segunda-feira, agosto 08, 2005

"Jerry Maguire" de Cameron Crowe (1996)


"Jerry Maguire" é um filme que vive da excelente narração de Cameron Crowe e do fabulosos elenco que encarna as personagens.

Jerry Maguire (Tom Cruise) é um agente desportivo, que decide valorizar o lado humano dos seus atletas, para isso cria um memorando, que distibui pela sua empresa, acabando logo em seguida por ser despedido, ficando apenas a representar, a penas um atleta, Rod Tidwell (Cuba Godding Jr), e que apenas tem a companhia de uma antiga secretária que o acompanha, Dorothy Boyd (Renee Zellweger), apenas porque acredita em Jerry.

Apartir deste pequeno conflito interior/exterior, Cameron Crowe cria com naturalismo e sem excessos uma excelente comédia romântica/social. É uma comédia honesta, uma comédia leve e fresca, que agarra a audiência criando ambientes e momentos de um romantismo e sentimentalismo extremos.

Os diálogos, os actores e a câmara de Crowe criam momentos inesquecíveis num género que o cinema actual não sabe aproveitar, quem não sentiu o coração a palpitar, quando Jerry Maguire (um terno Tom Cruise) diz a Dorotthy «You Complete me», ou quando o filho de Dorothy agarra Jerry dando-lhe o primeiro beijo ao som de "Secret Garden" de Bruce Springsteen, ou então o peculiar bailado de Rod Tidwell (uma grande personagem criada pelo vencedor do Oscar para Melhor Actor Secundário desse ano, Cuba Gooding Jr.) e de uma das mais famosas "deixas" do cinema, «Show me the Money».

Sem ser um filme brilhante, é uma das poucas comédias românticas que um pouco por todo o mundo adquiriu um estatuto de culto, ou "semi-culto", e tendo em conta o terrível ano de cinema em que "Jerry Maguire" (assim como "Fargo") estrearam, podemos dizer que os Oscars acabaram por ser injustos para com ambos os filmes.

Leve, divertido e com belos momentos de cinema, "Jerry Maguire" é um bom filme para ver neste verão.

NeTo - 8/10

6 Comments:

At 11:00 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Deu na TVI e obrigou-me a ficar acordado até ás 3h da manhã mas valeu a pena. Quando fizer a análise, vou-lhe dar a mesma nota que tu :)!

Cumps. cinéfilos

 
At 11:02 da manhã, Anonymous Anónimo said...

Gosto muito deste filme e, apesar de não ser grande fan do Tom Cruise, gosto muito do seu desempenho como Jeryy Maguire.

 
At 12:57 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Já o vi e revi e não me canso... Tem momentos de humor fabulosos e histórias de relações bem construídas... Tom Cruise está bem mas Cuba Gooding Jr é de mais!
Muito bom!

 
At 3:40 da tarde, Anonymous Anónimo said...

uma historia simples que comove sem ser lamechas. nao é isto bom cinema?

 
At 4:54 da tarde, Blogger MPB said...

ev: sem duvida alguma, para quê complicar, quando a simplicidade é tão bela ;)

Cumps

 
At 3:55 da tarde, Blogger brain-mixer said...

Show me the money!!!

 

Enviar um comentário

<< Home