quinta-feira, julho 28, 2005

ROLL CLIP
apresenta
Jorge Cruz - Adriana

Esta é a primeira vez que me dirijo a um video-clip português! Cada vez mais, é possivel ver o que as bandas portuguesas fazem para projectar a sua música para as massas, com a abertura de diversos programas e canais que possibilitam a visibilidade de videos/musicas.

Jorge Cruz é possivelmente um dos mais interessantes musicos contemporâneos portugueses, com uma sonoridade acustica muito própria e com letras e mensagens honestas e simples, criam um universo muito própria para quem o ouve.
Com o seu primeiro single, lançou também um curioso video-clip. Será um video narrativo, também um vídeo de actuação.

Jorge Cruz e a sua banda actuam num palco perante uma plateia, nada de muito interessante até aqui, não fosse o facto de o conceito em qual se apoia o video-clip, possibilitar uma extimulação perceptiva por parte de quem vê. A banda toca... "nada", na verdade estão em palco sem instrumentos, e apenas ouvimos musica, os "graçon" do bar, transportam algo que não se vê para as mesas e a audiência assiste, fuma sem ter cigarros e pega no telemóvel sem ter telemóvel.
Na verdade assistimos a um curioso jogo de mímica e sons, ao qual só o nosso conhecimento do meio que observamos e todo o conhecimento sonoro que temos, nos permite desde logo, perceber que alguém toca um piano ou um saxofone, apenas com a ajuda do som e do movimento... será mesmo uma espécie de "Dogville".
Poderemos falar no facto de em muitos video-clip a banda aparece em actuação, mas na verdade ouvimos apenas uma gravação já feita em estudio, e assistimos a um playback, aqui neste video, Jorge Cruz, cria uma espécie de exposição do que realmente acontece, os instrumentos num video-clip são o que não interessa.

É um dos videos mais interessantes que tenho visto ultimamente, simples e bastante intimista com uma excelente melodia a acompanhar.

2 Comments:

At 4:25 da tarde, Blogger Francisco Mendes said...

Grande Jorge Cruz! Brilhante músico nacional, com um album muito bom ("Sede"), repleto de belas músicas que idolatro: "Balada da sede"; "Lua no Meio"; "Setembro, 18"; "Roupas (parte 2)".

 
At 1:18 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Não conheço :( mas vou investigar!

Cumps. musicais

 

Enviar um comentário

<< Home