sexta-feira, abril 23, 2004

"ED WOOD" de TIM BURTON (1994)

Este será possivelmente o mais fino e sóbrio filme de Tim burton.
Uma obra de uma sensibilidade incrivel e uma homenagem aquele a quem chamam "o pior realizador de todos os tempos", Edward D. Wood Jr.
O filme aborda os anos cor-de-rosa da vida de Wood, desde o momento em que conhece Bela Lugosi, idolo de infancia, pois Bela Lugosi foi "Dracula" em 1931, e este foi o primeiro filme que Edwar Wodd viu com apena 7 anos de idade, até à estreia do seu filme mais famoso "Plan 9 from Outer Space", filme em memória de Bela Lugosi.
Edward Wood era um homem sem preconceitos, defendeu vivamente e deu a conhecer a sua faceta de Travesti, no filme "Glen or Glenda", o mais biográfico que ele realizou, onde mostrou parte da sua vida, como "adepto" do uso de roupa feminina, pois sua mãe desde pequeno o vestia como menina.
O filme de Burton, aborda ainda a produção e realização de "The Bride of The Monster" a obra mais cara de Wood, 60 mil dolares, o que pode parecer muito era pouco, Wood rastejava e fazia o favor de colocar nos seus filmes amigos e familiares daqueles que contribuissem financeiramente para o seu projecto, e embora se esforçasse muito Wood nunca conseguiu conquistar o seu lugar em Hollywood, sendo hoje conhecido como o pior realizador de todos os tempos. Acabou na miséria, mas fez cinema, que era o seu sonho, realizou, produziu, escreveu e protagonizou os seus filmes tal como´, o seu grande modelo, ORSON WELLES em "Citizen Kane". Wood era louco pelo cinema sem duvida, amava o cinema pelo que era e mais nada, quanto mais simples os cenários melhor. Em tempos li uma frase: "para se ser tão mau é preciso ter talento", Wood era mau??? Se calhar não era tão mau assim!

Quanto à obra "ED WOOD" de Tim Burton, de realçar o uso do Preto e Branco, as luzes as sombras a ambiguidade das imagens, uma obra bela, sóbria e acima de tudo matéria de culto.
A maneira respeitosa como Burton nos mostra Wood, faz com que admiremos "o pior realizador do mundo" sem duvida alguma. Depois há claro Jonnhy Depp (Ed Wood) no melhor papel da sua carreira, já naquela altura reconhecido com uma nomeação para os Globos De Ouro. Depp está brilhante e cativante, do outro lado do elenco há Martin Landau (Bela Lugosi), que naquela altura venceu o Oscar da Academia para Melhor Actor Secundário.

Sem duvida uma obra a não perder, que conta ainda com uma magnifica banda sonora e com um Bill Murray a um nível muito agradável.

O Melhor: As imagens, os Sentimentos
O Pior: nada de relevante