quarta-feira, dezembro 06, 2006

Festival Internacional de Cinema de Arouca
VENCEDORES




Melhor Filme – Lousa de Ouro
Almas Congeladas
Realização: Joana Macias
País: Espanha


2ª melhor filme – Lousa de Prata
Wolf
Realização: Juraj Kubinec
País: Eslováquia


Melhor filme Ficção
37ºC
Realização: Tâmara Sulamanidze
País: Geórgia


Melhor Filme Animação
História da Borracha
Realização: Éric Blésin
País: Bélgica


Melhor Filme Documentário
Estados da matéria
Realização: Susana Nobre
País: Portugal


Melhor Filme Experimental
Lugar Comum
Realização: Verónica da Costa
País: Portugal


Melhor Realização
As Febras de Jesus
Realização: Pedro Manuel Dias
País: Portugal


Melhor Argumento
Sideway
Realização: Tomas Janco
País: Eslováquia


Melhor Fotografia
Mau Dia
Realização: Sanguenail
País: Portugal


Melhor Montagem
Detail
Realização: Ana Maria Carneiro
País: Portugal



Melhor Som
Deu no Jornal
Realização: Yanko Del Pino
País: Brasil


Melhor Representação
Actriz principal do filme Serei o teu espelho
Realização. Pedro Rocha Nogueira
País: Portugal


Melhor Filme Nacional
Estados da Matéria


Melhor Filme Internacional
No Buraco
Realização: David Martin de Los Santos
País: Espanha


Menção Honrosa
A Flor da Tela
Realização: Cinema de Poesia
País: Brasil


II Menção Honrosa
Caixa Postal
Realização: Vanderley Timóteo
País: Brasil


Prémios do Público

1º Melhor Filme
37ºC (Geórgia)

2º Melhor Filme
No Buraco (Espanha)

9 Comments:

At 9:11 da tarde, Anonymous Anónimo said...

Pois...só é pena que seja sempre assim na merda deste país, naturalmente,"amizades...só amizades..."
Que se ponha em competição curtas e média metragens que nao estão ao mesmo nível?a maior parte das curtas têm apoio do ICAM,RTP,etc e tal.são prémios falsos já que no júri estavam presentes estas mesmas entidades.
estas curtas subsidiadas, na maior parte das vezes sao uma bela merda comno é o caso de algumas que vi em arouca.
o representante e professor da escola de artes...do porto foi professor dos representantes de pelo menos uma curta concorrente,e recebeu um "bonito" aperto de mão pela parte dos mesmo antes do inicio da sessao...enfim.
Mas claro que estas criticas não vão para o joao rita, este sim um bom organizador, excelente host,e verdadeiro amante de cinema.
é triste é triste...

 
At 12:30 da manhã, Blogger MPB said...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
At 12:31 da manhã, Blogger MPB said...

Viva, por razões de melhor comunicação e de cordealdade, gostaria de me dirigir a um nome ou qualquer tipo de identificação, para não estar a falar para um "anonimo".

É verdade que é sempre assim, o problema não está na questão das curtas serem subsidiadas pelo ICAM ou RTP, já que considero que os meios não são a justificação de tudo e os prémios muito menos por razões obvias.
Também fiquei surpreendido por alguns prémios, fiquei particularmente surpreendido pela não premiação de O BEIJO, um meta-meta-filme Francês, tão original como tecnicamente interessante.
A verdade é que as "amizades" também não são tudo, pois existiam animações do Cineclube de Avanca e o presidente desse mesmo Cineclube era jurí do festival e nenhum deles ganharam nada. Assim como um professor do Inst. Politecnico do Porto estava presente no Juri e não foi por isso que o filme que representava a escola foi premiado.

A questão do aperto de mão, devia ser evitada, mas não é um problema, afinal são conhecidos... embora nao concorde com a atitude e eu proprio fuja de tal.

Já agora em relação ao filme que conheço bem de perto e que destaco aqui, "DETAIL" de Ana Maria Carneiro, venceu melhor montagem. Não sei se foi por "amizade", mas uma coisa tinha dito à realizadora, seria na montagem que o filme teria a sua maior hipotese e força, e dos filmes que vi naquela noite, pensei que o prémio fosse para um qualquer video-poema vindo do Brasil, já que tinham uma montagem artifisiosa, ao contrário da montagem crua, tecnica, sensível que tinha DETAIL (lembro que sem qualquer efeito de transição, corte simples). Por isso acho que este prémio foi muito bem entregue por aquilo que vi.

