anda de bicicleta... e se tudo fosse assim?!?!

Para culminar a sua obra Michael Moore escolheu uma expressão de John Lennon & Yoko Ono " WAR IS OVER (if you want it)"