"Jeepers Creepers" de Victor Salva
Há já algum tempo tinha visto o filme e não achei nada de interessante, passou-me completamente ao lado e pouco ou mesmo nada me fazia guardar recordações do filme.
Ao adquirir o DVD numa campanha da Atalanta Filmes, surgiu a oportunidade de ver novamente o filme... e aí a opinião mudou.
Reparei que havia no filme muito mais que o querer assustar, havia a vontade de colar as pessoas ao ecran e ao lugar, sem que para isso fosse preciso gastar uma quantidade estupida de sangue e gritos daqueles que nos dão vontade de rir!!! É um daqueles filmes que nos fazem voltar ao terror de serie B dos anos 70/80, em que o terror não é o sangue mas sim a obscuridade da imagem.
Embora nada traga de novo ao género, surpreende por trazer de novo uma criatura assustadora, como há muito o cinema não via.
Para além do trabalho de Victor Salva, que sem cair em excessos soube guardar bem o "monstro" e inclinou-se muito mais para o terror psicológico. E uma palavra muito especial para Gina Philips e Justin Long, um elenco jovem mas que encarnam as personagens de forma inteligente e sem exageros, como é normal em filmes do género.
Uma das coisas que me agradou particularmente é a profundidade das personagens... aqui não existem referencias estupidas ao sexo, mas sim de uma história familiar entre dois irmãos! Original sem duvida.
O MELHOR: A dupla de jovens actores e o dinamismo da narrativa
O PIOR: Não traz nada de novo
Já agora, deixem-me só dizer que a produção ficou a cargo de Francis Ford Coppola.
"Jeepers Creepers 2" de Victor Salva
Mais fraco, que o primeiro, mas nem por isso desinteressante.
Peca apenas pelo facto, de o elenco ser muito alargado e não existir uma quimica entre personagens e espectador.
É mais claustrofóbico que o primeiro mas não mais assustador.
Mesmo assim Victor Salva, mostra que sabe o que fazer com a objectiva.
Vejam, pois é bem melhor que Freddy VS. Jason.
O MELHOR: O trabalho do realizador
O PIOR: Falta densidade