Cumprimentos e esta conversa poderia ter mais detalhes, mas será melhor não falar.

 
At 4:12 da tarde, Blogger MPB said...

Viva, eu continuo com a opinião de cima, não acho que os apertos de mao e as amizades sejam tudo. Assim como os prémios e os apoios valem o que valem e nem todos os premiados tiveram apoios do ICAM e da RTP.

Eu estive presente na sessão da noite de sábado, e não foi uma má sessão, embora os prémios não estão de acordo com os meus critérios pelo menos um ou dois.

Cumprimentos

 
At 11:53 da tarde, Anonymous Anónimo said...

"And Now for Something Completely Different" :
O PATO PROFISSIONAL PRODUÇÕES AUDIVISUAIS LDA (www.opatoprofissional.com ) e a INDIVÍDEOS ( www.individeos.com) apresentam "Um Mundo Catita", uma série de televisão de 6 episódios. Inspirada em séries como THE OFFICE ou CURB YOUR ENTUSIASM, esta será uma ficção sobre a vida e obra de Manuel João Vieira, famoso actor, pintor e candidato à presidência, vocalista de grupos como Enapá 2000 ou Irmãos Catita. Visitem www.mundocatita.com e acompanhem as rodagens!

 
At 2:19 da manhã, Blogger O Blog said...

Meu comentário vai para este blog, que é muito bom! Informações que agente não encontra em muitos veículos que se dizem oficiais. Gostei muito!Coloquei um link no meu blog, espero que permitas. Abraço

 
At 2:50 da manhã, Blogger MPB said...

Sara: lá tentarei acompanhar as rodagens.


Rico Bezerra: muito obrigado pelos elogios, ainda mais quando este blog anda com problemas de actualização. Quanto ao link, até agradeço não há problema algum.

Cumprimentos

 
At 10:30 da tarde, Blogger Jojo said...

sinceramente não percebo como um aperto de mao possa influenciar o que quer que seja. Não conhecem as pessoas e muito menos a relações entre eles. Se nao sabem nao falem. é triste que o facto de não se ganhar faz com que os que ganhem ( com isto falo dos febras de jesus e realizador e direcção de fotografia-que curiosamente foi o senhor do aperto de mao e nao ganhou nenhum premio! ) sejam caluteiros e a sua vitoria injusta. Também preferia que o beijo tivesse ganho mas enfim..
quanto aos apoios, sei e acho que todos sabemos que o dinheiro nao faz milagres, mas também sei que a falta dele não quer dizer necessariamente que o filme " independente" como todos gostam de dizer que são faça com o que o filme seja bom.
e so um pensamento final, os festivais nao sao o maior exemplo de fiabilidade em qualidade cinematografica e nem sequer os mais importantes.

 
At 11:03 da tarde, Blogger MPB said...

O certo é que independentemente da relação, não discordo por completo da atribuição do prémio, razão é simples... a história é contada, tem um estilo e é muito eficaz. Está tudo no sítio... e depois outra coisa que defendo, entre dar um prémio a um filme estrangeiro e a um filme português, que se dê o prémio ao portugues.
No ultimo Cannes Paulo Branco produziu um dos filmes a concurso ("Dans Paris") e era membro do juri, qual será o problema?

E outra questão que a Ana comenta... os apoios, ICAM e ou RTP, sejam eles qual for, não pensem que isso é uma maravilha porque apesar desse apoio, não faz que tudo se torne mais ou menos profissional, é só material... há que olhar também para a forma e isso nem todo o dinheiro do mundo pode comprar... mas pode ajudar.
E já agora apoio do ICAM nestes trabalhos, não deixam que o filme seja ou nao independente, veja-se o interessante DOCUMENTÁRIO "estados da matéria". Independente não é um estilo e pode ter dinheiro e vai muito para além do filme ou do estilo.

cumprimentos


cumprimentos

 

Enviar um comentário

<< Home