segunda-feira, agosto 01, 2005

"Fargo" de The Coen Brothers (1996)

Os irmãos Coen, apresentam-se na actualidade como uns dos mais originais argumentistas do cinema, dramtizam as suas comédia sem nunca deixar de parte a crítica social e uma criação de personagens únicas.
"Fargo" será possivelmente o seu melhor argumento, é surpreendente, como seguimos a acção apartir de tantos pontos de vista, sem nunca perder o interesse, nada parece estar a mais e tudo parece estar no devido sítio.

Em "Fargo", voltamos a entrar num dos temas favoritos dos Coen, o crime, mas sempre com um olhar despreocupado, ou melhor apenas preocupado em mostrar o lado "anormal" de tais "contos do vigário". Aqui temos um marido que contracta dois criminosos para raptar a sua mulher. Assim pretende pedir o resgate ao milionário sogro, ficar com o dinheiro e investir num negócio que tem em mente. Mas tais criminosos, são tudo menos discretos e após uma data de crimes, têm no seu encalce, uma polícia grávida.


Sustentando a sua "peripécia" em estupendas personagens, os Coen, invadem-nos de momentos inesquecíveis, ainda mais num género que anda um pouco perdido. William H. Macy, Steve Buscemi e Francis McDormand, lideram o elenco de forma suberba, tendo mesmo a actiz, vencido o Oscar para melhor desempenho feminino em 1996.

Possivelmente o melhor dos Coen está em "Fargo" e não foi por acaso a nomeação para 7 Oscares da Academia, a vitória na estatueta de Melhor Argumento, e ainda uma excelente recepção por parte da crítica mundial que condideraram o filme como um dos melhores do seu ano.
"Fargo" é mesmo um filme imperdível onde o capitalismo é parodiado e criticado como em nenhum outro filme.

6 Comments:

At 3:33 da tarde, Blogger Coutinho77 said...

5*****
Este filme é simplesmente fenomenal. Os irmãos Cohen conseguem fazer um filme de acasos onde nada é o que parece e tudo pode correr mal.
Uma nota para o aviso no inicio do filme que diz que ele é baseado em factos veridicos quando na realidade não o é.. Os irmãos simplesmente queriam que as audiências pensassem que o que estavam a ver tinha realmente acontecido para criarem uma atmosfera mais envolvente.
Abraço!

 
At 6:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não é o meu filme preferido dos Coen (tenho um fraquinho pelo "Barton Fink" e gosto muito, muito do "Miller's Crossing") mas é, seguramente, um dos melhores (o que, só por si, já diz muito, tendo em conta a alta qualidade sempre presente na sua filmografia). A piada puramente "Coenesca" da história verdadeira enganou muitos, muitos espectadores incautos. Talvez aqueles que também se deixaram levar pelas informações precisas *coff, coff* contidas no comentário áudio do "Blood Simple". ;-)

 
At 10:51 da tarde, Blogger Unknown said...

Este é mesmo dos melhores, ando há que tempos para o comprar em DVD e nunca mais... Com o dinheiro que gasto em dvds... não consigo que chegue para todos! Mas é já a seguir...
Abraço!

 
At 1:12 da manhã, Blogger MPB said...

Nuno:Amigo, perdeste então a SERIE Y do Publico, o filme foi editado pelo jornal a 8.90 euritos :D

Mas podes sempre fazer como eu e pedir emprestado ;)

E tens toda a razão é mesmo dos melhores, como algo tão simples e puro pode ser tão bom.

Cumprimentos

Daniel: eheh , tenho pena mas ainda não vi "BARTON FINK"... eu sei... eu sei :D
Mas vou tentar vê-lo, prometo.
assim como rever BLOOD SIMPLE.

Cumps

 
At 10:07 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Tenho mesmo que ver isto! Excelente análise.

Cumps. cinéfilos

 
At 11:53 da manhã, Blogger David Santos said...

passaste a mim o desafio...
obrigado...vou ver se trato disso depois das ferias.

O Historia de Gangsters e o Arizona Junior são de ver.
O Barton Fink tem um john goodman e John Turturro fenomenal.
E para os interessados no canal Hollywood anda a passar um documentario sobre os irmãos cohen que está fantastico sobre como ocorrem os argumentos. Está mesmo mto bom

 

Enviar um comentário

<< Home