sexta-feira, setembro 29, 2006

E o nosso candidato é...

..."Alice" de Marco Martins.
Não será surpresa nenhuma a "decisão" do ICAM ao propor "Alice" de Marco Martins como candidato nacional aos Oscares da Academia Americana.
Um juri composto por, José Pedro Ribeiro (Presidente da Direcção do ICAM), Alberto Seixas Santos (representante da Associação Portuguesa de Realizadores), José Carlos de Oliveira (representante da Associação de Realizadores de Cinema e Audiovisual), Gonçalo Galvão Teles (representante da Associação Portuguesa de Argumentistas e Dramaturgos), José Mazeda (representante da Associação de Produtores de Cinema), José Antunes João, Pedro Ribeiro, Rita Durão e Rui Pedro Tendinha, decidiu e a meu ver correctamente pela obra de Marco Martins, um filme que conquistou a crítica e em especial o público português.
Com a conquista de enumeros prémios entre os quais o Regard Jeune em Cannes, acredito que "Alice" de Marco Martins, possa ser um digno representante nesta campanha a caminho dos Oscars e porque não ser o primeiro representante na noite mágica de Hollywood... afinal sonhar não custa.
Se há dois anos atrás "O Delfim" foi um forte candidato, este ano "Alice" será ainda mais forte, embora com toda a certeza um dos 5 lugares a Melhor Filme de Língua não Inglesa, já esteja de antemão ocupado por "Volver" de Almodovar, que só por um golpe de teatro estará de fora.

Mas como referi anteriormente, se a escolha de "Alice" não é surpresa, da lista de filmes estreados entre 1 de Outubro de 2005 e 30 de Setembro de 2006 (todos eles poderiam ser seleccionados) encontravam-se, "O Crime do Padre Amaro" de Carlos Coelho da Silva, "Lavado em Lágrimas" de Rosa Coutinho Cabral, "Manô" de George Felner, "O Fatalista" de João Botelho, "Odete" de João Pedro Rodrigues, "Coisa Ruim" de Tiago Guedes e Frederico Serra "Espelho Mágico" de Manoel de Oliveira, "Vanitas" de Paulo Rocha, "Pele" de Fernando Vendrell e "98 Octanas" de Fernando Lopes.

Alguns destes nomes estariam automaticamente fora da decisão, sendo que apenas 3 ou 4 mereceram alguma atenção, Manoel de Oliveira tudo indica que terá a sua candidatura com o próximo "Belle Toujours", "O Fatalista" de João Botelho é um belo filme mas não alcança a plenitude de "Alice" e neste leque a minha duvida, antes da decisão, apenas se mantinha entre a "dupla feminina", "ALICE" e "ODETE" de João Pedro Rodrigues, mas a temática e a relação obra/publico e crítica terão decidido.

Assim resta aguardar pela decisão da Academia.



Fica ainda o apontamento, 11 filmes portugueses estreados em 12 meses... este numero já foi menor, mas o caminho será por aí, aumentando o numero de filmes portugueses na sala e criar uma ligação mais consistente com o publico.

1 Comments:

At 10:50 da manhã, Blogger brain-mixer said...

Não ficaria nada surpreendido se o ALICE se encontrar entre os 5 nomeados ;)

É o único filme em que remeto esperanças. Nem o Delfim achei que lá chegasse, apesar do "quase" onde chegou.

 

Enviar um comentário

<< Home