"Irreversível" de Gaspar Noé (2002)
Recorrendo a uma expressão popular, e alterando-a apenas um pouco, facilmente poderiamos caraterizar "Irreversível" como, «Antes da Tempestade vem a Bonança». "Antes" porque a forma em que suporta a acção assim o possibilita dizer, uma estrutura invulgar (mas não única), semelhante a uma das linhas narrativas de "Memento" de Cristopher Nolan, desenrola-se do fim para o início.
É sem dúvida interessantem, em comparação com 98% dos filmes que circulam comercialmente, reparar, que aqui a "resolução" é oferecida logo no início, e pelo restante filme iremos procurar o porquê de tal desfecho, ao contrário de outros filmes, onde nos é oferecido um conflito inicialmente e só no final é nos dado o desfecho e resolução de tal conflito.
Partimos de um momento de grande tensão, arrepiante e assombroso, para um momento final de acalmia e profunda paz, só possível devido à estrutura, à forma que Gaspar Noé, escolheu para nos contar a história.
Mas reduzir "Irreversível" apenas à sua forma desde logo parece-me extremamente ingrato, existe um excelente trabalho de realização e fotográfico, Noé fazendo a utilização do plano sequencia, narra a sua história como uma acção "contínua" um desenvolvimento simulado. Com uma curiosa tomada de vista, torna a sua câmara uma verdadeira personagem, basta ter atenção ao movimento da mesma, de início movimentos rápidos, quase que perdendo o control sobre o enquadramento, transmitindo a tensão e violência da sua personagem para a câmara e consequentemente para o espectador.
Momentos existem que não se pode deixar de pensar em Kubbrick,seja pela própria tecnica e visual, seja pelas comparações com a epopeia sexual "Eyes Wide Shut", onde marido e mulher (Tom Cruise/Nicole Kidman) partilham a intimidade... ocorrendo em "Irreversível" o mesmo com Monica Bellucci e Vincent Cassell. Mas para além disso existe uma clara referencia à obra do grande mestre, durante o filme vários posters de obras de Kubbrick vão surgindo, "The Killing" e "2001: Odisseia no Espaço" são alguns exemplos.
"Irreversível" é uma obra muito interessante, em que a sua forma, não encobre tanto o fabuloso trabalho de Gaspar Noé, como as reais vivências do casal Cassel/Bellucci, em que as suas reacções plenas de realismo acentuam ainda mais o clima, quase apocaliptico da mente humana e das suas acções. Sendo um claro piscar de olhos ao desenrolar da vida sobre um destino traçado sobre uma linha predefinida o filme termina com uma curiosa expressão, que dará assunto para uma pequena divagação: «O tempo destrói tudo». Assim pegando no filme, reparamos que Noé o que fez, fou alterar o tempo da sua narração, começou do final para o seu início, mostrando como e porquê da evolução e alteração das personagens, desde logo destruium uma simples história linear e construiu algo mais intenso. Agora vendo o filme pela sua forma linear, iriamos assistir a uma evolução temporal que nos levaria à destruição das vivências das personagens, partiriamos da acalmia, para a violência. Assim tanto no início ou no final do filme tal expressão faz completo sentido.
Para terminar, "Irreversível" será um filme interessante e repleto de momentos chocantes e plenos de dramatismo, chegando mesmo a ser assustador e aterrador.
Na vingança ou no amor, tudo é irreversível
1 Comments:
Também gostei, não é genial mas é interessante...
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